Mais de 300 famílias se recusam deixar área de risco e comprometem obras


Da Redação
O secretário Extraordinário da Copa do Mundo da Fifa2014 (Secopa), Maurício Guimarães, e o adjunto de Desapropriações, Djalma Sabo Mendes, participaram na noite dessa segunda-feira de uma reunião ampliada com moradores dos bairros Pedregal, Renascer, Castelo Branco e Bela Vista. Com a participação de representantes do Ministério Público do Estado, Defensoria Pública, Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de Cuiabá, a reunião tratou do processo de remoção das famílias que serão atingidas pela obra de construção da avenida Parque do Barbado.
O assunto volta a ser discutido na próxima quinta-feira (24.05), entre uma comissão de moradores dos quatro bairros, Secopa, MPE, Defensoria Pública e Assembleia Legislativa. A intenção é formular um Termo de Ajustamento de Conduta. A proposta do secretário Maurício Guimarães é buscar alternativas junto com os moradores. “O governador Silval Barbosa está preocupado com a situação das famílias do Córrego do Barbado e já determinou que busquemos uma solução para garantir o direito de moradia dessas pessoas com opções que atendam a necessidade deles”, disse o secretário.
Aproximadamente 300 pessoas foram ao Centro Comunitário do Pedregal para tirar as dúvidas sobre o trabalho do Governo de Mato Grosso nesse processo. A Secopa e a Secretaria de Trabalho e Assistência Social e Secretaria de Cidades avaliam as alternativas para solucionar uma questão que se arrasta há anos, a retirada de famílias que vivem em área de risco ou estão em áreas depreservação permanente.
A obra do Parque do Barbado está dividida em dois lotes, o primeiro deve atingir famílias do Pedregal e Renascer, o segundo lote abrangerá moradores dos bairros Bela Vista e Castelo Branco.
O deputado estadual Emanuel Pinheiro, um dos articuladores da reunião, representando a Assembleia Legislativa também se comprometeu a contribuir na busca de um consenso entre o que os moradores querem e o que é possível. “Temos que encontrar junto com o Governo do Estado uma solução para essas famílias que vivem aqui há tantos anos”, disse o deputado.
Participaram da reunião o promotor público Carlos Eduardo Silva, os defensores públicos Air Praeiro e Munir Arfox, o vereador de Cuiabá, Misael Galvão, e presidentes dos quatro bairros.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com