Evento na UFMT debate crack e outras drogas

A partir das 8h próxima quarta (23), terá início na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o simpósio “Enfrentamento do crack e outras drogas: desafios e possibilidades”. O evento segue até a sexta (25), no Centro Cultural da instituição e contará com a participação dos Conselhos Regionais de Medicina, Psicologia, Serviço Social, Enfermagem e a Associação de Agentes Comunitários de Saúde de MT, assim como de professores da UFMT e profissionais relacionados à área.

O simpósio marca o encerramento dos cursos de capacitação e atualização, oferecidos pelo Centro de Referência para a Formação Permanente dos Profissionais que Atuam nas Redes de Atenção Integral à Saúde e de Assistência Social com Usuários de Crack, outras Drogas e seus Familiares (CRR), vinculado ao Núcleo de Desenvolvimento em Saúde (NDS) do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da UFMT. Concluem os cursos mais de 250 profissionais que atuam nos Programas de Saúde da Família (PSF), nas redes do Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Na palestra de abertura, o Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Robson Robin, vai falar sobre os Centros Regionais de Referência (CRR) como Política Nacional de Enfrentamento do crack e outras drogas. Outro tema abordado na quarta (23) será o da assistência governamental e não governamental. O primeiro dia reserva ainda um momento específico para se discutir os aspectos jurídicos da Lei 11.343/2006, com a participação do professor Naldson Ramos, do Núcleo Interinstitucional de Estudos da Violência e da Cidadania da UFMT (Nievci).

O segundo dia pretende abordar as questões relativas à educação e à prevenção do uso de drogas. No período da tarde deste dia, a professora Delma Perpétua, do ISC, coordena a mesa que vai debater o preconceito em relação aos dependentes químicos e à repercussão na sociedade. Também serão expostos os trabalhos e pesquisas finalizados e em andamento na UFMT sobre o tema do crack.

Para finalizar a programação, a sexta (25) vai tratar da diminuição da oferta e da demanda pelas drogas, com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil de MT (OAB/MT) e do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron).



Da Redação com Assessoria

Foto: Mary Juruna

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com