Xuxa diz que foi abusada até os 13 anos
Foto(s): Divulgação
No domingo (20), a apresentadora Xuxa Meneghel deu uma entrevista exclusiva para o Fantástico, na Rede Globo, e falou sobre ter sofrido abusos sexuais até os 13 anos.
“É algo muito mais perto do que se imagina: as pessoas acham que acontece na casa ao lado, com o vizinho pobre, mas a violência sexual permeia qualquer classe social”, disse Xuxa.
Após essa declaração, o promotor de defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo, Lélio Ferraz de Siqueira Neto, disse que esse é um problema generalizado no país. O promotor disse também que só entre janeiro e abril deste ano foram feitas mais de 34 mil denúnicias pelo serviço Disk 100, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.
Mas, para ele, ainda é preciso resolver a questão de falta de comunicação entre as instituições e a subnotificações de casos de abusos.
“Não adianta a pessoa notificar a prática desse tipo de crime, mas não receber nenhum tipo de resposta dessa comunicação entre as instituições –seja na saúde, na educação, na assistência social. O cidadão acaba desestimulado a falar”, disse o promotor.
“E quem recebe essas denúncias precisa ter estrutura e suporte de serviços estabelecidos para traçar um diagnóstico e fazer uma intervenção competente --só cadeia para o abusador não resolve. Ele mesmo precisa ser tratado, mas antes é preciso trabalhar com questões ligadas à dependência econômica e emocional, que levam as pessoas a essa síndrome do silêncio”, completou.
Para a socióloga Graça Gadelha, consultora da Andi (Agência de Notícia dos Direitos da Infância), essa declaração que Xuxa fez é importante para reforçar campanhas em curso.
“A princípio as declarações ajudam no combate, ainda mais que se trata de uma pessoa envolvida com a causa. Isso traz para uma discussão pública um assunto que sempre é tratado dentro do aspecto privado; assim, contribui para que milhares que sofrem com isso cotidianamente encontrem semelhanças e enfrentem isso”, disse.
“Mas queremos ver se isso vai repercutir em um aumento de denúncias no Disk 100 nos próximos dias, e qual será a resposta do governo --porque muitas delas se acumulam debaixo de um tapete e, infelizmente parece que impunidade faz parte do nosso DNA”, disse.
“O único sistema nacional de denuncias é o do Disk 100, e isso é um avanço, mas não temos um sistema que informe quantas dessas denúncias viraram, de fato, atendimentos, nem quantos casos foram solucionados”, falou a consultora.
Lei
Na última sexta-feira (18), a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei nº 6719/2009, que amplia o prazo para ação judicial contra autores de crimes de exploração sexual no país.O texto ficou conhecido como "Lei Joana Maranhão", em homenagem à nadadora que denunciou seu treinador por abuso sexual sofrido na infância.
Declaração de Xuxa ajuda a reforçar campanhas contra abuso sexual
maio 22, 2012
No comments






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com