O líder quilombola da Comunidade Capão do Negro em Várzea Grande, Eliseu da Silva o popular XumXum, além de representar muito bem sua comunidade seu trabalho é cada vez mais reconhecido no município.
Xumxum, a partir desta quarta feira, 02, entregará nas escolas municipais livros sobre a cultura afro-brasileira. A ação é uma parceria do CONEM- MT onde ele é representante com a Secretaria de Políticas Raciais do Governo Federal, Fundação Cultural Palmares. São Kits contendo 4 livros.
A intenção da iniciativa é promover um momento de consolidação da promoção da igualdade racial para que seja alcançado o equilíbrio nas relações étnicas em nossa sociedade. E despertar nas crianças o conhecimento e respeito a cultura negra em nosso país afim de que se combata o racismo.
Freqüentemente Xumxum tem levado as escolas palestras com temas sobre discriminação racial e combate ao racismo no Brasil, onde o mesmo fala sobre o contexto histórico, o papel do Negro na sociedade e como a discriminação e racismo tem se disseminado durante toda a história do país. O propósito dos eventos é aprofundar debates e reflexões sobre a realidade socioeconômica brasileira, assim como sobre o desenvolvimento das políticas de inclusão social e promoção da igualdade racial.
Desde 2011 o líder negro está pesquisando sobre a Escravidão no Brasil onde o objetivo é mostrar para povo Cuiabano e Várzeagrandense o que antigamente acontecia com os negros , como era a vida deles desde a época do Brasil - colônia. Os investigadores negros como Xumxum nas lutas e nas dificuldades de ascensão social, inserem o seu trabalho na luta social pela mudança do Brasil, pois atravessa ainda uma fase histórica de "negritude", se atentarmos no estado das relações sócio-culturais.
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com