Cuiabá Politica:MT:Cuiabá: A volta dos que não foram

Autor: Licio Antonio Malheiros




Com o processo eleitoral em curso, tanto para majoritária como proporcional, começam a surgir nomes, que até Deus duvida. Falando em majoritária, eis que se cogita a possibilidade, da candidatura do prefeito Chico Galindo (PTB) a reeleição; a um cargo ao qual não foi eleito, estava apenas na hora certa e no lugar certo. Na condição de vice acabou assumindo a prefeitura de Cuiabá, que hoje se encontra em frangalhos, porém com um trabalho de marketing de dar inveja a qualquer um, com muita propaganda e, pouca ação.

O engendramento da política, atrelado a uma série de outros fatores, a torna no mínimo inusitada, principalmente em função de uma conquista alcançada pela população brasileira a duras penas, a tão sonhada e propalada democracia, que permite aos cidadãos (povo) as tomadas de decisões políticas; ensejando até, o surgimento de nomes pouco ortodoxos, como postulantes a cargos eletivos.

Já vimos esse filme antes, num passado não muito distante, pra ser mais exato em 2008, aconteceu à reeleição do Prefeito Wilson Santos (PSDB), tendo como vice nada mais nada menos, que, o senhor Chico Galindo (PTB), que caiu de paraquedas a frente da Prefeitura Municipal de Cuiabá, e continuou seguindo de forma exemplar a cartilha do seu antecessor, Wilson Santos (PSDB).

Agora, que o mesmo vislumbra a possibilidade de uma possível candidatura à reeleição, este dá início a pequenos trabalhos de maquiagem, como recapeamento asfáltico, e por certo fará pequenos ajustes no sentido, de passar para a população, o esforço hercúleo, que o mesmo estaria empreendendo na tentativa de mudar Cuiabá. Só que, infelizmente a nossa capital está tão abandonada, que por mais que se faça, ainda assim ficará faltando. Um dado alarmante e preocupante é o número de buraco por metro quadrado em nossa capital, em ruas e avenidas, basta nos deslocarmos até a periferia.

Há que reconhecer, o trabalho de marketing desenvolvido pela mesma, que é de dar inveja a qualquer um, veiculando diuturnamente em canais aberto de televisão, com preços altíssimos, propagandas mirabolantes, com muito Blá..blá...blá...blá, dizendo que outros falam, falam e não fazem, enquanto, eles fazem e não falam, como não, se estão expondo na mídia seu suposto trabalho, que é obrigação de um gestor público.

Este dinheiro gasto com propaganda poderia estar sendo revertidos para, as policlínicas que estão abandonadas, os cras também precisam de investimentos, conselhos tutelares sucateados, as creches funcionam a reboque com pessoas mal remuneradas, os centros de convivência também precisam de investimentos, funcionam pelo amor e dedicação de pessoas abnegadas que realmente visam o social.

Além disso, estamos em pleno século XXI e, infelizmente ainda assim trazemos arraigados em nos ranços oriundos do passado, quando gestores politiqueiros usavam de pequenos trabalhos desenvolvidos a frente de um órgão público para tirar proveito eleitoral; como se o mesmo estivesse fazendo um favor à população com pequenas obras, muitas delas de fachada, apenas para enganar as pessoas de bem.

Vou mais além, a disputa eleitoral tanto na majoritária como na proporcional, teria que ser igual para todos, uma vez que, a disputa se dá para que sejam escolhidos os melhores postulantes a vaga, o mais honesto, e que tenha um mínimo de conhecimento cognitivo.

E não ficar fazer uso da máquina administrativa com propagandas; em se confirmando, a pretensão do nobre prefeito, em se lançar candidato, o mesmo já estará incorrendo em propaganda extemporânea, o que é proibido por lei, com a palavra, o Tribunal Regional Eleitoral (TER).

Pare o mundo, quero descer


Professor Licio Antonio Malheiros, Geógrafo e Pós-Graduado em Didática do Ensino Superior (liciomalheiros@yahoo.com.br)

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com