Assessoria
A Assembleia Legislativa, por intermédio do Programa Jovem Cidadão, lançou na manhã desta terça-feira (22) a 4ª Legislatura do Parlamento Mirim. A instalação acontecerá no dia 14 de agosto, quando serão empossados os 24 deputados mirins, representantes das cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger e Chapada dos Guimarães.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), destacou a importância do programa, quando os jovens estudantes do Estado apresentam propostas para melhorar a condição de vida dos cidadãos e falam de suas ideias.
“O objetivo principal é possibilitar aos alunos das escolas públicas e privadas a vivência do processo democrático mediante a participação em uma jornada parlamentar”, lembrou.
A escolha dos projetos de lei nas escolas será entre os dias 11 a 15 de junho, no dia 28 do mesmo mês é o último prazo para a entrega dos projetos de lei na Assembleia.
“Um evento quando envolve crianças e estudantes o resultado é interessante para ambos os lados. Eles conhecem como são desenvolvidos os trabalhos dos deputados e ainda, participam das sessões”, relatou o deputado Ezequiel Fonseca (PP).
A comissão organizadora definiu também que para a 4ª Legislatura, os deputados mirins devem escolher um desses temas para a elaboração do projeto: agropecuária, cultura, defesa do consumidor, direitos humanos, educação, esporte, habitação, meio ambiente, minas e energia, saúde, segurança pública e transporte.
“Uma das mais eficientes maneiras de inseri-los na vida política é mostrar-lhes que a cidadania se constrói com a participação efetiva dos outros e com responsabilidade”, explicou o superintendente do Planejamento Estratégico da Assembleia, professor Abílio Camilo.
Conforme o regulamento divulgado pelo Programa Jovem Cidadão, o mandato do deputado mirim é de um ano, até que os outros parlamentares sejam eleitos.
Podem participar todos os estudantes do 5º ao 9º ano de escolas públicas e particulares dos quatro municípios citados acima.
“Esse trabalho é importante para que se desenvolva também em todo o Estado, pois estimula as crianças a conhecerem a política”, disse o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes.
Vale lembrar que o Programa Jovem Cidadão foi criado através da Resolução nº 344, de 21 de outubro de 2004, de autoria do então deputado Humberto Bosaipo. Em 2005, foi implantada a primeira legislatura, em 2008 a 2ª, em 2011 a 3ª.






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com