Aracaju: Estudantes participam de mobilização contra exploração sexual

Fotos: Ascom/SemedJunta aos colegas da Emef Santa Rita, a estudante Luana Cristina Souza participou da caminhadaA coordenadora de Projetos da Semed, Valdinete Paes, destacou a importância das mobilizações sociaisCerca de 350 estudantes de sete escolas da rede municipal de ensino participaram na tarde desta sexta-feira, 18, de uma caminhada de Mobilização Social. O evento faz parte do conjunto de ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promovidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com outros órgãos.

Uniformizados, alunos e professores se concentraram na Praça da Bandeira e se somaram a centenas de pessoas numa caminhada pela Avenida Barão de Maruim e Rua Itabaiana, chegando ao Calçadão da João Pessoa e encerrando na Praça Fausto Cardoso. O objetivo foi sensibilizar a população a respeito da violência infanto-juvenil e alertar a população sobre a necessidade de denunciar esse tipo de crime.

“Infelizmente esses casos de abuso acontecem todos os dias e ainda há muita impunidade e omissão por parte da população, por isso mobilizações como essa tem um papel importantíssimo para a sociedade. É muito cruel qualquer forma de abuso e uma das melhores formas de combate é ligar para o disque 100 e fazer uma denúncia anônima”, falou Valdinete Paes, coordenadora de Projetos da Semed.

O ato contou com a participação de representantes do Ministério Público Estadual, Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente, conselhos tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e organizações não governamentais.

“Acho muito importante sempre ter esse tipo de mobilização em defesa de nós, crianças e adolescentes, porque precisamos muito que as pessoas denunciem para que esses abusos diminuam.”, opinou a estudante Luana Cristina Souza, da Emef Santa Rita.

Na manhã desta sexta-feira, a Secretária Municipal de Educação, Josevanda Franco, e coordenadores de escolas de Aracaju participaram de palestra no auditório do Ministério Público sobre “O Enfrentamento da Violência, do Abuso e da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, com a Dra. Dalka Chaves de Almeida Ferrari, psicóloga e coordenadora do serviço de proteção social às crianças e adolescentes vítimas de violência, da região oeste de São Paulo.

Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O caso da menina Araceli Santos, que foi violentada e assassinada em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo, chocou todo o país e se tornou emblemático para a luta contra os crimes sexuais. Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa problemática, representantes de organizações governamentais e não-governamentais propuseram a criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse dia foi instituído em 2000, pela Lei Federal nº 9970/00.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com