Para Toninho, oposição a Mauro Mendes é "pequena, mas consistente"
Thiago Bergamasco
Clique para ampliar
O vereador Toninho de Souza é um dos sete vereadores oposicionistas
LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO
O vereador Toninho de Souza (PSD) afirmou, em entrevista ao MidiaNews, que, graças à bancada oposicionista na Câmara de Cuiabá, o Legislativo da Capital está mais transparente no primeiro semestre deste ano que na legislatura passada, na gestão dos ex-prefeitos Wilson Santos (PSDB) e Chico Galindo (PTB).DA REDAÇÃO
Além de Toninho, outros seis vereadores estão fora da base de Mendes – Onofre Júnior (PSB), Ricardo Saad (PSDB), Maurélio Ribeiro (PSDB), Allan Kardec (PT), Arilson da Silva (PT), e João Emanuel (PSD).
No total, 25 vereadores compõem a Câmara de Cuiabá. Na avaliação do parlamentar, apesar de pequena, a oposição ao Governo do prefeito Mauro Mendes (PSB) está mais consistente.
“É uma oposição pequena, mas consistente. Os vereadores oposicionistas são responsáveis e bem articulados. Apesar de sermos minoria, há um equilíbrio com a bancada da situação. Hoje, existe mais transparência que na última legislatura, pois a oposição era abafada. Agora, podemos até perder em muitas votações, mas estamos conseguimos expor para a sociedade o que acontece no Legislativo”, disse Toninho.
"Hoje, existe mais transparência que na última legislatura, pois a oposição era abafada. Agora, podemos até perder em muitas votações, mas estamos conseguimos expor para a sociedade o que acontece no Legislativo"
O vereador afirmou que, na “nova safra” de vereadores, há muitos parlamentares motivados e com vontade de mostrar serviço.
De fato, entre os vereadores que hoje são da oposição, somente Toninho foi reeleito – os outros seis estão no primeiro mandato.
Durante grande parte da legislatura passada, o ex-vereador Lúdio Cabral (PT) fez oposição de forma isolada. No final da gestão de Galindo, o petista ganhou dois parceiros no time oposicionista – o próprio Toninho e Domingos Sávio (PMDB), que hoje faz parte da base de Mauro Mendes.
Papel da oposição
Toninho de Souza ressaltou que o trabalho da oposição é importante para haver contraponto às ideias defendidas pelo Governo, mesmo que a base governista vença muitos embates.
“A oposição é importante para o sistema político. Afinal, a unanimidade é burra. A oposição possibilita que haja discussão, e a discussão é importante porque a sociedade tem o direito de saber o que está sendo votado. Sem oposição, ocorre o patrolamento e as votações acabam sendo às escondidas”, afirmou.
O parlamentar afirmou que, apesar de serem apenas sete vereadores entre 25, os oposicionistas contabilizaram vitórias importantes no primeiro semestre da legislatura, tanto no campo político, como em votações de projetos.
“Graças à pressão política, conseguimos impedir o aumento do IPTU e da tarifa de água. Com relação às leis aprovadas, considero uma grande vitória o pacote que beneficia o usuário do transporte coletivo, e que incluiu a ampliação do passe livre e do tempo de integração, e a volta dos cobradores”, completou