Janaína Riva está pronta para a campanha e adverte: nenhum ataque ficará sem resposta


Cotada pelo PSD e já anunciada pelo pai, o deputado José Riva, como substituta natural dele na AL/MT, Janaína Riva afirma ter ciência do peso que o seu sobrenome traz.

Foto: Arquivo Pessoal

Da Redação - Laura Petraglia
Substituta de José Riva na política, Janaína está pronta para a campanha e adverte: nenhum ataque ficará sem resposta
Cotada pelo Partido Social Democrático (PSD) e já anunciada pelo pai, o deputado José Riva (PSD), como substituta natural dele na Assembleia Legislativa, Janaína Riva afirma ter ciência do peso que o seu sobrenome traz tanto em aspectos positivos quanto no desgaste, e diz que em uma eventual disputa a deputada estadual não irá ficar calada e responderá à altura aos possíveis ataques à sua família.

“Vimos meu pai sendo atacado na eleição passada à Prefeitura de Cuiabá sem sequer ter se envolvido na campanha diretamente e sem ter o direito de se defender, isso doeu demais na gente. Mas entendemos postura do Lúdio Cabral em não sair em defesa dele, porque eles não tinham relação nenhuma e o Lúdio não tinha obrigação de defendê-lo. Comigo vai ser diferente, é minha família, tenho obrigação de defender e estou preparada para responder à altura todos os ataques que evidentemente virão”, desabafou.


Nas eleições de 2012, o então candidato a prefeito de Cuiabá, o eleito Mauro Mendes (PSB), chegou a declarar que perdeu a eleição de 2008, quando disputou o Alencastro pelo PR, por causa do apoio de Riva. Na ocasião, Mauro foi ao segundo turno com o então prefeito Wilson Santos (PSDB) e foi derrotado. À época Riva chegou a ‘abrir a casa dele’ para fazer reuniões políticas para Mendes.

"Tive em 2008 o apoio dele [Riva] e talvez seja por isso que perdi a eleição. Foi um erro que cometi. Pode ser um dos fatores [que levaram a perder a eleição]", atacou Mendes na campanha 2012 ao falar sobre apoio de Riva ao seu oponente Lúdio Cabral (PT). As declarações de Mendes acabaram ecoando por todo o restante da campanha e, em cada debate, Riva era citado em inúmeras oportunidades por Mauro como um dos apoiadores que Lúdio escondia da população.


Janaína acredita que a rejeição que o pai enfrenta principalmente na região metropolitana de Cuiabá não será transferida para ela a exemplo do que aconteceu com João Emanuel que conseguiu eleger-se o vereador mais votado da capital, mas também sabe que há a possibilidade de ser refutada. Mesmo assim, é firme na hora de dizer que jamais negará suas raízes e que trabalhará no sentido de mostrar que apesar de ser filha do Riva, ela é uma pessoa com posicionamentos independentes e, se tiver um mandato, assim também será.

“Eu nunca vou negar: sou Janaína Riva e filha do deputado José Geraldo Riva, mas cada político tem seu instinto. Meu pai não interfere nas decisões da minha mãe como secretária de Estado, assim como também nunca interferiu nas do meu marido João Emanuel na Câmara de Vereadores, como muita gente adora falar. O que pessoas talvez não saibam é que meu pai ouve muito mais do que fala, e eu acredito que é isso que faz com ele seja sempre um dos deputados mais votados há quase 20 anos. As pessoas querem ser ouvidas e querem que os problemas de seus municípios sejam resolvidos e nisso ele trabalha muito bem”, defendeu.

O fato é que José Riva já anunciou que irá se aposentar da vida política ao final deste mandato. Se isto se concretizar, Janaína, que milita na juventude do PSD, deve disputar a eleição no ano que vem. Ela está gravida de seis meses, mas afirma que o nascimento de José Geraldo Riva Neto, previsto para outubro deste ano, não irá tirá-la da disputa. “Se for pra eu ser candidata, o José vai comigo no colo percorrer Mato Grosso enquanto faço campanha. Vai ser pesado, mas eu vou dar conta”, finalizou.