CPI sobre exploração sexual pretende ouvir depoimento de Xuxa

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a exploração sexual de crianças e adolescentes vai votar nesta terça-feira requerimento para ouvir a apresentadora de TV Xuxa Meneghel. Em depoimento veiculado na TV Globo no último domingo, durante o programa Fantástico, a apresentadora revelou ter sofrido abuso sexual na infância e na adolescência. O deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), autor do pedido, argumentou que a apresentadora prestou um testemunho impactante e que a presença dela na CPI será uma contribuição importante para a comissão.
Xuxa revelou ter sido abusada sexualmente por "várias vezes" e que não contou aos seus pais por medo. Ela apontou o "melhor amigo" do pai e o namorado da avó como dois dos responsáveis pelo abuso. Xuxa também citou um professor. Ele teria dito que ninguém acreditaria na palavra da apresentadora, então uma criança, caso ela resolvesse revelar o abuso.
O depoimento da apresentadora foi feito quando ela falava sobre seu trabalho com as crianças. "Eu fui abusada. Eu sei o que é, o que uma criança sente. A gente sente vergonha, a gente não quer falar sobre isso, acha que a gente é culpada", disse a apresentadora.

Tiroteio deixa oito pessoas feridas após jogo da NBA
Oito pessoas ficaram feridas, uma em estado grave, por tiros disparados enquanto milhares de fãs deixavam uma partida de basquete dos playoffs da NBA na noite de segunda-feira, informou a polícia.
O tiroteio ocorreu durante um confronto do lado de fora da arena Chesapeake, no centro da Cidade de Oklahoma, enquanto fãs seguiam para o estacionamento após o time da casa, o Oklahoma City Thunder, ter derrotado o Los Angeles Lakers.
Uma vítima estava em estado grave, enquanto as outras sete pessoas atingidas não apresentavam risco de morte, afirmou o capitão do Departamento de Polícia da Cidade de Oklahoma. A polícia local afirmou na manhã desta terça-feira que não havia novidades sobre o estado de saúde das vítimas.
O tiroteio começou quando um grupo de mulheres avançou em um grupo de homens e começou uma discussão, segundo Nelson. Um homem teria puxado a arma e começado a atirar.
Não houve nenhuma prisão, mas duas pessoas em um veículo foram detidas para questionamentos, afirmou o capitão.
Investigadores acreditam que entrevistas com os feridos podem ajudar a identificar os suspeitos.
Além das 18 mil pessoas que lotaram a arena para assistir ao jogo, cerca de 9 mil pessoas se aglomeraram do lado de fora para ver a partida em um telão.

PF desmonta quadrilha de tráfico internacional de drogas no RS e em outros estados do sul
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Ibéria para o cumprimento de 12 mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão de um grupo suspeito de tráfico internacional de drogas nos três estados do Sul do País e no Uruguai. Os alvos são moradores de Pelotas, Chuí e Porto Alegre no Rio Grande do Sul; Criciúma em Santa Catarina; Cascavel no Paraná; e Chuy no Uruguai.
A investigação teve início para averiguar a conexão de traficantes brasileiros com espanhóis que abandonaram em julho de 2011 um veleiro com cerca de 450 kg de cocaína em Buenos Aires, na Argentina, e logo após se dirigiram até Pelotas, onde permaneceram por alguns dias. Na cidade, contaram com apoio de um traficante estabelecido na região. A partir daí, foi descoberto que, além da conexão internacional, ele mantinha um esquema próprio de distribuição de maconha em Pelotas e na região da fronteira Brasil-Uruguai, na cidade do Chuí. A droga vinha do Paraguai até Porto Alegre e era distribuída para Pelotas.
Duas pessoas foram presas em flagrante durante a investigação, além da detenção de um dos espanhóis que deixou a carga na Argentina. Ele era procurado pela Interpol e tinha mandado de prisão para extradição expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Na manhã de hoje foram cumpridos seis mandados de prisão e apreendidos R$ 18 mil, 4,8 mil dólares, 4,9 mil pesos uruguaios, 3,6 quilos de maconha, 660 gramas de cocaína, pequena quantidade de crack, cinco automóveis, três motocicletas e duas balanças de precisão.

Estudante recebe multa de 675 mil dólares por baixar 31 músicas
Depois de ter feito o download de 31 músicas, e posteriormente compartilhá-las em 2007, o estudante Joel Tenenbaum foi processado, condenado e agora terá de pagar uma multa no valor de 675 mil dólares.
O estudante foi processado pela associação da indústria fonográfica do país, a RIAA (Recording Industry Association of America), acusado por grandes gravadoras como Sony BMG e Warner Brothers de violação de copyright ao baixar e compartilhar uma seleção composta com músicas como, por exemplo, “Pink”, do Aerosmith, e “My Name Is”, do rapper Eminem.
No primeiro julgamento, Tenenbaum, estudante de PhD em Física da Universidade de Boston, foi condenado a pagar o valor. Porém, ao recorrer em 2009, um juiz optou por reduzir a multa para 67.500 dólares, por considerar a original “excessiva”.
A luta para baixar ainda mais o montante, associada aos contínuos recursos da RIAA, prejudicaram ainda mais o jovem. No fim das contas, a justiça americana acabou por reinstaurar a multa original. A justificativa foi a de que o juiz que ordenou a redução do valor não tinha competência para fazê-lo em um caso de direitos autorais.

Desemprego entre os jovens deve se manter em alta até 2016, diz OIT
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) informou hoje (22) que a tendência é que a taxa mundial de desemprego entre os jovens se mantenha em alta até 2016. De acordo com especialistas, os efeitos da crise econômica internacional ainda são intensos. Segundo o relatório, em 2012, a estimativa é que aproximadamente 75 milhões de jovens, de 15 a 24 anos, fiquem desempregados ao longo deste ano.
"A crise de desemprego entre os jovens pode ser vencida desde que a criação de emprego para os jovens se torne uma prioridade no processo político e que os investimentos no setor privado acelerem radicalmente", disse o diretor executivo da OIT para o Emprego.
Os números calculados para 2012 representam 4 milhões a mais de jovens desempregados em comparação aos dados de 2007. As informações estão no relatório Tendências Mundiais do Emprego dos Jovens.
As previsões mostram que 12,7% dos jovens devem ficar desempregados ao longo deste ano. Um percentual idêntico ao auge da crise em 2009 e ligeiramente superior ao de 2011, quando o desemprego afetou 12,6% dos jovens.
"[As medidas que devem ser adotadas] passam por medidas como alívios fiscais e incentivos para as empresas que contratam jovens, esforços para reduzir a diferença de competências entre os jovens, programas de empreendedorismo que integrem formação qualificada, e acesso aos capitais, bem como uma melhoria da proteção social dos jovens", disse o representante da OIT.
Texto produzido por Christian Ely.

Deixe seu comentário sobre as notícias que giraram o mundo no dia de hoje.
Atualizado de segunda a sexta-feira, durante o programa Rádio Repórter (das 14h30min até 16h).