Cuiabá avalia saúde dos servidores

 saude.jpg

 

A Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECSP, que administra o Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”- HMC e o Hospital Municipal São Benedito - HMSB, deu início, dia 14 de março, ao diagnóstico da saúde dos colaboradores. A fase inicial do projeto inclui coleta de informações por meio de questionário e através de medidas objetivas com equipamento padronizado para aferição de pressão arterial, índice de adiposidade corporal, índice de massa corpórea, medida da circunferência da cintura, peso, altura e estatura.

Segundo o diretor-geral da ECSP, Paulo Rós, a criação do projeto serve para verificar a qualidade de vida dos colaboradores, identificando pontos relevantes para desenvolver estratégias de melhoria da saúde. “Por meio dos dados obtidos é possível criar atividades voltadas para o bem-estar dos colaboradores, promovendo a conscientização, e conseqüentemente melhorando a saúde”, diz.

“Nosso trabalho está em consonância com a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, que quer ampliar ações em benefício das pessoas”, completa Rós.

O Núcleo de Gestão de Qualidade Hospitalar - NGQH e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança em Medicina do Trabalho - SESMET são os responsáveis pela coordenação e execução de todas as fases do projeto. “Com a consolidação dos dados levantados, teremos o perfil de saúde e risco cardiovascular. Com estes resultados, vamos desenvolver um planejamento de educação continuada para os colaboradores, voltado ao estilo de vida saudável”, ressalta a coordenadora do NGQH, Márcia Pereira.

Segundo ela, o diagnóstico da saúde dos colaboradores iniciou pela parte administrativa, mas contemplará todos os setores. “No momento é analisado os hábitos de vida dos colaboradores, e é feito o levantamento dos indicadores, para sugerir ações a serem implantadas, como a ginástica laboral, que favorece na melhoria da saúde física, entre outras atividades que futuramente poderão ser colocadas em prática”, destaca. 

Para a colaboradora Marcia Padilha, da assessoria da diretoria administrativa e financeira, o projeto é muito importante. “Gostei de saber que terei pessoas especializadas para ajudar na melhoria dos meus hábitos de vida. Participei da avaliação e não vejo à hora de receber o ‘feedback’ sobre minha saúde física. Tenho interesse em continuar participando do projeto, pois será excelente para o meu bem-estar”, pontua.

A próxima etapa do projeto vai incluir palestras, treinamentos, elaboração de normas e rotinas, criação do banco de dados, estudo de prevalência, reunião para consolidação dos resultados e a avaliação das atividades a serem desenvolvidas.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com