23 dos 24 vereadores intimados são ouvidos e negam saber de fraudes
Patrícia Sanches e Valérya Próspero
* * *
11:47 - 23 dos 24 vereadores que deveriam depor hoje ao Gaeco já prestaram esclarecimentos. O único a faltar foi Domingos Sávio (Solidariedade).
11:38 - Assim como os demais vereadores da Mesa Diretora, Maurélio pontua que João Emanuel fazia muitas coisas sozinho e que, por isso, não tem conhecimento de nada. "Assinei muitas coisas, mas se me perguntar, por exemplo, nome de gráfica, eu não sei".
11:37 - Após quase duas horas de depoimento, Maurério, ordenador de despesas, afirmou que assinou muitos cheques, mas não tem conhecimento de nada ilícito.
11:12 - Maurélio Ribeiro segue prestando esclarecimentos.
10:51 - Zaque, entretanto, pediu cautela. "Não se pode envolver todos pela fala de um só", disse. Depois, pontuou que já foi solicitado que o Executivo, por meio da Procuradoria Geral, tome as providências cabíveis.
10:50 - O promotor Mauro Zaque, um dos responsáveis pela investigação, afirmou à imprensa que o teor das gravações são graves, e demonstram que havia de forma rotineira esquema para promover desvios.
10:48 - João Emanuel tem 15 dias para reverter a decisão, caso contrário, poderá ser destituído do posto pelo Plenário da Câmara. A informação é do vereador Leonardo Oliveira.
10:41 - Já foram ouvidos pelo MP: Haroldo, Júlio Pinheiro, Faissal Kalil, Juca do Guaraná, Dilemário Alencar, Onofre Júnior, Lueci Ramos, Lilo Pinheiro, Marcrean dos Santos, Leonardo Oliveira e Mário Nadaf.
10:39 - Maurélio Ribeiro (PSDB), 1º secretário da Câmara, começa a ser ouvido pelo Gaeco. Ele é ordenador de despesas, por isso, seu depoimento é tido como fundamental para esclarecer os fatos.
10:31 - O RDNews procurou o secretário Santullo, mas ele não vai se pronunciar. A informação é do secretário de Comunicação Kleber Lima. "O posicionamento será feito de forma oficial", ponderou Kleber.
10:30 - A Prefeitura de Cuiabá prepara uma nota acerca das acusações feitas pela defesa de João Emanuel e promete divulgar nas próximas horas.
10:25 - Todos os vereadores estão criticam o Regimento Interno. Alegam que ele é presidencialista e que, justamente, por isso, não têm conhecimento acerca da licitação investigada.
10:23 - O vereador Allan Kardec, que também prestou depoimento, disse que o momento serve para reafirmar a necessidade de reformar o Regimento da Câmara, retirando do presidente o poder de administrar o duodécimo. Além disso, defende que o afastamento de João Emanuel, determinado pela Justiça, seja debatido politicamente pelos vereadores.
10:19 - Polêmico, o ex-gestor disse ter gasto apenas R$ 150 mil, por ano, com publicidade. João Emanuel firmou contrato de R$ 1 milhão.
10:17 - Júlio Pinheiro (PTB), ex-presidente da Câmara, já prestou esclarecimentos ao Gaeco e garantiu que, em sua gestão, jamais aderiu a nenhum pregão com a empresa que aparece na investigação. "Cheguei a encaminhar carta para a Assembleia, que fez o certame, mas não recebi resposta", disse. O petebista asseverou ainda que, se aparecer algum documento, relativo a este assunto, é falso.
10:08 - Entre os que compareceram ao Gaeco está o advogado Zé Rosa. Em entrevista, ele confirmou ter orientado a empresária a gravar o vídeo contra João Emanuel. O jurista argumenta que o presidente do Legislativo estaria tentando se apropriar de um terreno para dar como garantia em um empréstimo.
09:57 - Apesar disso, diz que tudo precisa ser investigado. Adianta que um procedimento administrativo será aberto contra João Emanuel. "Vamos requisitar cópias de toda a investigação".
09:56 - Presidente em exercício, Onofre Júnior, chega do à sede do Gaeco e diz não ter visto vídeo em que João Emanuel aparece supostamente articulando fraudes em licitação.
09:54 - Haroldo classificou como "delicada" a situação de João Emanuel, especialmente porque o vídeo compromete a todos colegas. "Tenho certeza de que nenhum vereador tinha conhecimento sobre isso".
09:51 - O depoimento de Haroldo Kuzai (Solidariedade) foi colhido pelo promotor Marcos Fernandes. Ele detalhou, a jornalistas, que o MP quer saber se eles tinham conhecimento sobre as fraudes nas licitações. "Disse que não sei de nada", afirmou Haroldo.
09:37 - Arilson revelou aos jornalistas que o promotor Célio Fúrio fez perguntas acerca do uso de material gráfico. "Afirmei que só tive acesso a Lei Orgânica", disse o petista. Arilson defendeu ainda que o caso seja debatido dentro da Comissão de Ética da Câmara.
09:35 - Até agora, apenas Allan Kardec e Arilson da Silva, ambos do PT, prestaram depoimento.
09:24 - Na terça, vereadores debatem futuro de João Emanuel e Dilemário não descarta pedido de cassação.
09:23 - Dilemário Alencar, ao sair da sede do Gaeco, afirmou que João Emanuel não tem mais condições morais de presidir o Legislativo.
09:18 - Clovito Hugueney saiu em defesa do presidente do Legislativo, João Emanuel. O vereador afirmou que o vídeo deve ter sido editado e que a operação do Gaeco é política. Parlamentar insinua ligação com o Palácio Alencastro e liga o caso ao secretário de gestão Pascoal Santullo Neto e José Rosa.
09:14 - Até agora, já estão no Gaeco Clovito Hugueney, Júlio Pinheiro e Allan Kardec.
09:08 - Um dia após a deflagração da Operação Aprendiz, 24 vereadores começam a ser ouvidos pelo Gaeco. Eles têm que explicar áudio em que João Emanuel afirma que todos participam de um esquema de propina.
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com