Mauro Mendes: Manifestante se reúnem nesta quinta-feira


 Manifestantes voltam a se reunir em Cuiabá na próxima quinta-feira (11), em frente à Prefeitura, às 17h30, para cobrar as reivindicações no que concerne ao transporte público. Os manifestantes devem pressionar o prefeito Mauro Mendes (PSB) para sancionar os cinco projetos de lei aprovados pela Câmara Municipal após pressão popular, já que os manifestantes acamparam em frente à Câmara.

Conforme a pauta das reivindicações, os manifestantes cobram o passe livre sem restrição de horário e para contemplar os estudantes de pós-graduação, bem como aumento do tempo de integração do passe, retorno dos cobradores e fim do uso obrigatório de cartão transportes. Estes projetos foram aprovados pelos vereadores.

Os projetos geraram repercussão quando o presidente da Associação Matogrossense dos Transportes (MTU), Ricardo Caixeta, afirmou que não houve estudo sobre o impacto destes projetos no preço da tarifa, e alegou que somente com a volta dos cobradores o valor da tarifa aumentaria para R$3,41.

Outro ponto pedido pelos manifestantes é pela revogação do aumento da tarifa, sendo que o prefeito Mauro Mendes já desonerou os impostos federais, resultando em redução de R$0,10 no valor da passagem do ônibus. Além da redução do valor, os manifestantes cobram qualidade no serviço público prestado à população, com maior número de ônibus na frota, ônibus com ar condicionado e acessibilidade e melhor estrutura nos pontos de ônibus.

Os manifestantes também cobram o fim das concessões públicas e pedem a estatização do transporte urbano, além de investigação das irregularidades das empresas de transporte, como nas planilhas de custos e renovações das concessões e sonegação de impostos.

O prefeito Mauro Mendes já encaminhou pedido de auditoria na planilha da tarifa do transporte público ao Ministério Público e Tribunal de Contas.