Jovem que teria abandonado menina em mochila é encontrada, diz polícia


Suspeita não teve identidade revelada pela polícia e teria confessado.
inquérito foi instaurado e colhido material para exame de DNA em BH.Do G1 Triângulo Mineiro

A jovem, de 23 anos, que teria abandonado a filha recém-nascida dentro de uma mochila no Bairro Olinda, em Uberaba, foi identificada e encontrada pela Polícia Civil. Ela, que não teve a identidade revelada, confessou ter abandonado a criança, segundo a polícia. A delegada responsável pelas investigações e titular da Delegacia de Orientação e Proteção à Família, Laís Fernanda Gomes, afirmou que o inquérito foi instaurado e colhido material para exame de DNA em Belo Horizonte.
A delegada afirmou que conseguiu localizar a mãe após investigações. Depois de levantamentos feitos no bairro onde a criança foi encontrada, a equipe da Polícia Civil conseguiu descobrir o nome da suspeita. Com isso, a equipe fez buscas em hospitais da cidade e descobriu que ela deu entrada em uma unidade que não foi revelada pela polícia, afirmando que tinha feito um aborto.
Segundo a Polícia Civil, a jovem disse que deixou a criança no endereço às 2h30. A menina foi encontrada às 6h30 desta segunda-feira (1º). A suspeita disse à delegada que depois de dar luz a menina, deixou-a no banheiro da casa dela até anoitecer. Na madrugada, colocou dentro da mochila e a abandonou. A suspeita afirmou que a intenção era deixá-la em um lugar onde pudesse ser encontrada por alguém.
O inquérito foi instaurado e, segundo a delegada, a jovem responderá pelo crime contra a vida. A justificativa da policial foi de que ela deixou a criança em uma situação que, se não fosse socorrida, poderia ter morrido. A jovem passou por exames médicos e, a partir do resultado, poderá ser indiciada por tentativa de homicídio. A delegada Laís disse ainda que o material dela foi colhido e enviado a Belo Horizonte para exame de DNA. O resultado sairá em 30 dias.
Permanece internada
A menina encontrada dentro de uma mochila na manhã desta segunda-feira (1º) no Bairro Olinda, em Uberaba, continua internada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM). De acordo com nota oficial publicada pelo hospital na manhã desta terça-feira (2), o estado de saúde da criança é considerado estável e a respiração é espontânea. A menina, que tem cerca de dois dias de vida, está recebendo tratamento.
A conselheira tutelar que cuida do caso, Maria José Silva, afirmou que a menina está bem, mas que deve ficar internada pelo menos até segunda-feira (8). Ainda segundo Maria José, a criança está recebendo um antibiótico preventivo e enquanto estiver com esse medicamento permanecerá internada.
Mochila estava perto de uma árvore
O comerciante Heli Batista Pena Sobrinho, de 60 anos, afirmou que encontrou a bolsa na Rua Aguinaldo Rodrigues da Cunha e, ao perceber que tinha uma criança dentro chamou a polícia. A menina foi levada ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) e ficou aos cuidados de uma assistente social.
Menina Abandonada Uberaba Mochila (Foto: Akemi Duarte / TV Integração)Menina foi encontrada dentro de mochila no Bairro Olinda (Foto: Akemi Duarte / TV Integração)
O comerciante contou que foi pegar a esposa na casa da mãe dela no início da manhã quando viu a mochila. “A bolsa estava perto de uma árvore. Ainda estava meio escuro e joguei o farol da moto. Vi que a bolsa era nova e resolvi pegar. Às vezes as pessoas jogam fora coisas novas. A bolsa estava aberta, então fechei o zíper e fui embora”, relembrou.
Heli disse que minutos depois parou para tomar café e percebeu um barulho vindo de dentro da bolsa. “Era um som parecido com de choro, mas como tem gente que joga animais fora achei que era um gato. Daí, quando abri a bolsa percebi que era uma criança. Foi um susto grande, fiquei meio sem saber o que fazer”, afirmou.
O comerciante disse que a menina estava enrolada em um pano e, aparentemente, saudável. Ele chamou a polícia, que levou a menina para o Hospital de Clínicas da UFTM. Ainda conforme a PM, a criança não estava ferida.
A médica que atendeu a menina informou que a criança tem entre 36 e 42 horas de vida e pesa 2,9 quilos. Depois que sair do hospital, a menina ficará sob a responsabilidade do Conselho Tutelar. “Vamos deixá-la em uma abrigo e para adoção, já que não sabemos quem é a mãe e nem a família”, concluiu.
tópicos: