A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o Brasil, chega a Manaus na segunda-feira (08) para apurar novos casos desse tipo de crime, não só no município de Coari, como em Manaus. Fontes do Radar informaram que a comissão receberá informações e documentos relacionados à Operação Estocolmo, deflagrada pela Polícia Civil, no ano passado, onde estariam envolvidos empresários e políticos locais. Em Coari, parlamentares pretendem ouvir o prefeito Adail Pinheiro, que ano passado foi acusado novamente de tentar aliciar uma menina de 12 anos. Os pais da criança fizeram ocorrência policial na delegacia da cidade. Adail Pinheiro, em 2008, durante a Operação Vorax, foi indiciado pela Polícia Federal e denunciado pelo Ministério Público do Estado por chefiar uma rede de exploração sexual de menores. Há três anos, a CPI da Pedofilia, desta vez do Senado Federal, presidida pelo também indiciou Adail Pinheiro.
A comissão da Câmara Federal é presidida pela deputada federal Érika kokay (PT-DF). Além da presidente, virá também a relatora, deputada Liliam Sá (PSD-RJ), o secretário da comissão, Francisco de Assis Diniz e dois operadores de audiovisual e dois taquígrafos. Segundo informações da Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado, a deputada Érika kokay, teria enviado um pedido de apoio logístico enquanto a comissão estiver no Amazonas ao presidente da ALE, deputado Josué Neto (PSD), que autorizou o apoio.
Os membros da comissão ficarão hospedados no Hotel da Base Aérea de Manaus, sob proteção da Polícia Federal e segurança da Aeronáutica. Na agenda da comissão, no site da Câmara Federal, logo após a chegada da comissão em Manaus, na segunda-feira, há o registro de “diligência na Superintendência Regional da Polícia Federal”. No mesmo dia, está agendada “diligência no auditório Rio Copeá, do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas em Coari (UFAM/COARI)”. Uma segunda diligência está marcada para o dia seguinte (09), a ser realizada no mesmo local.





