Com o patrocínio da Avon, que conta com a campanha global pelo fim da violência doméstica, a organização realizou pesquisa inédita na comunidade carioca e trabalhará com o tema ao longo de um campeonato
O Morro dos Prazeres, comunidade no bairro carioca de Santa Tereza, com mais de 3 mil habitantes, será palco de um campeonato de futebol diferenciado a partir do dia 1º de outubro. A competição é parte da estratégia da campanha Homens pelo fim da violência contra a mulher, coordenada pela ong Promundo, que chega a essa comunidade carioca fortalecida pelas bem sucedidas experiências anteriores e o patrocínio da Avon, empresa que tem promovido globalmente ações pelo fim da violência doméstica. A parceria criou condições não só para a realização do campeonato, mas para a confecção de uma pesquisa inédita na comunidade que. além de respaldar toda a ação da campanha, oferece informações importantes sobre o comportamento da população local em relação ao tema.
A pesquisa Violência Contra Mulher foi realizada com 152 homens e 101 mulheres que vivem no Morro dos Prazeres. A divulgação dos resultados marca o lançamento oficial da ação da campanha no Morro de Santa Tereza, que se estende até o final do ano. A ação conta com três eixos de atuação: o campeonato de futsal “Sem violência, só prazeres”, as oficinas semanais de sensibilização e as ações de comunicação na comunidade. Ao final da ação, será realizado novo diagnóstico para avaliar o impacto da iniciativa na comunidade.
O projeto foi selecionado pela Avon para contar com o patrocínio da empresa no ano da celebração de seus 125 anos, após ser indicado por uma das revendedoras autônomas dos produtos da companhia. No Brasil, somente o Instituto Avon já destinou, desde 2008, mais de R$ 3,5 milhões de reais em projetos voltados para a causa da não violência doméstica. Por meio do Instituto Avon, que coordena a campanha Fale sem medo – não à violência doméstica no Brasil, a empresa realizou uma ampla pesquisa sobre o tema divulgada em junho, com dados de todo o país. Ela está disponível no site do Instituto Avon (www.institutoavon.com.br).
Os números da pesquisa no Morro dos Prazeres
O estudo realizado na comunidade indica que as violências psicológica, física e sexual contra as mulheres ainda são duras realidades a serem enfrentadas, apesar de a maioria da população conhecer a Lei Maria da Penha — 90% dos homens e 85% das mulheres.
A reprodução do ciclo da violência é uma constante nessa discussão: 42,6% dos homens entrevistados já testemunharam suas mães sofrendo violência física e psicológica pelo parceiro. Entre os mesmos homens, 60% assumiram ter cometido algum tipo de violência contra suas parceiras atuais.
Outros números levantados mostram que as condições da violência contra a mulher são alarmantes: 30,8% das entrevistadas disseram já ter sofrido algum tipo de violência do parceiro atual; 36,1% dos homens cometeram alguma violência contra uma de suas parceiras ao longo de suas vidas e 88,5% deles afirmaram que elas não os denunciaram por causa da agressão sofrida.
Além de serem atores diretamente envolvidos nas violências, muitos dos entrevistados já testemunharam alguma violência contra a mulher: 65% dos homens e 47% das mulheres já presenciaram um parente, amigo ou conhecido usando violência contra uma mulher, o que ratifica a necessidade de intervenção sobre o tema na comunidade.
Além disso, 85% dos homens e 91% das mulheres nunca participaram ou ouviram falar de alguma campanha na comunidade sobre prevenção de Violência Contra Mulher.
A campanha Homens pelo fim da violência contra a mulher
Inspirada na Campanha Brasileira do Laço Branco, a campanha Homens pelo fim da violência contra a mulher tem o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher no Morro dos Prazeres. A idéia central é promover a reflexão sobre os padrões de gênero que produzem diferenças em relação ao poder de decisão entre mulheres e homens. Outro objetivo é lançar luz e discutir sobre os fatores que reproduzem violências e comportamentos, os quais acabam naturalizando o uso da força contra mulheres e crianças e afastando os pais da relação de cuidado e afeto com seus filhos.
Uma das três dimensões da campanha, as oficinas de sensibilização reúnem semanalmente cerca de 20 pessoas, a maioria homens, para a reflexão e questionamento de padrões de gênero no Morro dos Prazeres. Essas pessoas atuam como agentes disseminadores da campanha na comunidade. Os temas abordados nas oficinas são: gênero, tipos de violência (física, psicológica e sexual), sexualidade, saúde sexual e reprodutiva e envolvimento dos homens na educação e no cuidado de seus filhos/as.
A partir da participação deste grupo nas oficinas, foi possível criar o segundo eixo da campanha, as ações de comunicação, de forma totalmente participativa. O grupo diagnosticou espaços, selecionou materiais, identificou estratégias e oportunidades de comunicação para a divulgação eficiente do tema da campanha na comunidade.
As estratégias e peças de comunicação criadas envolvem: um jornal semanal, que terá a cobertura dos jogos, entrevistas com moradores e textos sobre equidade de gênero; também cartazes e panfletos sobre o tema da campanha; além de uma página no Facebook e, ainda, concursos de vídeo e funk sobre violência contra a mulher.
Campeonato de futsal “Sem violência, só prazeres”
O terceiro eixo da campanha, o campeonato, foi pensado como uma estratégia de mobilização comunitária para difundir a prevenção da violência contra mulher. O campeonato terá duração de dois meses e reunirá 10 times. As partidas acontecerão aos sábados, entre 13 e 18h, na quadra de futsal da comunidade do Morro dos Prazeres. A atividade prevê o envolvimento dos moradores durante os jogos e a integração das famílias em torno do tema da prevenção à violência contra mulher e da equidade de gênero.
A abertura dos jogos do campeonato de futsal “Sem violência, só prazeres” ocorrerá no sábado, 1° de outubro de 2011.
Sobre o Promundo
Fundado em 1997, o Promundo é uma organização não-governamental (ONG) brasileira que busca promover a igualdade de gênero e o fim da violência contra mulheres, crianças e jovens. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, a organização realiza trabalhos em âmbito local, nacional e internacional.
O Promundo desenvolve pesquisas relacionadas à igualdade de gênero e saúde, implementando programas propulsores de mudanças positivas nas normas de gênero e nos comportamentos de indivíduos, famílias e comunidades, bem como avaliando o impacto de tais mudanças. Promove também campanhas de advocacy para mobilizar indivíduos, comunidades, governos e entidades privadas a fim de contribuir para a promoção da igualdade de gênero e o fim da violência contra mulheres, crianças e jovens.
Sobre a Avon
Celebrando 125 anos de atividade, a Avon, a empresa voltada para as mulheres, é líder mundial no mercado de beleza, com uma receita anual de mais de US$ 10 bilhões. Como a maior empresa de vendas diretas do mundo, ela comercializa seus produtos em mais de 100 países por intermédio de aproximadamente 6,5 milhões de revendedores autônomos. A linha de produtos Avon inclui itens de beleza de alta tecnologia, assim como produtos de moda e para casa, e apresenta marcas de qualidade reconhecida como Avon Color, Renew, Skin-So-Soft, Advance Techniques e Avon Naturals. Para obter mais informações sobre a Avon e seus produtos, visite o site www.avoncompany.com.
A empresa está no Brasil há 53 anos, comercializando os produtos Avon em todo o país. A cada campanha de venda, que dura em média 19 dias, os revendedores interagem com milhões de brasileiros e suas famílias, levando beleza e desenvolvendo relacionamentos. A Avon Brasil possui uma fábrica na cidade de São Paulo e três centros de distribuição nos estados de São Paulo, Ceará e Bahia. A empresa mantém há oito anos o Instituto Avon (www.institutoavon.org.br) e lançou dois importantes programas sociais nos últimos anos: o Fundo Viva Amanhã (www.vivaoamanha.com.br), em 2007, e o Viva o Amanhã mais Verde (www.vivaoamanhamaisverde.com.br), em 2009. Para saber mais sobre a Avon Brasil acesse www.avon.com.br.
Sobre a Avon Foundation for Women e as ações de investimento social da Avon
A Avon é uma empresa global líder em ações sociais com foco em causas que interessam especialmente à mulher. Até 2010, foram doados mais de US$ 800 milhões em mais de 50 países para essas causas, por meio da Avon Foundation, com sede nos Estados Unidos. A ação de investimento social da Avon está concentrada no apoio a pesquisas sobre o câncer de mama e na ampliação do atendimento a mulheres com esta doença, por meio da campanha Avon Breast Cancer Crusade (no Brasil, Avon contra o câncer de mama), e nos esforços para reduzir a violência contra a mulher, por meio da campanha Speak Out against Domestic Violence (no Brasil, Fale sem Medo – não à violência doméstica). A organização também atua de forma efetiva na prestação de auxílio em caso de desastres naturais e emergências em várias partes do mundo.
A Avon revende em seus folhetos de produtos itens criados especialmente para arrecadar fundos para as causas. Da mesma forma, promove eventos com participação de milhares de pessoas em várias partes do mundo para gerar recursos e promover a conscientização da sociedade. Além disso, a empresa prepara e distribui vários materiais informativos, divulgados por meio das mais de 6,5 milhões de revendedoras de produtos Avon em todo o mundo.
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