Adriano Silva - Deputados se reuniram com diretor da Faesp logos após a Operação Convescote

Conforme o Gaeco, o encontro entre Guilherme Maluf (foto) e Adriano Silva com o diretor-geral da Faespe ocorreu no hotel Paiaguás, em Cuiabá, no dia 21 de junho
Conforme o Gaeco, o encontro entre Guilherme Maluf (foto) e Adriano Silva com o diretor-geral da Faespe ocorreu no hotel Paiaguás, em Cuiabá, no dia 21 de junho
Os deputados estaduais Guilherme Maluf (PSDB) e Adriano Silva (PSB) se encontraram com o diretor-geral da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe), Marcelo Geraldo Coutinho Horn na noite de 21 de junho, imediatamente após ser deflagrada a 1ª fase da Operação Convescote. A investigação é sobre fraudes em convênios firmados pela Faespe, vinculada a Universidade de Mato Grosso (Unemat), com outras instituições do Estado. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) está entre essas instituições, assim como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e prefeituras. Estima-se que tenham sido desviados R$ 3 milhões em recursos públicos.

Conforme o Gaeco, o encontro entre os parlamentares e o diretor-geral da Faespe ocorreu no hotel Paiaguás, em Cuiabá, no dia 21 de junho. Desde o dia 19 até o dia 23 de junho o diretor-geral da Faespe estava sendo monitorado e que resultou em relatório sobre a rotina de Horn, concluído em 29 de junho e anexado às ações penais derivadas das duas primeiras fases da Operação Convescote.
Durante o dia 21 de junho, o diretor-geral da Faespe saiu de casa em sua BMW e foi até o escritório. Logo depois, um homem que dirigia um VW Gol vermelho estacionou em frente ao local e levou um monitor ao escritório. Exatamente às 10h33, Horn deixou o escritório e voltou para casa. Já em sua casa, ele recebeu duas pessoas, sendo uma delas um funcionário da Faespe. Logo em seguida, Horn saiu de casa portando uma bolsa preta e dirigiu pela BR 070, rumo à Cuiabá, na companhia de sua namorada. Já na Capital, o diretor foi novamente à sede do Gaeco.
Na noite do mesmo dia, precisamente às 18h30, Horn esteve no Hotel Paiaguás, junto com três pessoas, sendo elas o primeiro-secretário da ALMT Guilherme Maluf e o ex-reitor da Unemat, Adriano Silva. O terceiro integrante não foi identificado.
No período em que Maluf presidiu a ALMT foram firmados convênios na ordem de R$ 57 milhões com a Faespe. Os contratos foram realizados entre os anos de 2015 a 2016, quando o deputado Ondanir Bortolini, o “Nininho” (PR) ocupou o cargo de primeiro-secretário.