A denúncia do MPE contra Adriano Silva ainda aponta outras fraudes na aquisição de materiais para a universidade
O deputado estadual Adriano Silva (PSB), nove servidores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e empresas fornecedoras da instituição vão responder na Justiça por contratação de empresas fantasmas para prestar serviços à Unemat.
A denúncia foi proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE) e aceita pela juíza Joseane Carla Viana Quinto, da 4ª Vara Cível de Cáceres, e incluem também fraudes na aquisição de materiais para a universidade.
Foram denúnciados junto ao parlamentar, que foi reitor da Unemat de 2010 a 2014, Taisir Mahmudo Karin, Wilbum de Andrade Cardoso, Ana Lúcia Matiello Miranda, Joanice Batista do Espírito Santo, Expedita Fiqueiredo de Souza, Luciano Pinho Garcia, Antonio Martelo Neto, Terezinha de Brito Kondo e Claudinei Pereira Avelino, e as empresas Refrigeração Zanata, Linear Ar Condicionado, Vidraçaria Brilex e Vidraçaria Cristal.
O parlamentar negou que tenha ocorrido qualquer desvio de finalidade na época em que ocupou o cargo de reitor e defendeu que não foi o ordenador de todas as despesas e contratações apontadas nos autos do processo.
Adriano Silva é ainda investigado pelo MPE por suposto envolvimento no esquema de contratação da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Estadual (Faespe), revelado na Operação Convescote.
Fonte: http://www.pnbonline.com.br/politica/deputado-adriano-vira-reu-por-contratacao-fantasma-na-unemat/42077