Programa da Rádio Escola América debate Pedofilia

Pedofilia, uma tema discutido nacionalmente, integra a nova programação da Rádio Escola América Total, da Escola Estadual Djalma Ferreira de Souza, do bairro Morada do Ouro, em Cuiabá. Todas as quartas-feiras, desde a segunda quinzena de maio, um grupo de oito estudantes, entre os 34 que desenvolvem programações na rádio, trabalha no programa “Aprender para Crescer”. Uma série com edições semanais entrevista autoridades sobre o assunto em questão.


Na edição inaugural, a coordenação do programa, formada por redatores, locutores, sonoplasta e secretária, convidaram a promotora de Justiça do Estado, Elisamara Singles Vodonós. Na entrevista fizeram abordagens sobre o que é pedofilia, quais são as punições, quem são os pedófilos e como fazer para denunciar um caso de pedofilia.

O técnico responsável pela rádio, Luiz Carlos da Silva, esclarece que o “Aprender para Crescer” trará outras autoridade para abordar o mesmo assunto. O objetivo é explorar os temas por vários ângulos. Conforme ele, o segundo programa terá como convidado um delegado. Na oportunidade, os estudantes pretendem obter informações sobre número de ocorrências casos de pedofilia, medidas para inibir a prática e ajuda às vítimas e famíliares.”Todas as abordagens são pensadas e pesquisadas pelo grupo”, diz.

A proposta desses estudantes é ampliar a série de temas, tratando de questões como Meio Ambiente, O Primeiro Voto, sempre com o intuito de fazer com que participantes do projeto façam pesquisa e exercitem uma série de práticas pedagógicas. E ainda, proporcionem aos ouvintes esclarecimento, informação e conscientização sobre diversas temáticas. As abordagens se estendem para a sala de aula. Cada série vira um tema para uma aula extracurricular.

“A prática na rádio é um elemento motivador para o envolvimento com a escola”, acredita Fernando Curado, 14 anos, atualmente na função de locução. “Estou desde 2006 na Rádio e atuei em diferentes funções”, revela. Conforme ele, a cada ano a rádio se consolida mais como instrumento de aprendizado.

Assim como Fernando, a colega Etiene Artemis, também de 14 anos, desenvolve atividade na rádio escola. Para ela, mais do que diversão a prática é motivadora de conhecimento. “Os país participam e incentivam nossa participação”, diz. E mais, a surpresa maior foi dela, que se encontrou nesse projeto. “Eu não gostava da rádio. Hoje, não consigo me ver fora dela”, diz.

O projeto da Rádio Escola existe desde 2004, quando um grupo de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) resolveu implantar o sistema. Com o tempo a prática artesanal ganhou estrutura e apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Atualmente é uma ferramenta pedagógica e um instrumento de integração da comunidade escolar.


O projeto é mais uma das ferramentas desenvolvidas na Rádio Escola, que possui uma programação extensa. Além das atividades abordadas (Aprendendo para Crescer), a rádio possui um canal na internet (www.americatotal.net), e desenvolve programas pedagógicos nos dois turnos ( manhã e tarde). Neles, os estudantes elaboram, com ajuda de um professor métodos para fortalecer o aprendizado. São dramatizações, debates e outros apresentados aos ouvintes durante o recreio e postados na net onde o acesso já registrou desde dezembro de 2009,mais de 90 mil visitas.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com