Ação foi concretizada em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, e contou com o apoio da Flacso do Brasil e da OEI (Foto: Divulgação)
OConselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), órgão colegiado vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), realizou, nesta quarta (9) e quinta-feira (10), a Caravana Nacional pelos Direitos da Criança e do Adolescentes, em Brasília (DF). A iniciativa foi concretizada em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) do MDHC, e conta com o apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso do Brasil) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).
O objetivo do encontro foi dialogar sobre a proteção integral da infância e adolescência, destacando a importância dos Conselhos, do processo de conferências e da participação de crianças e adolescentes, como sujeitos de direitos protagonistas do processo político, para o fortalecimento da democracia colaborativa, como ressaltou a chefe de gabinete da SNDCA, Mayara Silva. "As Caravanas pelos Direitos de Crianças e Adolescentes são espaços importantes e fundamentais de escuta, mobilização e transformação social e política. Elas reafirmam a importância do protagonismo de crianças, adolescentes e da sociedade civil na construção de políticas públicas que respeitam, protegem e garantem direitos com absoluta prioridade, exatamente como determina a nossa Constituição Federal no seu artigo 227. Realizar esse encontro na véspera dos 35 anos do ECA, no coração do Brasil, é muito representativo e significativo”.
O conselheiro do Conanda, Sérgio Marques, relatou que a caravana é um bom momento para que a população faça um balanço sobre a eficiência das políticas voltadas para as infâncias e adolescências. "O evento é uma oportunidade para crianças, adolescentes e a rede de proteção e o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) percorrerem os avanços destes 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o trabalho realizado nas 12 Conferências Nacionais sobre o tema, e avaliar as conquistas e da pauta", destacou.
De acordo com a Flacso do Brasil, responsável pela organização do evento, as caravanas são fundamentais para o fortalecimento e reflexão sobre democracia participativa e para fomentar a articulação intersetorial no tema.
Sobre a caravana
A ação, que já foi realizada em várias regiões do país, promove a troca de experiências e integração dos órgãos que compõem o SGD. O trabalho parte da questão orientadora: “Por onde passam os Direitos das Crianças e Adolescentes?”.
Além dos profissionais que representam os órgãos do SGD, participam membros do Conanda, crianças, adolescentes e lideranças locais. A próxima Caravana está prevista para os dias 24 e 25 de julho, em Belo Horizonte (MG).
Leia também:
Estudo aponta evolução nos gastos federais com infância e adolescência entre 2019 e 2024
Texto: P.V.
Edição: L.M.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com