TCE-MT lança Manual de Diagnóstico da Educação Infantil com reconhecimento ao trabalho de Antônio Joaquim

 

TCE-MT disponibiliza Manual Orientativo para diagnóstico da educação infantil
Além do documento, o TCE-MT realiza treinamento online nesta quinta-feira (31)

A Comissão Permanente de Educação e Cultura (COPEC) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) lançou o Manual Orientativo para o Preenchimento do Diagnóstico de Creche e Pré-Escola – 2025, consolidando mais uma etapa das ações voltadas à atualização do monitoramento da educação infantil, desenvolvidas pela Corte de Contas em parceria com o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (Gaepe-MT).

O documento tem como objetivo principal apoiar os gestores municipais no correto preenchimento do questionário elaborado pelo TCE-MT e pelas demais instituições do Gaepe-MT, a fim de atualizar os dados sobre a demanda por vagas em creches e pré-escolas em todos os municípios de Mato Grosso.

Com um passo a passo detalhado de cada item do formulário, o Manual oferece orientações técnicas que facilitam a sistematização das informações, assegurando maior precisão e confiabilidade ao diagnóstico. A expectativa é de que os dados coletados sirvam de base para ações concretas que promovam a ampliação da oferta de vagas na educação infantil, em especial na primeira infância.

Segundo o presidente da COPEC e membro do grupo diretor do Gaepe-MT, conselheiro Antônio Joaquim, o trabalho conjunto é essencial para garantir diagnósticos fiéis à realidade local:

“Assim, teremos um panorama estadual consistente. A qualidade das informações é decisiva para orientar políticas públicas eficazes e ampliar o acesso à educação infantil em nosso estado com equidade”, ressaltou o conselheiro.

O compromisso do conselheiro Antônio Joaquim com a promoção da justiça social e o fortalecimento da educação infantil recebeu elogios do professor João Batista de Oliveira, diretor do portal Vidas e Direitos Humanos e referência nacional na luta pelos direitos da criança e do adolescente.

“É notável a seriedade e a dedicação do conselheiro Antônio Joaquim no enfrentamento das desigualdades na primeira infância. Ele tem conduzido um trabalho técnico e humano que merece ser reconhecido por toda a sociedade”, afirmou João Batista.

Além do Manual, o TCE-MT realiza nesta quinta-feira (31), às 9h, um treinamento virtual para orientar os secretários municipais de Educação e suas equipes sobre o preenchimento do formulário. O link de acesso foi enviado às secretarias no início da semana.

O questionário deverá ser respondido até 15 de agosto, dando continuidade ao levantamento iniciado em 2023. Desde então, a iniciativa já resultou na destinação de R$ 20 milhões para construção e retomada de obras em 15 unidades de educação infantil em 2024, além de garantir a inclusão de outros R$ 40 milhões no planejamento orçamentário estadual entre 2025 e 2027.

Com atuação técnica, articulada e comprometida, o TCE-MT, sob a liderança de Antônio Joaquim na COPEC, reforça seu papel essencial na construção de uma política pública educacional mais justa, transparente e eficaz.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com