Secretaria de Educação de Cuiabá tem 30 dias para exonerar diretores nomeados irregularmente



publicidade


REDAÇÃO/NovidadesMT


O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) emitiu uma recomendação para a exoneração imediata de diretores e secretários escolares nomeados de forma irregular na rede pública municipal de Cuiabá. O documento, assinado pelo promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Júnior, foi encaminhado ao secretário municipal de Educação, Amauri Monge Fernandes, com um prazo de 30 dias para o cumprimento das medidas.

A recomendação foi baseada nas investigações do Inquérito Civil n° 11/2025, que apura violações à Lei Municipal n° 5.956/2015, que estabelece critérios de gestão democrática nas escolas. Segundo a legislação, os cargos de diretor e secretário escolar devem ser ocupados exclusivamente por servidores efetivos ou estáveis – regra que, de acordo com o MP, não vem sendo seguida.
Irregularidades apontadas pelo MP

O Ministério Público identificou que:

Servidores comissionados e até mesmo profissionais de outras áreas estariam ocupando o cargo de secretário escolar, sem a qualificação exigida;


Foram nomeados profissionais readaptados ou que estiveram em licenças médicas sucessivas nos últimos cinco anos – situação vedada pela lei.
Leia Também: Mato Grosso inicia período de defeso da piracema para proteger reprodução de peixes

Recomendações do MP

O documento estabelece duas medidas principais:

Exoneração imediata dos servidores nomeados fora dos critérios legais;


Nomeação de novos diretores e secretários, seguindo rigorosamente a legislação.
Risco de ação judicial

Caso a Secretaria Municipal de Educação não cumpra as determinações no prazo estipulado, o MP poderá adotar medidas judiciais, incluindo ações por responsabilidade pessoal e danos morais coletivos.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com