Na Capital de Mato Grosso Luis Claudio

Portal aponta Secretário Governo disparado o melhor secretário da gestão Emanuel Pinheiro

PREFEITO DE CUIABÁ EMANUEL PINHEIRO

E a Primeira-dama Marcia Pinheiro recebem homenagem de portal de referência nacional por ações em prol das mulheres e famílias março.

CUIABÁ: Atuantes na vacinação da COVID-19 são homenageados pelo portal em defesa dos Direitos Humanos

Profissionais de outros setores da saúde do município também serão agraciados com comendas

Aponta Márcia Pinheiro como a primeira – dama mais atuante na história de Cuiabá

Mato Grosso - Pesquisa do Portal Vida e Direitos Humanos

Fazendo a Diferença: Marcia Pinheiro primeira-dama de Cuiabá é destaque nacional, Em SP anuncia R$ 1.212 para órfãos do feminicídio

Diploma Ruth Cardoso será entregue a Marcia Pinheiro, juíza Amini Haddad,desembargadora Maria Erotides e a líderes pela luta pelos direitos da mulher.

Abílio atuação pífia e transtornado, Sem 1 projeto na defesa das crianças e adolescentes em quatro anos

Um mandato marcado por uma atuação pífia sem 1 projeto aprovado transformado em lei na defesa e proteção das crianças e adolescentes detona o ativista João Batista 



Encerrado o último ano de mandato o vereador Abílio reedita desempenho pífio na Câmara, sem apresentar projetos na luta em defesa das crianças e adolescentes. Atuação idêntica foi detectada em 2019. 

Lamentável, pois ele nem se lembra de um projeto que tenha sido colocado em prática no combate a exploração sexual em Cuiabá. Com essa trajetória política, um homem do povo como ele gosta de ser chamado, o qual não vejo o preparo para ser vereador, ainda mais disputar um cargo tão importante como de prefeito de uma cidade”, desabafa, João Batista. 

Diferentemente de Abílio quando foi parlamentar Emanuel Pinheiro sempre esteve no topo da lista dos deputados mais atuantes da AL MT conforme levantamento do Portal Todos Contra a Pedofilia. Pinheiro já recebeu várias homenagens pelo seu desempenho. ele foi eleito sempre o parlamentar, como já havia acontecido em outros anos, afirma João Batista considerado um dos mais atuante nessa luta.

Depoimento - Emanuel Pinheiro, vejo nele a seriedade, ética e coerência de um político comprometido com as lutas sociais, afirma respeitado ativista 

Os ataques pessoal que Abílio tem proferido ao Prefeito Emanuel Pinheiro são apenas mais uma amostra de como o vereador atua. Com um comportamento político de quem sofre de transtorno bipolar. 

Fazendo uma comparação parlamentar Abílio versus Emanuel Pinheiro, Em sua atuação parlamentar, Emanuel Pinheiro apresentou importantes projetos de lei, liderou muitas negociações, participou de debates e recebeu merecidas homenagens como títulos de Cidadão Honorário, medalhas, troféus, colar de mérito, moções honrosas e congratulatórias diferente do vereador Abílio que sequer apresentou um projeto na área da proteção das crianças e adolescentes detona o ativista João Batista.

Movimento Todos Contra Pedofilia 2020 “Caminhada Virtual”

 A esperada 12ª edição da Caminhada Todos Contra a Pedofilia ganha novo formato para seguir as orientações e cuidados relativos à pandemia do Covid-19.

.
Esta campanha anual é de grande importância para a manifestação e conscientização da sociedade sobre as denúncias (que aumentaram 30% em nossa região nos últimos anos) e o combate aos crimes de pedofilia.
.
A tradicional caminhada tem levado mais de 15 mil pessoas às ruas e agora espera mobilizar os cidadãos novamente, porém de forma virtual. Desde já e especialmente em 18 de maio, que é o dia Nacional de Combate aos Crimes de Pedofilia, basta publicar nas redes sociais oficiais do Movimento Todos Contra a Pedofilia, uma foto ou vídeo de até 30 segundos com a camisa, livro sobre o tema, cartaz, avatar no twiboom, tema de foto no perfil do Facebook (nome do tema: Casé Fortes TCP2020).
.
As páginas são: Facebook, Instagram, Twitter: Todos Contra a Pedofilia (@todoscontraapedofiliabrasil) e Casé Fortes – Todos Contra a Pedofilia, Instagram: @tcpbrasil
.
Todos são convidados a escreverem qualquer frase de apoio e as hashtag #caminhadavirtual #todoscontraapedofiliabrasil #tcp2020
.
Nas redes sociais citadas, haverá ainda “lives”, sorteios de camisas, bonés, livros.
.
Uma das coordenadoras voluntárias do movimento, Fabiana Amorim, diz: “Esta causa é de todos nós e se não podemos ir às ruas, vamos participar deste ato simples, mas que faz toda diferença contra a impunidade, pela conscientização. E importante dizer, que esta campanha só é possível devido ao envolvimento de todos voluntários e apoiadores; as crianças agradecem.”
.
A campanha é realizada com o apoio de Agência PRP Marketing e Comunicação, RM Produtora, TV Integração, Sistema MPA, TV Candidés, Grupo Agora de Comunicação, Associação Comercial,  Industrial,  Agropecuária e Serviços de Divinópolis (Acid), Avoice Formaturas, Viaz Assessoria Contábil, Colégio CECRI, Consórcio Transoeste, Gráfica Nossa Senhora da Paz, Cine Ritz, CREAS, Posto Sete de Setembro, Posto Divinópolis, Leros Uniformes, MX 72, Hospital São Judas Tadeu, ACASP, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), OAB, e voluntários.
.
Realização: Ministério Público e Polícia Civil
Coordenador: Dr. Casé Fortes – Promotor da Infância e Juventude (MPMG)
.
Coordenador: Dr. Leonardo Pio – Delegado Regional (PCMG)
.
Assessoria de comunicação: Fabiana Amorim 37 – 99904-9636
.

É a Primeira dama mais atuante da história de Cuiabá: Marcia Pinheiro, a mais atuante primeira dama do estado de MT, receberá o “Diploma Rompendo o Silêncio Joanna Maranhão”

 

Marcia Pinheiro é exemplo de trabalho, dedicação e eficiência

 


Marcia Pinheiro tem mais um motivo para comemorar os resultados do seu empenho na implantação de políticas públicas para as crianças e adolescentes do município. O reconhecimento do trabalho desenvolvido vem através do Diploma “Rompendo o Silêncio Joanna Maranhão”

MARCIA PINHEIRO GANHARÁ MAIS UM PRÊMIO NACIONAL. A PREOCUPAÇÃO COM A CRIANÇA E O ADOLESCENTE ADICIONADA À GESTÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL, DERAM AO MUNICÍPIO O SEGUNDO PRÊMIO OFERECIDO PELO PORTAL TODOS CONTRA A PEDOFILIA MT, O PRÊMIO DESTACA AÇÃO DA PRIMEIRA-DAMA À FRENTE DE OBRAS SOCIAIS

 


Marcia Pinheiro é um exemplo de Primeira Dama atuante, sempre preocupada com a imagem da cidade, todos os dias ela faz questão de acompanhar de perto o setor social, as ações junto às entidades filantrópicas, a organização e preparativos para os eventos, além de estar atenta a todos os detalhes da administração junto ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). 

 Marcia Pinheiro não orgulha o município somente por estar preocupada com a imagem da cidade, mas por seu carisma com a população que praticamente todos os dias procuram por ela. 

 Marcia Pinheiro tem mais um motivo para comemorar os resultados do seu empenho na implantação de políticas públicas para as crianças e adolescentes no município. O reconhecimento do trabalho desenvolvido vem através do Diploma “Rompendo o Silêncio Joanna Maranhão” 

 E mais, como uma verdadeira primeira-dama que presta realmente um serviço voluntário em prol da população, Marcia Pinheiro vem desenvolvendo trabalhos que contribuem com as famílias cuiabanas, em busca de crescimento sócio-econômico e cultural. 

Este diploma objetiva segundo o maior ativista na luta contra a exploração sexual e pedofilia em Cuiabá, o reconhecimento e valorização do trabalho de pessoas ou entidades que lutam pela defesa dos direitos das crianças e adolescentes. 

É a Primeira dama mais atuante da história de Cuiabá


 O Portal Todos Contra a Pedofilia MT, presidida pelo João Batista de Oliveira, maior ativista na luta contra a exploração sexual e pedofilia em Cuiabá, criou o Diploma “Troféu Rompendo o Silêncio Joanna Maranhão”, destinado a personalidades e a instituições governamentais e não-governamentais que se destacarem no âmbito dos direitos humanos, no combate à exploração sexual, abuso sexual e pedofilia. 

O Diploma Rompendo o Silêncio “Joanna Maranhão” é uma homenagem à nadadora, que denunciou os abusos a que foi submetida durante a infância por um treinador em 2008, a nadadora pernambucana revelou ter sido molestada sexualmente na infância. Joanna contou que foi abusada pelo técnico dentro da piscina quando tinha apenas nove anos. O crime, no entanto, já havia sido prescrito quando o caso veio a público. Atualmente, o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) determina a contagem da prescrição a partir do dia do crime. Depois disso, não há possibilidade de punir o agressor. 

 O diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT, João Batista de Oliveira esclareceu que as personalidades ou instituições governamentais e não-governamentais que fizerem jus à premiação receberão o reconhecimento. 

Este prêmio objetiva segundo o maior ativista na luta contra a exploração sexual e pedofilia em Cuiabá, o reconhecimento e valorização do trabalho de pessoas ou entidades que lutam pela defesa dos direitos das crianças e adolescentes. 

 

Parabéns, Joanna! 

JOANNA, A NADADORA QUE DERRUBOU O MURO DO SILÊNCIO QUE CERCA O ABUSO SEXUAL.

 

Sabemos que enquanto a vítima de um abuso sexual sofrer em silêncio, dificilmente conseguirá vencer o trauma. Esta sua postura servirá de modelo para milhares de crianças, que deixam de contar sobre o abuso sexual sofrido, porque ninguém acredita nelas. A criança cresce então com profundo sentimento de culpa e vergonha. O que você passou não é um problema só seu. Muitas crianças são vítimas de abuso sexual por pessoas que mantém com elas uma relação de confiança e de amizade, muitas vezes, uma relação de autoridade, de poder e dependência. A criança cede por medo e se cala por vergonha.

 

Joanna com a ajuda de sua família, que a apoia integralmente, conseguiu derrubar o muro do silêncio que cercava essas memórias traumáticas. Servirá de exemplo para muitas crianças, homens e mulheres, já adultos, e que não tiveram a coragem que teve Joanna, que hoje está livre de um fardo que carregou durante, no mínimo, onze anos.

 

Que a sociedade se conscientize de que o abusador sexual está em todas as classes sociais e que, na maioria das vezes, é uma pessoa conhecida da família, que nele confia. E que as autoridades esportivas não se fechem corporativamente a uma realidade.

Fonte: João Batista de Oliveira

Contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com

WHATSAPP 65 9670 9224

Os impactos de uma infância sem cuidados

 Índice

A primeira infância engloba do nascimento aos seis anos idade e é uma fase extremamente importante na vida de uma criança. É nesse período que ela começa a receber os primeiros estímulos que serão fundamentais para o seu desenvolvimento emocional, motor e cognitivo. É uma fase de intensa aprendizagem, experiências e afeto que estarão com ela por toda a sua vida.

Porém, nem todas as crianças têm uma infância plena e o principal motivo é a desigualdade que ainda atormenta o nosso país. Essa condição deixa grande parte das crianças em situação de vulnerabilidade, sem ter o direito garantido de frequentar a escola, vivenciando casos de exploração, abusos e trabalho infantil, dentro e fora de suas casas.

Todos esses problemas geram um impacto negativo e atrapalham diretamente o seu desenvolvimento. Com isso, apesar de o papel do Estado ser fundamental para que essas barreiras sejam superadas, é nosso compromisso como cidadãos estar por dentro dessa realidade e contribuir para que aconteça melhorias, seja com trabalhos voluntários, doações e afins.

Por isso, analisando essa adversidade, abordamos neste conteúdo o que é de fato a infância e porquê quando negligenciada pode gerar grandes impactos na vida de crianças e adolescentes. Acompanhe!

 

Conceito de infância

Por muito tempo, as crianças eram consideradas propriedade da família, que acreditava que elas não tinham direitos nem poder de fala. Segundo Franco Frabboni, pedagogo e um dos maiores especialistas sobre o assunto, a infância passou por 3 fases:

 

 – Infância Negada (Até o século XV):  onde as crianças eram vistas como “mini adultos”.

2ª- Infância Industrializada (Nos séculos XVI até XVIII): em que durante a revolução industrial as crianças enfrentavam uma certa jornada de trabalho em indústrias.

E, a partir do século XVIII, surge um nova pespectiva para a infância:

3ª- Infância de Direito: a criança é vista como um ser social e que deve ter seus direitos protegidos pela família, pela sociedade e pelo Estado. Neste período, nasce o direito à educação, à alimentação e ao pleno desenvolvimento.

 

Os desafios de garantir uma infância saudável a todos

Apesar de ser um direito de todas, muitas crianças têm sua infância negligenciada logo quando nascemE são diversos os entraves que compactuam para esse problema, porém, o principal deles é a desigualdade social.

Segundo uma reportagem da organização “Observatório do Terceiro Setor”, 39,7% das crianças de até 5 anos têm seus direitos violados em nosso país. Dos 14 aos 17 anos, esse número cresce e corresponde a 60% dos adolescentes.

As oportunidades de crianças que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza são diferentes daquelas cujos os pais possuem melhores condições financeiras. Com isso, muitas crianças são privadas de receber uma educação de qualidade e alimentação adequada, de desenvolver sua capacidade física e mental e, em alguns casos, são impedidas até de brincar.

 

A importância da infância

infância é a etapa mais importante na vida de uma pessoa, sua primeira fase acontece desde o nascimento e vai até os 6 anos de vida. Nesse período a criança está se desenvolvendo não só fisicamente, mas também psicologicamente.

Durante essa fase, ela aprende muito rápido, pois o cérebro está sendo moldado através de todas as experiências vividas e do ambiente onde ela está se desenvolvendo. Dessa forma, todo o cuidado, carinho, atenção, brincadeiras, nutrição adequada, interações sociais e estímulos auxiliam para que o cérebro se desenvolva da maneira esperada, levando toda essa formação para a sua fase adulta.

Com isso, analisando a importância de garantir uma infância e uma adolescência plena a todos, criou-se, em 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que visa garantir os direitos da criança e do adolescente e também estabelecer diretrizes para fiscalização e punição em casos de violação desses direitos. A adoção do Estatuto é um marco para a ampliação do direito das crianças e dos adolescentes no país.

Assim, através do Estatuto, é estabelecido que sempre deve ser considerado que crianças e adolescentes são indivíduos que estão em processo de desenvolvimento e que são providos de direitos. É ressaltado que seus direitos devem ser tratados com prioridade absoluta, sendo que a Constituição Federal fortalece ainda mais esses direitos no Art.º 227:

 

“É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” 

 

Além do Estatuto, para garantir a criança seus direitos e a sua proteção logo quando nascem, também existe o Marco Legal da Primeira Infância, Lei 13.257, sancionada em 8 de março de 2016. E as principais propostas dessa legislação são:

  • Garantir às crianças o direito de brincar.
  • Priorizar a qualificação dos profissionais sobre as especificidades da primeira infância.
  • Reforçar a importância do atendimento domiciliar, especialmente em condições de vulnerabilidade.
  • Ampliar a licença-paternidade para 20 dias nas empresas que aderirem ao programa Empresa Cidadã.
  • Envolver as crianças de até seis anos na formatação de políticas públicas.
  • Instituir direitos e responsabilidades iguais entre mães, pais e responsáveis.
  • Prever atenção especial e proteção a mães que optam por entregar seus filhos à adoção e gestantes em privação de liberdade.

 [Fonte: https://bit.ly/3fQWD9N]

 

Os impactos de uma infância negligenciada

A psicologia, a pedagogia e a psicanálise, através de seus diversos estudos, demonstraram que a infância tem relação direta com comportamentos e caráter dos adultos.

Assim, quando a infância é negligenciada, essas crianças podem apresentar dificuldades para se desenvolver, manifestar problemas de aprendizagem, etc. Segundo YONG:

Crianças que nascem em situação de pobreza, vivem em condições de falta de saneamento, recebem pouco cuidado ou pouca estimulação mental e uma nutrição empobrecida nos primeiros anos de vida têm maior probabilidade que seus contemporâneos ricos de crescerem com defasagem corporal e mental. Estas crianças tendem a ter um desempenho fraco em sala de aula, repetir séries escolares e não alcançarem bons índices de desenvolvimento. No campo profissional, eles são capazes de desempenhar apenas trabalhos que requerem menos habilidades e obter salários mais baixos. Quando eles têm filhos, um ciclo de herança de pobreza recomeça – e isso se repete pelas gerações.”

 

O que fazer para contribuir para que as crianças tenham esse acesso a uma infância saudável?

É importante que cada pessoa assuma o seu compromisso e responsabilidade para permitir que as crianças sejam protegidas e possam acessar e ter seus direitos garantidos para uma infância saudável com seu pleno desenvolvimento.

Como a família é o primeiro espaço social de convivência de qualquer pessoa e se constitui como referência fundamental para toda a vida do indivíduo, é indispensável que os adultos cuidem bem das crianças, respondam aos seus estímulos e assegurem vínculos familiares e ambientes saudáveis para que elas possam ter o seu pleno desenvolvimento cognitivo, físico e emocional.

Além disso, existem ações pertinentes a sociedade e que fazem a diferença e auxiliam para que o problema seja amenizado. Com isso, denúncias através do Disque 100 em casos de exploração, abusos e trabalho infantil, contribuem muito com a causa.

Também existem diversas organizações que lutam para garantir a que todas as crianças sejam protegidas e tenham seus direitos de desenvolvimento respeitados. Sempre que for possível dentro da sua realidade, você também pode fazer a sua parte, ajudando com doações.

“Todos contra a pedofilia”,

 Cada vez mais acessado, o site “Todos contra a pedofilia”, reúne todas as notícias sobre este verdadeiro atentado a infância, práticas de combate e legislação sobre o assunto. Praticamente em tempo real, os organizadores têm atualizado todas as modificações e conquistas na legislação que favoreçam o combate à criminalidade.

O movimento não nasceu na rede, mas ganha ainda mais força com a veiculação na internet. O tema é bastante relevante, além de todas as marcas que a pedofilia pode deixar no indivíduo, o Brasil é o campeão no ranking de consumo de pornografia infantil. Por isso, há um espaço para denúncias de outros sites cujo conteúdo seja imagens de crianças e/ou adolescentes representadas como vítimas de exploração sexual.

Contribua com o combate à exploração de nossas crianças, divulgue o “Todos contra a pedofilia”! Se você ver algo errado não se cale, denuncie!

Aos 9 anos, brasiliense já tem livro publicado, hamburgueria e dá aulas

 

meninoHUGO BARRETO/METRÓPOLES

Escrever livros, dar aulas e montar o próprio negócio são exemplos de realizações que podem levar tempo para acontecer. Fazer as três coisas de uma vez é ainda mais complicado. Com apenas 9 anos, o pequeno Ryan Maia, no entanto, não só cumpriu toda a lista, como ainda quer mais. Ele é um caso de superdotação – ou alta habilidade – no Distrito Federal.

As mostras de que o menino tinha um aprendizado acelerado foram dadas ainda na pré-escola e chamaram a atenção dos pais e professores. “A primeira sinalização foi no jardim de infância, ele aprendia as coisas muito rápido. Tanto que, já na primeira série [atual segundo ano], encaminharam ele para fazer alguns testes”, explica Márcio Alan, o pai do garoto.

Foram seis meses de acompanhamento inicial. Após ter a dotação confirmada, Ryan passou a frequentar aulas na turma de altas habilidades da Secretaria de Educação. O intuito era não deixar que ele ficasse desestimulado com as aulas regulares. “Ele acabou passando para a turma de 12 anos. Tem aulas sobre ciência e outras coisas. Na escola ‘normal’, ele foi nomeado monitor da classe e, quando termina os exercícios mais rápido que todo mundo, vai nas carteiras ajudando os amigos”, diz Márcio.

O que deu grande reconhecimento ao garoto, no entanto, foi o livro Uma heroína e um Herói, publicado há dois anos, após grande esforço da família. A história rodou o Brasil e passou a ser utilizada por vários professores em salas de aula. Desde então, Ryan passou a ser requisitado para palestrar pelo país para contar a própria experiência.

HUGO BARRETO/METRÓPOLESmenino
O garoto já tem um livro publicado

Apesar da grande repercussão em cima do menino, ainda pequeno, Ryan afirma que não se sente incomodado. Eloquente, diz tratar com naturalidade os temas das diversas palestras. “Se é um assunto muito fácil, eu vou lá e falo. Se for algo mais difícil, como política, eu tenho um material para estudar”, explica.

Apesar da superdotação, o garoto faz questão de lembrar que ainda é criança. Gosta de brincar com amigos na rua onde mora, em Ceilândia, e assistir desenhos. Por sinal, foi assim que ele teve a ideia para lançar a hamburgueria Ryan Maia.

“Minha mãe queria abrir uma loja de doces, mas eu vi o Bob Esponja que trabalhava no Siri Cascudo e pensei: que tal termos uma lanchonete também? Fica a dica para os pais nunca dizerem que desenho não serve para nada”, diverte-se o menino.

1

Além de ajudar no empreendimento, criado com o próprio dinheiro arrecadado com palestras, ele estuda inglês, programação e oferece aulas pela internet. Mesmo com a agenda cheia, Ryan teve tempo de escrever novos livros. Um deles é continuação da obra de estreia e outro já está em fase final de produção, A Formiga Fora do Normal. “É a história de uma formiga que traça uma estratégia para afugentar o tamanduá do formigueiro onde ela mora”, adianta.

Dentre tantas coisas que Ryan já fez, ele revela um sonho ainda por realizar: ser ator. “Pretendo continuar como palestrante, mas ainda quero participar de um filme”, diz. Como protagonista”, ressalta.

Confira uma das aulas de Ryan:

Confira outros vídeos no canal de Ryam Maia no Youtube.

Criança de 03 anos desaparece na zona rural de Juína

 Divulgação

Divulgação

Na tarde deste sábado uma criança de apenas três anos de idade identificada como Luiza Victoria, desapareceu misteriosamente em um sítio na gleba Iracema 03 na zona rural do município de Juína.
 
As primeiras informações vieram através de um áudio de uma moradora vizinha da família que pediu ajuda nos grupos de whatssap para que fosse acionado o corpo de bombeiros e também para que algumas pessoas quisessem ajudar a procurar de forma voluntária pelo paradeiro da criança.
 
Um familiar da criança compareceu até a delegacia municipal de polícia e registrou um boletim de ocorrências, onde relatou que a família da criança mora no distrito de Filadélfia, onde a avó da criança que reside em um sítio saiu para o curral  da propriedade, sendo acompanhada pela neta de apenas 03 anos de idade, e quando terminou o trabalho, sentiu falta da menina, não a encontrando no local que havia deixado.
 
A avó da criança pediu ajuda aos vizinhos  para ajudar a procurar a criança, porém, não obtiveram êxito em encontra-la.
 
Uma equipe do corpo de bombeiros da 14ª CIBM já está no local juntamente com populares voluntários em busca da criança perdida.
 
Voltamos com mais informações...

Redução das coberturas vacinais em crianças menores de 5 anos

 Estudo qualitativo sobre os fatores econômicos, sociais, culturais e da política de saúde relacionados à redução das coberturas vacinais de rotina em crianças menores de 5 anos

Destaques

Para entender os motivos que estão levando as famílias a não vacinarem os filhos menores de 5 anos, o UNICEF realizou um estudo qualitativo sobre os fatores relacionados à redução das coberturas vacinais de rotina em crianças menores de 5 anos durante o período de novembro de 2019 a maio de 2020. O estudo apresentado consta de três partes: revisão sistemática da literatura sobre o tema, seguido por grupos focais com pais e/ou responsáveis por crianças menores de 5 anos e entrevistas de profundidade com especialistas na área de imunização.

capa do estudo mostra uma bebê no colo da mãe. o rosto da mãe não aparece na foto
Autor
UNICEF Brasil
Data da publicação
Idiomas
Português

Baixar o relatório

(PDF, 3,98 MB)

Reabertura segura das escolas

Orientações para a rede e comunidade escolar sobre como promover uma volta às aulas segura e garantir o direito à educação de crianças e adolescentes.
uma menina e um menino estão de costas um para o outro. eles estão de máscara.
UNICEF/BRZ/Manuela Cavadas