Prefeitura decreta situação de emergência após vendaval que atingiu diversos bairros em VG

 

Prefeitura decreta situação de emergência após vendaval que atingiu diversos bairros em VG
Temporal destelhou cerca de 100 residências, derrubou árvores e postes, interditou vias e causou prejuízos em prédios públicos e unidades de ensino [Foto - Matheus Guimarães]

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), decretou Situação de Emergência pública no município em razão do forte vendaval que atingiu a cidade na última quinta-feira (25), deixando um rastro de destruição em diversos bairros. O Decreto Municipal nº 81/2025 – que está publicado na edição desta terça-feira (30), no Diário Oficial - estabelece medidas imediatas para socorro, assistência e recuperação das áreas atingidas.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, o temporal destelhou cerca de 100 residências, derrubou árvores e postes, interditou vias e causou prejuízos em prédios públicos e unidades de ensino, como a Escola Estadual ‘Honório Rodrigues Amorim’, na Cohab Celestino Henrique, que teve parte do telhado arrancado e precisou ser interditada após vistoria.

Desde a noite do ocorrido, a Prefeitura vem mobilizando uma força-tarefa envolvendo Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana e Secretaria de Assistência Social. As equipes estão atuando na retirada de entulhos, desobstrução de ruas, levantamento de danos e apoio direto às famílias afetadas.

BAIRROS MAIS AFETADOS - Entre os bairros mais atingidos estão Residencial Júlio Domingos de Campos, Nova Esperança, Jardim Glória, Santa Isabel, Mapim, Jardim dos Estados e Celestino Henrique. Nestes locais, equipes continuam atuando em reparos emergenciais e no levantamento das necessidades mais urgentes da população.

O decreto de Situação de  Emergência terá vigência de 90 dias, podendo ser prorrogado conforme a necessidade.

DECRETO DE EMERGÊNCIA - O decreto assinado pela prefeita Flávia Moretti reconhece oficialmente a gravidade da situação e possibilita a abertura de créditos extraordinários, a requisição de bens e serviços e a contratação temporária de pessoal para garantir a resposta imediata ao desastre. Também estabelece que a Defesa Civil Municipal deverá elaborar relatórios detalhados dos danos, cadastrar as famílias atingidas e instruir o processo de reconhecimento da situação de emergência junto ao governo do Estado e à União.

“A nossa obrigação, enquanto gestão, é estar ao lado da população em momentos de dificuldade. Mobilizamos todas as secretarias necessárias e estamos prestando apoio imediato às famílias atingidas. Vamos trabalhar para que ninguém fique desamparado”, destacou a prefeita.

APOIO ÀS FAMÍLIAS - A secretária de Assistência Social, Cristina Saito, afirmou que o trabalho da Pasta segue focado, desde a semana passada, na identificação das perdas das famílias e na garantia de atendimento humanitário. “Estamos levantando a realidade das famílias, quais foram as perdas e quais situações enfrentam, para que possamos definir de que forma a Prefeitura vai apoiá-las”, explicou.

Já a Defesa Civil reforçou que segue monitorando as áreas afetadas e orientando os moradores. “Todos estamos trabalhando de forma conjunta para prestar o melhor atendimento. A prioridade é proteger as pessoas, auxiliar os moradores e garantir a segurança da cidade”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Jovanil Flores da Silva.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com