Investimento e Valorização profissional - Emanuel Pinheiro e Alex Vieira receberão homenagem pelos excelentes resultados na educação

Investimento e Valorização dos profissionais da Educação rende homenagem a Emanuel Pinheiro e Alex Vieira  receberão o Prêmio Educador Carlos Alberto Reyes Maldonado, Nota 10.


Ideb: Trabalho em equipe e comprometimento trazem resultados positivos à rede de ensino de Cuiabá

Cuiabá continua acumulando bons resultados nas avaliações - Desde que assumiu o Executivo Municipal, o prefeito Emanuel Pinheiro tem priorizado a Educação como uma das áreas imprescindíveis ao desenvolvimento da cidade. Entre as ações e investimentos no setor estão atividades de formação continuada, reformas, ordens de serviço para a construção de novas unidades educacionais e iniciativas teórico metodológicas para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem. 

De acordo com o coordenador do Movimento em Defesa dos Direitos Humanos das Crianças e dos Adolescentes, João Batista de Oliveira, a intenção do 
Prêmio Educador Carlos Alberto Reyes Maldonado Nota 10 é premiar os gestores públicos comprometidos com a educação e acima de tudo mostrar para a sociedade mato-grossense e para os demais prefeitos que é possível sim cumprir a Lei e investir mais recursos no ensino público. 
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) disse que é um privilégio receber este prêmio, “Me sinto muito feliz pelo reconhecimento. 


Emanuel Pinheiro mostrou que as promessas de palanque de investimento na educação pública são possíveis e não devem apenas ser usadas como uma maneira de ganhar votos durante as campanhas eleitorais, por isso ao invés de criticar os prefeitos que não cumprem a Lei, resolvemos fazer ao contrário e valorizar quem acredita no ensino público de qualidade como base do desenvolvimento do seu município”, afirmou Emanuel Pinheiro. Hoje podemos nos orgulhar e afirmar sem medo de errar que Cuiabá é modelo de gestão e qualidade para todo país”. Disse Batista.


Diretor João Batista - Um homem notável 
pela sua história de vida, dedicada à defesa 
dos Direitos Humanos
 das crianças e adolescentes
A professora Sandra que está há mais de 10 anos na escola municipal fez questão de ressaltar, que os investimentos na área transcendem a parte financeira. “Toda a trajetória de trabalho na rede permite que a gente possa fazer um comparativo entre as gestões. O que eu entendo é que 2016 foi um ano muito difícil para a Educação de Cuiabá, na minha opinião. Nós ficamos na expectativa de 2017. Foram muitas dificuldades e nós entendíamos que o governo que entrasse teria dificuldades. Mas, surpreendentemente, saímos de 2017, na minha visão, com saldo positivo. Me referindo especificamente à Secretaria de Educação, o Alex Vieira Passos, ele trabalha no intuito de diminuir essas dificuldades que tivemos em 2016 e 2017. Questões de manutenção de escola, atendimento, valorização enquanto profissional. Já que ele pegou a Secretaria com grandes dificuldades esta conseguindo um bom resultado, a perspectiva é de que 2019 seja ainda melhor. E quando eu falo isso, não falo apenas na questão financeira”, destacou. 

“Desde que assumimos a Prefeitura de Cuiabá, nossa preocupação tem sido investir na formação dos nossos alunos. Isso passa pela valorização dos profissionais da Educação e pela melhoria nas condições físicas das nossas unidades. Nossa gestão tem também investido em programas e projetos que fortaleçam a grade curricular e ações que tragam qualidade aos serviços oferecidos pela rede municipal de Educação, pensando sempre na inclusão e humanização, para que possamos atender realmente aquela parcela da população que mais necessita”, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro. 

Mais de 100 unidades da rede municipal de Educação de Cuiabá, entre creches, Centro Municipais de Educação Básica (CMEI) e Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), já passaram por algum tipo de manutenção corretiva ou preventiva, num período de aproximadamente 90 dias, a partir do mês de maio. 
O ativista destacou que a Educação de MT foi privilegiada com a atuação de Carlos Maldonado, por sua inteligência e percepção visionária", afirmou João Batista. 


Os serviços vão desde uma simples troca de lâmpada, até uma revitalização maior. De acordo com o secretário municipal de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, a determinação do Prefeito Emanuel Pinheiro é que todas as escolas seja atendidas de forma efetiva, para que possam oferecer a melhor condição física possível para os mais de 51 mil alunos matriculados na rede. 

As intervenções vão desde a limpeza de fossa, recuperação de instalações elétricas e hidráulicas, restauração de banheiros, revisão e recuperação de telhados e forros (principalmente em relação à goteiras), dedetização, limpeza e regeneração de caixas e reservatórios de água, pintura e outros serviços de revitalização. 

O ativista destacou que a Educação de MT foi privilegiada com a atuação de Carlos Maldonado, por sua inteligência e percepção visionária", afirmou João Batista.

O secretario de educação Alex vem comandando a secretaria com muita firmeza, dignidade e acima de tudo com muita responsabilidade. João Batista de Oliveira destacou que Alex Vieira tem demonstrado que é uma pessoa comprometida com a educação de Cuiabá, pautado pela ética, moral, disciplina, e acima de tudo dedicado e competente no que faz. 

“Falo isso com muita tranqüilidade porque sei que Alex Vieira esta fazendo e continuara fazendo um bom trabalho na busca pela excelência no ensino”, arrematou. 

IDEB - Cuiabá sobe dois pontos em relação a 2015 e supera meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, nos anos iniciais.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos avaliou os desafios que o município enfrenta, com uma rede de Ensino com mais de 50 mil alunos, 162 unidades e 6.589 profissionais. “Nosso grande desafio é manter os índices e crescer gradativa e consistentemente nas avaliações. Temos problemas de infraestrutura, heterogeneidade de público atendido, e outros, mas sabemos que com profissionais capacitados e comprometidos, focados em oferecer o melhor para o processo ensino aprendizagem, podemos superar esses desafios”, destacou.

Para avançar nesse crescimento, o prefeito Emanuel Pinheiro vem investindo na revitalização físicas e reequipando as unidades, retomando obras cuja construção estavam paradas e na formação dos profissionais da Educação. “Em 2019 além da formação, implantação de programas voltados para a melhoria física e revitalização das nossas unidades, como o ‘Climatizar é Humanizar’, que vai equipar 300 salas de aulas com ar condicionado até abril de 2019, vamos focar na alfabetização com o lançamento de um programa voltado para os alunos dos 1º e 2º anos, e ampliação de outros como o da Inteligência Emocional, cujos resultados positivos são evidentes e que podem refletir positivamente em toda a comunidade escolar. Estamos empenhados em implementar essas e outras ações, para que a nossa Capital, nos seus 300 anos, seja um exemplo de superação e avanço também na área da Educação”, ressaltou Emanuel Pinheiro.

Prêmio 

O coordenador João Batista de Oliveira apresentou indicação propondo a criação do Prêmio Educador Carlos Alberto Reyes Maldonado, a ser concedido anualmente pelo Movimento, à pessoa física e a entidades educacionais que se tenham destacado no desenvolvimento do ensino no âmbito estadual e municipal. A proposta prosperou, sendo aprovada por unanimidade, Pelo Parecer 106, de 18 de dezembro de 2017, resultando na Resolução n. 13/2017, que instituiu o referido Prêmio. 

Além das escolas e instituições, receberá ainda a homenagem empresas e organizações públicas ou privadas que estabeleceram parcerias com escolas para o desenvolvimento de projetos que contribuíram com a melhoria da qualidade da educação. Por último, serão homenageadas pessoas que prestaram relevantes serviços ao desenvolvimento da educação matogrossense. 

Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) Carlos Alberto Reyes Maldonado foi um dos mais importantes militantes da educação de Mato Grosso. Formado em Direito pela USP, Maldonado atuava há quase 30 anos na Unemat como professor de Ciências Sociais, junto ao curso de Direito no Campus de Cáceres. 
O professor Carlos Maldonado tem seu nome marcado na história da Unemat, pois era o diretor da Fundação Centro de Ensino Superior de Cáceres (FCESC) no período de 1989 a 1993, momento em que a Instituição amplia sua atuação para outros municípios de Mato Grosso além de Cáceres. Ele também foi o responsável por formular e implantar o projeto de criação da Universidade do Estado de Mato Grosso, sendo seu primeiro reitor. 

Ele ingressou na Instituição em 1986 como professor contratado, em seguida assumiu a função de coordenador da Instituição e após a criação da Unemat assume a função de reitor nomeado, sendo eleito em seguida para ocupar a função de reitor para comandar a Instituição em 1994 e ficou no cargo até 1996 quando renunciou para assumir a função de secretário de Educação de Mato Grosso, função que exerceu entre os anos de 1996 e 1997. Também foi secretário de Educação de Cuiabá entre os anos de 2000 a 2004, e exerceu a função de coordenador regional da Unesco em Mato Grosso e coordenador da Consulta da Carta da Terra no Brasil.

Fonte: João Batista de Oliveira
Portal Todos Contra a Pedofilia
Contato: 65 9 9236 3016