Nacional: Conselheiro Antônio Joaquim media debate sobre Marco Legal da IA e reforça legado na transparência pública

 

Simpósio discutirá impactos do Marco Legal da IA na transparência pública



A regulamentação do uso da inteligência artificial (IA) e seus reflexos para a administração pública estarão no centro dos debates do painel “Impactos do Marco Legal de Uso da Inteligência Artificial na Transparência Pública”, que integra a programação do Simpósio “Governança, IA e Transparência na Administração Pública”.

O painel contará com a participação de Mariana Montenegro, coordenadora do Laboratório de Inovação da Advocacia-Geral da União (AGU), e de Edmar Camata, presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e secretário de Transparência do Estado do Espírito Santo.
mediação será conduzida pelo conselheiro Antônio Joaquim, coordenador do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

“O conselheiro Antônio Joaquim é uma das maiores referências do país em transparência pública e controle social. Seu legado é de vanguarda, sempre buscando unir tecnologia, ética e responsabilidade na administração pública”, destacou o ativista e professor João Batista de Oliveira (Joãozinho), diretor do Portal Vidas e Direitos Humanos, ao elogiar a atuação do conselheiro.

A discussão ocorre em um momento crucial para o país, com a tramitação do Projeto de Lei nº 2338/2023, que estabelece o Marco Legal de Uso da Inteligência Artificial no Brasil. Já aprovado pelo Senado, o texto está atualmente em análise na Câmara dos Deputados.
A proposta define critérios para a classificação dos sistemas de IA conforme níveis de risco à vida humana e aos direitos fundamentais, além de distinguir duas categorias principais de aplicação: inteligência artificial e inteligência artificial generativa.

A regulamentação busca oferecer parâmetros para o uso ético, seguro e transparente das tecnologias de IA, com impactos diretos sobre a formulação de políticas públicas, o acesso à informação e o controle social — temas que estão no centro da trajetória de Antônio Joaquim à frente do PNTP, reconhecido nacionalmente por promover um novo paradigma de transparência ativa nos portais públicos brasileiros.

“O trabalho de Antônio Joaquim transformou a transparência pública em um instrumento real de cidadania. Ele conseguiu aproximar o cidadão do controle social, e isso é uma revolução silenciosa que merece ser celebrada”, afirmou João Batista.


Saiba mais sobre os painelistas

Edmar Camata – Presidente do Conaci e secretário de Transparência do Estado do Espírito Santo, é mestre em Políticas Anticorrupção (Universidade de Salamanca – Espanha). Nos últimos anos, foi responsável por alçar o Espírito Santo ao posto de estado mais transparente do Brasil, segundo rankings da Transparência Internacional e da CGU.

Mariana Montenegro – Coordenadora do Laboratório de Inovação da AGU, é mestre e especialista em Administração Pública e Governo pela FGV e possui certificação profissional em Compliance Anticorrupção. Atua como docente e palestrante em temas de ética, integridade e inovação na gestão pública.


Saiba mais sobre o simpósio

Data: 4 de novembro de 2025, a partir das 8h30
Local: Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados, Brasília

Público-alvo: parlamentares, gestores e servidores públicos.
Vagas: 250 (com certificado emitido pela Frente Parlamentar Mista pela Transparência Pública e pela Atricon).


Organização e apoios

O simpósio é promovido pela Atricon, em parceria com a Frente Parlamentar Mista pela Transparência Pública, e conta com apoio de entidades como o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC)Instituto Rui Barbosa (IRB)IDPIGCPRede Governança Brasil e Serafim Assessoria Parlamentar, além de parcerias com entidades municipalistas.


Programação em destaque

  • 9h – Abertura oficial:
    Com o presidente da Atricon, Edilson Silva, e o deputado Acácio Favacho, presidente da Frente Parlamentar da Transparência.

  • 9h30 – Palestra:
    “Transparência, consenso e inovação: novos caminhos para o Controle Externo”, com o conselheiro do TCE-MT, José Carlos Novelli.

  • Painel 1 – Governança e Inovação no Setor Público
    Com o ministro Augusto Nardes (TCU) e o secretário-executivo Roberto Pojo (MGI), sob mediação do conselheiro Cezar Miola (TCE-RS).

  • Painel 2 – Impactos do Marco Legal de Uso da IA na Transparência Pública
    Com Mariana Montenegro (AGU) e Edmar Camata (Conaci), mediação de Antônio Joaquim (Atricon).

  • Painel 3 – Inovação no Controle Público: IA como Ferramenta de Governança e Transparência
    Com o ministro Vinícius Marques de Carvalho (CGU) e o conselheiro Carlos Neves (TCE-PE).

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com