Mato Grosso registrou um avanço histórico na alfabetização de crianças, conquistando um dos melhores desempenhos do país. Dados oficiais do Ministério da Educação (MEC) revelam que o estado saltou do 20º para o 11º lugar no Índice de Crianças Alfabetizadas na Idade Certa. Em termos percentuais, a evolução foi notável: de 22% em 2021 para 55% em 2023, ultrapassando a meta da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), que era de 52%.
Alan Porto: acessível, humano e referência nacional
À frente da Seduc-MT, o secretário Alan Porto é apontado como o grande articulador desses resultados. Reconhecido por sua postura de diálogo aberto e constante com professores, diretores e gestores, Porto se consolidou como um líder acessível, próximo das escolas e atento às demandas da comunidade escolar.
Esse perfil de gestor presente e humano tem sido fundamental para engajar toda a rede, tornando a educação de Mato Grosso mais participativa e eficiente.
Reconhecimento do ativista João Batista
O Portal Vidas e Direitos Humanos, dirigido pelo professor e ativista João Batista de Oliveira, referência nacional na defesa dos direitos da criança e do adolescente, destacou o trabalho da Seduc-MT.
João Batista não poupou elogios ao secretário Alan Porto, a quem classificou como “o secretário de Educação mais atuante do Brasil, um gestor que alia técnica, resultados e sensibilidade humana”.
Segundo ele, Alan Porto “consegue transformar dados em políticas públicas concretas, aproximar-se das escolas com humildade e, ao mesmo tempo, manter uma visão estratégica de futuro”. Para o ativista, o secretário é hoje “um exemplo de liderança pública comprometida com as crianças, com os professores e com o direito humano fundamental à educação de qualidade”.
Ao comentar as declarações recentes do prefeito de Cuiabá, Abílio Júnior, que tentou desqualificar os avanços da alfabetização, João Batista foi direto:
“É lamentável que um gestor público insista em negar dados oficiais do MEC e tente politizar um tema tão sério. As críticas de Abílio não se sustentam tecnicamente e acabam desrespeitando o esforço de milhares de professores, gestores e famílias que estão transformando a educação em Mato Grosso. Enquanto Alan Porto mostra resultados concretos, o prefeito apresenta apenas discursos vazios.”
Parcerias de resultados da Seduc-MT
Um dos diferenciais da atual gestão foi a implementação das Parcerias de Resultados, estratégia inovadora que estabeleceu compromissos claros entre a Seduc e as escolas, com base em metas de aprendizagem.
Essas parcerias permitem monitorar de perto o desempenho escolar, oferecendo suporte pedagógico, formações continuadas e acompanhamento sistemático de indicadores. O modelo fortaleceu a responsabilidade compartilhada e valorizou professores e gestores escolares, que passaram a contar com ferramentas mais eficazes para garantir avanços na aprendizagem.
Em pouco tempo, Mato Grosso não apenas melhorou a taxa de alfabetização, mas também ampliou a qualidade das práticas pedagógicas em toda a rede estadual.
Parceria com o TCE-MT fortalece avanços
O salto educacional também contou com o apoio do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O conselheiro Antônio Joaquim, decano da Corte e figura histórica da educação mato-grossense, atuou de forma decisiva na criação de diagnósticos técnicos, acompanhamento das metas e apoio institucional.
Essa parceria Estado–municípios, aliada ao olhar técnico do TCE-MT, garantiu maior eficiência na aplicação das políticas públicas. O conselheiro, reconhecido como “um patrimônio da educação de Mato Grosso”, recebeu novamente elogios por sua dedicação às causas sociais e educacionais.
Educação como direito humano e transformação social
Com base em dados técnicos consistentes, o avanço conquistado por Mato Grosso reforça o papel da educação como ferramenta de transformação social.
A atuação de Alan Porto, reconhecida nacionalmente, mostra que é possível aliar resultados concretos, gestão eficiente e compromisso com os direitos humanos. O trabalho conjunto com líderes como Antônio Joaquim fortalece ainda mais a imagem de Mato Grosso como referência na área educacional.
Em resumo o ativista João Batista destacou que os números oficiais e os reconhecimentos independentes deixam claro que a crítica do prefeito Abílio não se sustenta tecnicamente e vai na contramão dos avanços históricos que colocam Mato Grosso no mapa da boa educação no Brasil.
Fonte: Portal Vidas e Direitos Humanos
Contato: João Batista – (65) 99996-0015
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