http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=415257
Candidatos a prefeito de Cuiabá cogitam reestruturar o staff com a criação de secretarias e “ressurgimento” de instituto no município
|
Da Reportagem
Além de projetos nas aéreas de saúde, educação, infraestrutura e segurança pública, os postulantes ao cargo de prefeito de Cuiabá nas eleições deste ano também têm apostado na reforma administrativa para convencer os eleitores.
O candidato pelo PSD, Carlos Brito, pretende implantar duas novas Pastas caso seja eleito prefeito da Capital no pleito de outubro deste ano. Além da de Combate à Violência (ver matéria abaixo), o social-democrata quer criar a Secretaria Municipal dos Bairros.
“Quando se enxerga a cidade a partir de um olhar das comunidades, dos bairros a gente percebe de uma maneira muito mais clara e nítida as carências, as dificuldades, os serviços que precisam ser aprimorados e as obras que precisam ser implementadas”, destacou Brito, que complementa: “entendendo a cidade como um corpo só, com os mesmos deveres e direitos. A Secretaria de Bairros vai fortalecer as atuais administrações regionais, descentralizando obras, ações e serviços da prefeitura”, destacou.
Pela proposta do candidato, que já foi secretário da atual gestão, as regionais atenderão todas as questões burocráticas dos bairros, como emissão de alvará e assuntos relacionadas ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), bem como ao Imposto sobre a Transferência de Bens Imóveis (ITBI).
Além disso, ficará responsável por fazer a ponte entre os bairros e a secretaria.
O candidato socialista Mauro Mendes, que também prevê a criação de uma secretaria voltada para a segurança pública, quer implantar a pasta de Projetos.
Segundo ele, trata-se de um núcleo completamente técnico que contará com a participação de profissionais de diversas áreas. O objetivo é ter um órgão específico para gerenciar a elaboração dos projetos estratégicos do município.
O socialista acredita que, com isso, também poderá garantir maior captação de recursos.
O vereador Lúdio Cabral (PT) é outro que segue a mesma linha. Ele leva em seu plano de governo a proposta de um núcleo voltado para área de segurança.
Além disso, afirma que quer recriar o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano (IPDU), que foi extinto no governo do atual prefeito Chico Galindo (PTB).
Segundo ele, este “setor” é de extrema importância, pois garante ao município um plano de desenvolvimento a longo prazo.
Para isso, Lúdio iria extinguir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e passar suas funções mais técnicas para a “nova” autarquia. As demais tarefas da Pasta passariam a ser executadas pela Secretaria de Meio Ambiente.
“Isso é muito importante para Cuiabá. Para se ter uma ideia, essas obras de mobilidade urbana que hoje estão acontecendo aí por conta da Copa do Mundo já haviam sido pensadas na década de 90 por técnicos do IPDU”.






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com