Magistrada de Várzea Grande definiu a emissora do Grupo Zahran como a responsável por veicular a propaganda eleitoral gratuita no município
A juíza da 49ª Zona Eleitoral de Várzea Grande, Marilza Aparecida Vitório, escolheu a TV Centro América, afiliada da Rede Globo, como a responsável pela veiculação da propaganda eleitoral gratuita do município. A medida acabou beneficiando o candidato a prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), que aparece à frente nas pesquisas de intenção de voto. Isso porque a emissora escolhida é a que possui maior índice de audiência.
Os demais postulantes ao cargo de prefeito da Capital apostam no início do horário eleitoral gratuito para reduzir a ampla vantagem que Mendes possui nas pesquisas. Sem a principal emissora do Estado para veicular sua propaganda, os candidatos temem conseguir um menor grau de penetração no eleitorado.
Os demais postulantes ao cargo de prefeito da Capital apostam no início do horário eleitoral gratuito para reduzir a ampla vantagem que Mendes possui nas pesquisas. Sem a principal emissora do Estado para veicular sua propaganda, os candidatos temem conseguir um menor grau de penetração no eleitorado.
Em contrapartida, os candidatos várzea-grandenses serão mais notados. Os cinco candidatos a prefeito e os 366 a vereador poderão expor suas propostas em dois blocos diários de 30 minutos cada, sendo um ao meio-dia e outro, às 19h30.
Além disso, os candidatos contam com as inserções que ocorrerão no decorrer de toda a grade de programação da emissora.
O plano de mídia para o horário eleitoral será elaborado em conjunto pelos partidos políticos de Várzea Grande, com as coligações majoritárias e proporcionais.
A magistrada convocou todos para uma reunião no próximo dia 9, a ser realizada na Casa da Democracia. As emissoras de rádio de Várzea Grande também foram chamadas para a reunião.
Na ocasião, também será realizado o sorteio da ordem de veiculação da propaganda de cada partido político ou coligação. O sorteio determina a ordem de veiculação no primeiro dia do horário eleitoral gratuito, nos termos dos artigos 37 e 39 da Resolução TSE 23.370.
A ordem de veiculação dos dias subsequentes é formada de maneira automática pelo sistema da Justiça Eleitoral, alternando a veiculação de cada partido ou coligação.
Além disso, todos deverão indicar formalmente as pessoas autorizadas a entregar as mídias contendo os programas que serão veiculados. Eles também deverão informar o telefone em que estas pessoas poderão ser encontradas em caso de emergência.
Da mesma forma, a Centro América deve formalizar seu endereço e telefone, bem como o número do fac-símile pelo qual receberá ofícios, intimações ou citações.
A emissora também deve informar o nome do representante ou procurador legal que responda pela empresa e possa receber citações pessoais em seu nome e também fornecer os nomes daqueles que ficarão responsáveis pelo recebimento das fitas e mapas de mídia.
Escolha - A decisão da juíza foi embasada na Resolução 1.111/2012 do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que autorizou a veiculação de propaganda política eleitoral na televisão para Várzea Grande, já que o município não possui emissora de TV própria. A escolha, entretanto, se deu após análise técnica de cada emissora da Capital.
Apesar da decisão da magistrada, a legislação eleitoral não impede que a TV Centro América veicule também o horário eleitoral de Cuiabá. No entanto, por conta do tempo reduzido, das inserções e de uma possível confusão que isso pode causar, a medida pode ser inviável.
Em 2008, o horário eleitoral foi concedido a Várzea Grande de outra forma. A juíza da época determinou que todas as emissoras da Capital reduzissem o tempo de propaganda gratuita dos candidatos de Cuiabá para inserir também os de Várzea Grande. Desta forma, todas as emissoras passavam as mídias de Cuiabá e Várzea Grande.
Por: Kamila Arruda
Fonte: Diário de Cuiabá
Fonte: Diário de Cuiabá






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com