Candidatos "apelam" para conquistar o voto do eleitorado

Visitar feiras livres, andar de ônibus e até comer no “bandejão” são algumas das táticas de campanha

Lorena Bruschi/Assessoria
Clique para ampliar 
Guilherme Maluf passeia de ônibus por Cuiabá, mas evitou os horários de pico, quando os veículos estão lotados
LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO
Os candidatos à Prefeitura de Cuiabá têm pautado o começo de campanha por agendas que tentam aproximá-los das camadas populares.
Os que mais chamam a atenção com suas incursões são os dois candidatos considerados "da elite" - o empresário Mauro Mendes (PSB) e o médico e deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB).
Mendes e Maluf, por exemplo, almoçaram no Restaurante Popular, mantido pela Prefeitura, e que serve bandejão ao preço de R$ 1,50; por mais R$ 0,75, o cliente leva também um suco.
O tucano não se
Aelson Ribeiro/Assessoria
Maluf almoça em Restaurante Popular
cansou de elogiar o serviço e o cardápio – o tradicional “cozidão” cuiabano, acompanhado de arroz, feijão e salada.

Maluf se empolgou tanto que prometeu até construir mais duas unidades do restaurante: na região do CPA e no Coxipó.
Outro "apelo" do tucano foi andar de ônibus coletivo pelas ruas da Capital. Na manhã de sexta-feira (3), Maluf pegou um ônibus na Av. Fernando Corrêa e foi até à Praça Ipiranga; de lá, seguiu para o Terminal do CPA I – tudo devidamente fora do horário de pico.
O candidato disse ter enxergado diversos problemas nos ônibus e, no trajeto, reclamou das calçadas e da falta de sinalização nos pontos, e prometeu equipar a frota com ar-condicionado, caso seja eleito.
“Um candidato tem que ser presente onde o povo está. Não pode se omitir e ter receio de encarar os problemas de sua cidade”, disse Maluf.

Da Assessoria
Maluf promete ciclovias em Cuiabá
Outro destaque na campanha do candidato tucano é a adoção da bandeira da sustentabilidade ambiental, com especial atenção aos ciclistas.

Guilherme Maluf até pedalou nas ruas de Cuiabá, e prometeu 100 km de ciclovias – embora haja dúvidas se a causa tem realmente apelo popular, em uma cidade com mais de 300 mil carros.
Pastel e bandejão
No caso de Mauro Mendes, expedições gastronômicas pautam a agenda eleitoral. Além do bandejão, seu cardápio de campanha inclui muito pastel e caldo de cana.
As visitas a feiras livres nos bairros se tornaram a marca de sua campanha. Segundo definição do próprio candidato, as feiras são os melhores locais para conversar com a população dos bairros, ouvir suas necessidades e reivindicações.
Além de usar as feiras como local estratégico para se aproximar do povo, o candidato prometeu melhorar a estrutura desses locais, como providenciando a instalação de banheiros públicos.
A mais beneficiada seria a tradicional feira do Mercado do Porto, que Mendes pretende transformar em ser um ponto turístico da capital.
Divulgação
Mendes divide pastel com a esposa Virgínia

Copa do Mundo
O candidato Lúdio Cabral (PT) é outro que não dispensa visitas a feiras – embora elas tenham sido em número bem menor que as de seu adversário.
Caminhadas pelas ruas de bairros são recorrentes em sua agenda, assim como reuniões com sindicatos e associações.
Lúdio que explorar, ainda, a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apontado em pesquisas como o melhor cabo eleitoral deste pleito.
O petista tem investido, também, nos elogios às obras da Copa 2014, aproveitando que tem o apoio do Governo do Estado, que está tocando a maioria
Divulgação
Mendes promete melhorias no Mercado do Porto
absoluta das obras relacionadas ao Mundial em Cuiabá, e do Governo Federal, “que trouxe a Copa para o Brasil”.
Lúdio capitaliza eleitoralmente com discursos como a defesa do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e a exaltação das transformações pelas quais Cuiabá passará, em função das obras da Copa.
Movimento comunitário
O candidato Carlos Brito (PSD), por sua vez, já construiu sua candidatura totalmente apoiada em elementos com forte apelo popular.
Oriundo do movimento comunitário, Brito, que foi presidente do bairro Parque Cuiabá, escolheu como vice o pastor evangélico Paulo Roberto (PSD), da Igreja Assembleia de Deus.
Com uma campanha ainda tímida, que não ganhou as ruas de forma intensiva, Brito se dedica a reuniões fechadas, e trabalha para assegurar o apoio de associações de moradores e sindicatos.
Algumas frases proferidas com frequência nos eventos de sua candidatura, como “um candidato que saiu dos bairros para o centro”, “prefeito comunitário” e “a vez dos bairros chegou” dão o tom da campanha.
Aquecimento 
Reprodução/Facebook
Lúdio quer Lula de cabo eleitoral

Os candidatos Adolfo Grassi (PPL) e procurador Mauro Lara de Barros (PSOL) ainda não colocaram, efetivamente, suas campanhas nas ruas, e não estão divulgando suas agendas.
Ambos aguardam o começo do horário eleitoral gratuito na TV, em 21 de agosto, para intensificar o contato com os eleitores. Ambos não têm estrutura para montar grandes cenários.
 Mídia News

Reprodução
Carlos Brito se apoia em movimentos sociais


0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com