Após giro por Emirados e China, Abilio reassume prefeitura





Abilio Brunini esteve nos Emirados Árabes e na China por duas semanas, buscando soluções em transporte inteligente, sustentabilidade e desenvolvimento urbano. Vice-prefeita Vânia Rosa assumiu a gestão durante a ausência.



Assessoria
Única News
Da Redação




O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), retornou nesta segunda-feira (10) ao comando do Executivo municipal, após uma agenda de duas semanas nos Emirados Árabes Unidos e na China. O objetivo da missão internacional, segundo ele, foi buscar parcerias e soluções em áreas como mobilidade urbana, sustentabilidade e atração de investimentos.

Durante a ausência, a vice-prefeita, Vânia Rosa, ficou responsável pela gestão da capital mato-grossense.

A viagem começou com a participação em um encontro de prefeitos nos Emirados Árabes e seguiu com um roteiro técnico que incluiu cidades chinesas como Beijing, Shanghai, Suzhou e Yiwu.

O tema central da agenda na China foi a mobilidade urbana. O prefeito e sua comitiva tiveram contato com tecnologias de transporte avançadas, como o ART (Autonomous Rail Transit) e o DRT, além de sistemas de ônibus elétricos e soluções de logística integrada.

A delegação visitou empresas de veículos automáticos, fábricas de alta tecnologia e centros de pesquisa, especialmente na cidade de Suzhou, reconhecida por sua inovação urbana.

Além da mobilidade, a comitiva de Cuiabá apresentou aos parceiros internacionais o potencial econômico e as oportunidades de negócios da capital, incluindo a Expoagro 2026 e projetos de desenvolvimento sustentável, infraestrutura e agronegócio, visando transformar Cuiabá em uma cidade mais conectada e inteligente.

Comitiva e próximos passos

A delegação brasileira que acompanhou o prefeito era composta pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura, Fernando Medeiros, e pelos vereadores Eduardo Magalhães e Demilson Nogueira.

Ao reassumir o cargo, o prefeito Abílio Brunini classificou a missão como "extremamente produtiva", destacando que ela "abriu portas concretas" para avanços em mobilidade, tecnologia e atração de investimentos.

“Nos próximos dias vamos divulgar novidades importantes e apresentar à população o que vimos, o que estudamos e o que pode ser implantado na nossa cidade”, afirmou Brunini.

A expectativa é que a Prefeitura inicie ainda este mês uma série de reuniões internas, com o envolvimento do Governo do Estado e instituições locais, para analisar os relatórios técnicos e definir quais tecnologias e modelos de cooperação internacional serão priorizados para aplicação em Cuiabá.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com