Emanuel Pinheiro cristaliza imagem de "prefeito do povo"
Deu na Folha de SP MARCIA PINHEIRO: Programa que dará auxílio a órfãos de vítima de feminicídio é destaque nacional
O programa da Prefeitura de Cuiabá que dará renda aos órfãos de vítimas de feminicídio ganhou destaque nacional do jornal online Folha de São Paulo. A ação idealizada pela primeira-dama Márcia Pinheiro foi publicada na coluna da jornalista Mônica Bergamo. Leia AQUI. Os beneficiários serão definidos pelo Comitê Gestor do programa Solidariedade em Ação e o valor será de meio salário mínimo, equivalente a R$ 606.
==============================================================
Mulher forte, atuante e participativa Marcia Pinheiro primeira-dama de Cuiabá
Marcia Pinheiro ao longo destes meses não foge em nada as promessas do marido. |
Marcia Pinheiro foi muito elogiada na cidade quando abriu mão do cargo e salário de secretária |
Marcia Pinheiro encanta as crianças nas unidades de ensino do município |
O que podemos perceber é que Cuiabá ganhou uma primeira-dama atuante, competente e sensível aos problemas da população, afirmou João Batista de Oliveira |
Leia mais:
Emanuel Pinheiro prefeito de Cuiabá destaca ações de fortalecimento da economia na pandemia
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, destacou durante live em suas redes sociais, na noite desta terça-feira (11), as ações realizadas para amparar a população nesse período de pandemia causado pelo novo coronavírus. Além dos investimentos na reestruturação da saúde para atender às vítimas, o chefe do Executivo Municipal proibiu o aumento na conta de água e corte em caso de atraso no pagamento, vetou ainda a majoração da tarifa em 2020 e 2021, além de prorrogar os prazos de vencimentos de taxas cobradas de taxistas e motoristas de aplicativos. Ainda foram entregues mais de 240 mil kits do Programa Alimentação Escolar para estudantes em situação de vulnerabilidade.
O prefeito também criou o programa Renda Solidária I e II, com pagamento do auxílio de R$ 500, pelo período de três meses. Na primeira edição, mais de 1,6 mi autônomos, entre eles, catadores de materiais recicláveis, feirantes, ambulantes, motoristas do transporte escolar e carroceiros foram beneficiados. Na segunda edição, outras 400 pessoas que atuam no Aterro Sanitário, serão contemplados.
Outro ponto, trata-se da implantação do Hotel Albergue, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro, para proteger pessoas em situação de rua da vulnerabilidade ao coronavírus.
Outras ações de fortalecimento destacadas por Pinheiro foram realizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura, por meio do programa ‘Pra Frente Cuiabá’. Uma delas é o Cuiabanco, que visa melhorar a renda e a geração de empregos disponibilizando uma linha de crédito ao pequeno empreendedor com juros zero, oportunizando o crescimento da economia. A proposta já foi aprovada na Câmara Municipal e sancionada pelo Executivo.
“O Cuiabanco é uma grande agência de fomento cuiabano para potencializar os micros e pequenos empreendedores que querem fazer o seu negócio e não têm, às vezes, a condição mínima de ir ao banco e conseguir um empréstimo. Nessa proposta do Cuiabanco, dentro do Pra Frente Cuiabá, a Prefeitura pagará, inclusive, os juros e caberá ao empreendimento pagar o capital. Então, é uma forma de ajudar a impulsionar a economia cuiabana, principalmente, do micro e pequeno empresário com foco na geração de emprego e renda e, principalmente, em economia criativa e solidária”, disse o prefeito.
Outra ação que teve reconhecimento pelos resultados positivos foi o Qualifica Cuiabá, programa idealizado pela primeira-dama, Márcia Pinheiro, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com SESI, SENAI, SEBRAE e FECOMÉRCIO, com objetivo de desenvolver as habilidades dos cidadãos para o fomento na geração de renda familiar e na qualificação profissional para o mercado de trabalho.
“Investimos no Qualifica Cuiabá, programa da primeira-dama Márcia Pinheiro, que já qualificou mais de 3,5 mil mulheres que ajudam hoje na renda dos seus maridos e que se tornaram a líder do orçamento familiar. Temos caso de maridos que deixaram seus empregos para trabalharem com negócio de suas esposas, fruto do Qualifica Cuiabá que tem sido um sucesso e que vamos ampliar agora”, pontuou Pinheiro.
Estado denuncia suspensão de atendimentos em hospital
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) denunciou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público Estadual (MPE) a suspensão dos atendimentos de novos pacientes de covid-19 no Pronto-Socorro de Cuiabá. Segundo a Secretaria, apesar de ter 25 leitos pactuados com o Estado, a unidade se recusa a receber novos pacientes.
São 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e 5 infantis. O Estado paga para que o município mantenha esses leitos e atenda pacientes do interior de Mato Grosso.
Após cobrança da SES à Prefeitura de Cuiabá, o Executivo municipal respondeu que a suspensão ocorre por causa da falta de insumos básicos para o atendimento dos pacientes.
Leia também - Sindimed entra com ação contra seletivo da Saúde
Essa falta de itens para o trabalho foi verificada através de vistorias realizadas no hospitais entre os dias 6 e 10 de janeiro.
De acordo com o documento enviado ao TCE e MPE foi identificada a falta de insumos como fita para dextro, esparadrapo, micropole, desarne, torneirinha para equipo soro, teicoplamina, amicacina, fita crepe, metadona, lorazepan, equipo de bureta e prometazina.
Em razão da ausência de medicamentos e insumos básicos para o tratamento adequado dos pacientes bem como o custeio mensal para a devida operação desses leitos, a SES notificou os órgãos de controle para que as irregularidades sejam sanadas sob pena de bloqueio dos leitos e suspensão do cofinanciamento estadual.
Além dos órgãos de controle, a pasta também notificou a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá para que sejam tomadas as devidas providências. (Com informações da assessoria)
CUIABÁ: Atuantes na vacinação da COVID-19 são homenageados pelo portal em defesa dos Direitos Humanos