http://www.hipernoticias.com.br/TNX/conteudo.php?sid=169&cid=16786
Petista promete dobrar número de equipes do PSF e criar de 25 a 30 núcleos de apoio na capital
RENÊ DIÓZ
Médico de atuação na atenção primária, o candidato petista à Prefeitura de Cuiabá, Lúdio Cabral, comprometeu-se a dobrar o número de unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) e implantar de 25 a 30 núcleos de apoio ao programa na capital durante encontro com profissionais da rede pública nesta quarta-feira (1). “O público pode funcionar”, garantiu o candidato.
Hugo Dias/HiperNotícias |
“Cuiabá tem condições de ter de 25 a 30 núcleos de apoio ao PSF e até 120 equipes do programa trabalhando”, assegurou o petista. Hoje, Cuiabá não possui sequer um núcleo de apoio ao PSF e conta com pouco mais da metade – 63 – do número de equipes. A injeção de força no programa é uma aposta do petista para tornar Cuiabá “um foco de resistência de um SUS (Sistema Único de Saúde) que funcione”.
Conforme argumentou o postulante, é na atenção primária que inúmeros problemas de saúde encarados pela atual rede pública poderiam ser solucionados, reduzindo naturalmente a demanda para outros setores da rede.
“Um terço da população está sem cobertura da atenção primária, onde no mínimo 80% dos problemas são solucionáveis”, apontou Lúdio, denunciando também a escassez de recursos básicos para o funcionamento deste setor hoje.
Como exemplos, ele mencionou a defasagem da lista básica de medicamentos que deve ser obrigatoriamente disponibilizada para todo cidadão (a lista foi elaborada há cerca de 40 anos); os equipamentos de tecnologia obsoleta fornecidos para o trabalho dos profissionais da saúde; a falta de aparelhos básicos nas unidades, como eletrocardiogramas.
Além dos materiais, os recursos humanos estão defasados na atenção primária. O candidato defendeu a contratação de psicólogos, nutricionais, fisioterapeutas e professores de educação física, entre outros, para integrar os quadros do PSF em seus núcleos de apoio, idealizados pelo governo federal para agregarem profissionais de diversas áreas da saúde, estendendo o alcance e multiplicando as ações da atenção básica. Cada núcleo dá suporte a até 20 equipes de PSF.
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com