Câmara realiza sessão extraordinária hoje


A Câmara de Várzea Grande vai interromper o recesso parlamentar nesta quarta-feira (24) para apreciar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014 e o Plano Plurianual do município. As mensagens já deveriam ter sido votadas antes do início das “férias” dos vereadores.

A realização da sessão extraordinária foi decidida durante uma reunião requerida pelo vereador e líder do Executivo na Casa, Kalil Sarat Baracat de Arruda (PMDB). O encontro ocorreu na noite da última segunda-feira (22).

“Foi solicitado por maioria absoluta dos vereadores a realização de duas sessões extraordinárias, sem ônus para o município”, explica o presidente da mesa diretora, vereador Waldir Bento (PMDB).

As matérias já deveriam ter sido apreciadas, no entanto, por conta de um pedido de vistas, o Legislativo entrou em recesso sem as aprovações.

Diante do fato, o prefeito Walace Guimarães (PMDB) solicitou à presidência da Câmara uma convocação emergencial dos parlamentares.

O orçamento estimado para o município, segundo a primeira versão da matéria, é de R$ 383 milhões. Waldir, contudo, diz que o valor deve sofrer aumento, caso haja uma revisão do texto.

A tendência, inclusive, é que tal alteração de fato ocorra. Isso porque as comissões de Finanças e de Orçamento do Legislativo já teriam identificado falhas no projeto.

As divergências seriam entre o valor estimado de gastos do Executivo e a dotação orçamentária (previsão de recursos disponíveis). Os dados já foram debatidos em uma reunião com os secretários municipais de Planejamento e Finanças, mesmo assim, Waldir não descarta a possibilidade de aprovação de emendas. (KA)