Fonte: G1

Hemopa pede para que voluntários continuem a comparecer. Doações ajudam mais de 200 hospitais no Pará.
Foto de Carlos Borges/O Liberal
Mais de 13 mil pacientes precisam regularmente de sangue no Pará. Doações abastecem mais de 200 hospitais no estado.
A Fundação Hemopa do Pará pede aos doadores que ajudem a aumentar os estoques de sangue no mês de julho. O órgão precisa manter um média de 250 doações/dia para assegurar atendimento transfusional para cerca de 200 hospitais no estado, mas recebeu cerca de 1.469 doações a menos nos últimos dias de férias, mesmo com o apoio de instituições públicas e privadas para reforçar o estoque estratégico.
Além de Belém, a mobilização também ocorre nos municípios de Castanhal, Marabá, Santarém, Altamira, Abaetetuba, Tucuruí, Redenção e Capanema. “Muitas pessoas estão de férias, mas outras precisam de sangue para sobreviver”, lembrou Juciara Faraias, da Gerência de Captação de Doadores (Gecad) do Hemopa.
A campanha “Neste verão dê um banho de cidadania. Doe sangue”, porém, registrou um aumento de 23% nas doações em relação ao ano passado e já recebeu 3.281 doações.
Em todo o estado cerca de 13.500 pessoas são cadastradas nos hemocentros para receber transfusões de sangue. A maior parte dos pacidentes regulares sofre com a anemia falciforme, doença que atinge o sistema circulatório do paciente. "Sem sangue nos podemos perder movimentos e até morrer", explica Arcilene Santiago, que há mais de dez anos combate a doença e recebe todos os meses uma bolsa de sangue. "Nós dependemos dos doadores para sobreviver", conta.






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com