Carlos Brito quer descentralizar Secretarias em Cuiabá

Ao invés de uma Secretaria, Cuiabá pode ter quatro Secretarias por região, de cada segmento, para organizar os trabalhos, na saúde, educação, infrainstrura, esporte e lazer entre outras.

Fernanda Leite  / Cuiabá-MT
Uma proposta diferenciada pode ser colocada em prática, caso o candidato a prefeito por Cuiabá, Carlos Brito (PSD) seja eleito: a descentralização administrativa que vai possibilitar a  transformação de Cuiabá em um grande “condomínio”.
A idéia é dividir pelas quatro regiões da Capital, pólos de gerenciamento em que cada regional terá a obrigação de manter a todas as instruções de serviço naquele local. Segundo Brito, serão descentralizadas as gerências de saúde, cultura, infraestrutura, maquinários e outros.
“Como o gerenciamento será localizado a sociedade terá facilidades para exercitar uma importante tarefa: o controle externo sobre a gestão pública, incluindo aí, a fiscalização do trabalho do prefeito”, explica Brito.
Na saúde
A proposta de Brito - mesmo repisando um discurso velho que vem se arrastando por diversos gestores - é modernizar o Pronto Socorro de Cuiabá, além da implementação das UPAS, unidades que vão descentralizar a urgência e emergência. Cabe a observação de que, neste caso, a proposta já vem sendo colocada em pratica pelo atual prefeito Chico Galindo (PTB).  “Quero o fortalecimento do Programa da Saúde da Família – PSF, e medidas de gestão na área laboratorial para desafogar o P.S de Cuiabá”, propõe o candidato.
Além disso, Brito pretende, informatizar os dados do Sistema Único de Saúde - SUS, para que Cuiabá possa ter gerenciamento quando atende pacientes de outras regiões com o intuito de fazer com que o Estado arque com as despesas desses doentes.
“O município pode cumprir com suas obrigações. È preciso realizar um balanço de atendimento e saber se o município está fazendo o papel do Estado já que não há, ainda, como saber quantos pacientes de fora são atendidos. Sabe-se apenas que o Pronto Socorro não suporta a demanda, pois contrata um número x de serviço, mas logo superado pela procura por pacientes de outras regiões”, explica.
Educação
Para a área da educação, as propostas do candidato centram-se na qualificação continuada dos professores mediante convênio com a Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.
Brito também vai modernizar, através da informatização, o funcionamento das escolas municipais ao tempo em que vai se aplicar na ampliação de creches.
O candidato afirmou que pretende, se eleito, dar continuidade aos projetos do Prefeito Chico Galindo, como o programa de recapeamento de ruas e bairros, o "Poeira Zero", concluir o trecho faltante do rodoanel e priorizar a construção de avenida que liga o sul da Capita l- região do Coxipó - a Várzea Grande.
Saneamento e concessão da Sanecap
Na avaliação de Brito, é preciso investir no saneamento básico que deve se enquadrar numa visão mais ampla para ser entendido como medida de cuidados com a saúde.
Sobre a concessão da Sanecap Brito pretende manter o processo, já que desfazer o acordo entre a concessionária e a Prefeitura pode trazer mais prejuízos à sociedade. “Está feito. Falar em rever a esta altura, gera instabilidade e é necessário um tempo para que as metas previstas sejam atingidas sob pena de inviabilizar a empresa, investimentos e aprimorar a qualidade dos serviços", finalizou.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com