Ao invés de uma Secretaria, Cuiabá pode ter quatro Secretarias por região, de cada segmento, para organizar os trabalhos, na saúde, educação, infrainstrura, esporte e lazer entre outras.
Fernanda Leite / Cuiabá-MT
Uma proposta diferenciada pode ser colocada em prática, caso o candidato a prefeito por Cuiabá, Carlos Brito (PSD) seja eleito: a descentralização administrativa que vai possibilitar a transformação de Cuiabá em um grande “condomínio”.
A idéia é dividir pelas quatro regiões da Capital, pólos de gerenciamento em que cada regional terá a obrigação de manter a todas as instruções de serviço naquele local. Segundo Brito, serão descentralizadas as gerências de saúde, cultura, infraestrutura, maquinários e outros.
“Como o gerenciamento será localizado a sociedade terá facilidades para exercitar uma importante tarefa: o controle externo sobre a gestão pública, incluindo aí, a fiscalização do trabalho do prefeito”, explica Brito.
Na saúde
A proposta de Brito - mesmo repisando um discurso velho que vem se arrastando por diversos gestores - é modernizar o Pronto Socorro de Cuiabá, além da implementação das UPAS, unidades que vão descentralizar a urgência e emergência. Cabe a observação de que, neste caso, a proposta já vem sendo colocada em pratica pelo atual prefeito Chico Galindo (PTB). “Quero o fortalecimento do Programa da Saúde da Família – PSF, e medidas de gestão na área laboratorial para desafogar o P.S de Cuiabá”, propõe o candidato.
Além disso, Brito pretende, informatizar os dados do Sistema Único de Saúde - SUS, para que Cuiabá possa ter gerenciamento quando atende pacientes de outras regiões com o intuito de fazer com que o Estado arque com as despesas desses doentes.
“O município pode cumprir com suas obrigações. È preciso realizar um balanço de atendimento e saber se o município está fazendo o papel do Estado já que não há, ainda, como saber quantos pacientes de fora são atendidos. Sabe-se apenas que o Pronto Socorro não suporta a demanda, pois contrata um número x de serviço, mas logo superado pela procura por pacientes de outras regiões”, explica.
Educação
Para a área da educação, as propostas do candidato centram-se na qualificação continuada dos professores mediante convênio com a Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.
Brito também vai modernizar, através da informatização, o funcionamento das escolas municipais ao tempo em que vai se aplicar na ampliação de creches.
O candidato afirmou que pretende, se eleito, dar continuidade aos projetos do Prefeito Chico Galindo, como o programa de recapeamento de ruas e bairros, o "Poeira Zero", concluir o trecho faltante do rodoanel e priorizar a construção de avenida que liga o sul da Capita l- região do Coxipó - a Várzea Grande.
Saneamento e concessão da Sanecap
Na avaliação de Brito, é preciso investir no saneamento básico que deve se enquadrar numa visão mais ampla para ser entendido como medida de cuidados com a saúde.
Sobre a concessão da Sanecap Brito pretende manter o processo, já que desfazer o acordo entre a concessionária e a Prefeitura pode trazer mais prejuízos à sociedade. “Está feito. Falar em rever a esta altura, gera instabilidade e é necessário um tempo para que as metas previstas sejam atingidas sob pena de inviabilizar a empresa, investimentos e aprimorar a qualidade dos serviços", finalizou.






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com