Saiba como evitar que seus filhos sejam vítimas de pedófilos na internet

Saiba como evitar que seus filhos sejam vítimas de pedófilos na internet

Saiba como evitar que seus filhos sejam vítimas de pedófilos na internet

Os pais precisam estar atentos ao conteúdo acessado pelas crianças e pelos adolescentes e criar um ambiente favorável para que os filhos possam relatar qualquer indício de aliciamento

Da Redação do pe360graus.com
Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo
As crianças e os adolescentes costumam passar muito tempo navegando na internet. No entanto, os pais precisam tomar cuidado e controlar essa prática dos filhos. É o que alerta a Polícia Federal para evitar que eles sejam vítimas de pedófilos, aqueles criminosos que tentam se relacionar com menores para fins sexuais.

O chefe de Comunicação Social da Polícia Federal, Giovani Santoro (foto 1), explica em que sites isso acontece com mais freqüência. “Os locais em que esses pedófilos costumam atacar as crianças é em todos os sites de relacionamento: Facebook, MSN, Orkut e também através de e-mails. Eles utilizam todos esses tipos para tentar cooptar as crianças para os seus instintos criminosos”, afirma.

As estratégias mais diversas possíveis são utilizadas pelos pedófilos para se aproximar dos meninos e das meninas. “Primeiro eles querem ganhar a confiança das crianças e fazem perguntas para saber o que elas gostam e oferecem presentes. Então quando a criança passa a ter confiança nesse adulto, o próximo passo é fazer com que marquem um encontro, onde começam a falar de sexo de forma bastante sutil”, conta Giovani Santoro.

Qualquer equipamento pode ser utilizado por eles para aliciar as crianças. “Atualmente, na Polícia Federal, temos dez inquéritos que está apurando envolvimento de adultos com pedofilia. Aparentemente, pode parecer um número baixo, mas não é se levarmos em conta que pode haver outras pessoas envolvidas ou até mesmo uma rede”, afirma o chefe de comunicação da Polícia Federal.

Com relação à punição para casos de pedofilia, a lei está mais severa desde 2008, quando ocorreu uma mudança no Estatuto da Criança e do Adolescente. “Agora, se a pessoa tiver fotos ou filmes envolvendo crianças armazenadas em seus computadores, ela pode ser presa. A pena de reclusão varia de um até oito anos de reclusão”, explica Giovani Santoro.

ORIENTAÇÃO PARA OS PAIS
Os pais têm um papel fundamental para evitar que seus filhos sejam vítimas da pedofilia. “Primeiro, os pais têm que ter uma cumplicidade com os filhos para que, no primeiro sinal de perigo em que ele seja aliciado pelo pedófilo na internet, ele possa contar ao pai o que está acontecendo. Então informação e cumplicidade são importantes. Além disso, o computador tem que estar em um local acessível da casa para que todos que forem passando possam ver o que ele está acessando”, diz o assessor da Polícia Federal.

Quem também concorda que o diálogo é a melhor forma de os pais protegerem os filhos da ação dos pedófilos é o professor do departamento de psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, Luciano Meira (foto 2).

 “A busca do pedófilo é por crianças vulneráveis, que não encontram acolhimento seja na escola ou na família. É preciso ganhar a confiança do filho e construir um ambiente de acolhimento para a criança poder contar e manter o diálogo com os pais. É necessária certa ordem para a construção de uma criança saudável. Esse disciplinamento passa pelo número de horas que se passa na internet todos os dias”, afirma o professor.

O cuidado com as fotos publicadas pelas crianças e pelos adolescentes na internet também é um procedimento essencial. “O adulto tem que bloquear, nessa página de relacionamento, por exemplo, fotos em que a criança aparece no carro em que a placa identifica o endereço ou foto da residência. E nunca colocar endereço da casa ou do colégio”, alerta Giovani Santoro.

Existem na internet alguns programas disponíveis gratuitamente que podem ajudar os pais nesse controle. “São programas que identificam certas palavras que são comumente usadas em sites pornográficos ou dessa natureza”, explica Luciano Meira.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com