![]() | |
A experiência de ter convivido com as necessidades diárias de um município considerado polo do Nortão mato-grossense, na condição de principal responsável direto por sua subsistência, fez o ex-prefeito de Alta Floresta e novo deputado eleito – Romoaldo Júnior (PMDB) – traçar metas ambiciosas para a região.
Segundo ele, o norte de Mato Grosso necessita da presença constante do governo e de políticas públicas tendo como foco principal a busca de um novo modelo de desenvolvimento econômico – com sustentabilidade. “Tenho conversado muito com o governador Silval Barbosa nesse sentido, não só para Alta Floresta, mas abrangendo toda a região norte. Precisamos criar um novo perfil econômico para ela”, disse Romoaldo.
Em avaliação mais detalhada, o parlamentar apontou alguns dos principais eixos que servirão como referência para ele traçar as metas de um trabalho a ser realizado em parceria com o governo: a) desenvolver política específica para a agricultura familiar; b) ação idêntica para beneficiar o pequeno com programas como os de piscicultura e de fruticultura; c) criar uma bacia leiteira forte, com melhor aproveitamento do gado por meio de programas de melhoria genética; e d) fazer com que a região norte produza de forma sustentável.
“Nós sofremos muito com a questão ambiental. A perseguição foi muito grande por parte do Ibama, da Sema, com operações da Polícia Federal e prisões. Isso desmotivou muito a região. Agora, o governo precisa ensinar, qualificar e dar tecnologia, assistência técnica e o crédito para que nossa gente possa produzir”, explicou o peemedebista. Ele alertou que a região já está aberta, consolidada e precisa de apoio. “E esse perfil nós vamos buscar por meio da Assembleia”, garantiu.
Romoaldo Júnior também quer investimentos maciços nas hidrelétricas dos rios Teles Pires e Apiacás – de olho na geração de emprego e renda – e maior divulgação do potencial turístico da região. Atualmente, só Alta Floresta recebe cerca de dois mil turistas por ano e, de acordo com o deputado, esse volume pode ser triplicado em curto prazo. “Acredito que, com o Governo do Estado fazendo algumas ações, vamos conseguir isso. Através do Parlamento, vamos buscar esse modelo de economia para a região norte do estado”.
Os avanços em Alta Floresta
Com o conhecimento e a experiência adquiridos como vereador e deputado em três mandatos, Romoaldo Júnior conseguiu o apoio dos ex-governadores Dante de Oliveira e Blairo Maggi durante os quatro anos em que esteve à frente da Prefeitura de Alta Floresta.
“Nós pegamos a administração do município em um momento muito importante. Ele vivia o fim da atividade garimpeira na região e a crise era grande. Na época, as pessoas estavam desacreditadas e sem esperanças, indo embora. Com o apoio desse dois governos, conseguimos desenvolver ações estratégicas para o resgate daquele pólo importante no extremo nortão”, disse.
Como prefeito, Romoaldo conseguiu avanços estratégicos. Entre eles, o fortalecimento do setor frigorífico local; apoio para o setor madeireiro ser implantado na região; o desenvolvimento de uma política que garantiu ao pequeno produtor rural comercializar seus produtos; e a oferta de cursos profissionalizantes a partir da instalação do Ceprotec (Centro de Educação Profissional e Tecnológica).







0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com