MT marca presença no Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros




Mato Grosso marca presença no XII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. A festa, que se realiza de 20 a 29 de julho, deve reunir cerca de 30 mil pessoas em torno das manifestações tradicionais dos povos quilombolas e indígenas, na Vila de São Jorge, localizada a 37 km da cidade de Alto Paraíso, ao norte do Estado de Goiás.
Identidade, sustentabilidade, economia criativa e patrimônio imaterial são alguns dos temas abordados no evento no Centro-Oeste do País, com repercussão nacional e internacional. O XII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros é realizado pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e patrocinado pela Petrobras e Eletrobras Eletronorte, além de outros parceiros. A programação, com vistas ao fortalecimento das culturas tradicionais e em convergência com as políticas públicas para a área de patrimônio imaterial, acontece em espaços como a Aldeia Multiétnica, o palco, a igreja, a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e a Feira de Oportunidades Sustentáveis.
 
Para a Aldeia Multiétnica está prevista a participação de 200 indígenas, representando os povos Yawalapiti, Kaiapó, Krahô, Xavante, Fulni-ôDesana, Kaxinawa, Kuntanawa,Yawanawá e Guarani. No palco acontecerão apresentações de grupos artísticos da Bahia, Distrito Federal, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, além de uma atração internacional. Os grupos Siriri - Pássaros Tangará, Catireiros do Araguaia, Congo do Livramento, também marcam presença na programação, além de representantes dos Pontos de Cultura de Mato Grosso.
 
O encontro busca ampliar o conceito de cultura, mostrando ser possível, por meio dela, que povos tradicionais tenham uma opção a mais de geração de trabalho e renda. Por isso, a valorização do patrimônio imaterial da região e a criação de políticas públicas que resguardem as manifestações artísticas locais são também discutidas no evento.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com