Festival de Férias aproxima poder público de talentos “escondidos”

O último fim de semana foi mais uma vez cheio de eventos esportivos e culturais em Rondonópolis. O calendário do Festival de Férias 2011 da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer levou bom público ao Cais e a demais localidades onde acontecem as disputas. Provas como a de mountain bike, basquete de rua e capoeira têm aumentado a autoestima e a felicidade de quem é apaixonado por estas modalidades, e se vê em muitas oportunidades ofuscado por atividades mais populares no Brasil. Na sexta-feira um show Gospel no Átrio do Casario abriu as portas para um sábado e domingo de muita dança e medalhas.

Para a secretária responsável pela realização do evento, Susan Meire, o Festival de Férias tem trazido oportunidade de espaço para o esporte de Rondonópolis. Susan ressalta que talentos individuais estão ficando evidentes no festival, muitos deles que a população nem reconhecia. “Rondonópolis tem um campeão estadual de xadrez, respeitado em muitos lugares e as pessoas não sabiam disso antes do festival” conclui. A secretária se refere ao enxadrista Tarciano Bandeira de 27 anos, campeão estadual absoluto e líder mato-grossense de pontuação na federação internacional de xadrez, que participou do torneio na semana passada.

A importância da visibilidade para angariar patrocínios é uma constante de pedidos dos esportistas. Segundo os atletas, com o festival as modalidades estão recebendo a notoriedade que merecem. O basquete de rua, por exemplo, ocorreu neste domingo na praça da Coophalis reunindo amantes e admiradores do estilo de jogo mais despojado dos praticantes. “Temos boas equipes aqui em Rondonópolis. Já disputamos diversos torneios fora da cidade. Eu tenho certeza que com eventos como esse, em um lugar movimentado como essa praça vamos atrair os olhos de empresários e pessoas que possam ajudar o basquetebol” finalizou Tiago Rodrigues de Souza, organizador do basquete de rua.

Outro desconhecido do grande público é o free step, uma dança extremamente difundida pelos jovens na internet. Ao som de música eletrônica e passos rápidos e precisos a etapa estadual da categoria entrou no Festival de Férias 2011. Dez cidades mato-grossenses tiveram representantes no evento que ocorreu no sábado (23) na quadra da escola Otávio Pitaluga – Eemop. A competição teve Dann Dias e Luciano “mini tex”, dois dançarinos de renome nacional, como os jurados que além da premiação escolheram três representantes para o campeonato brasileiro que vai acontecer em outubro, em Minas Gerais ou em Brasília. Edelson Lopes junto com a Central Única das Favelas – Cufa e o movimento expressão jovem Brasil são os incentivadores do Free Step na cidade, especialmente pelo poder social que segundo eles esta dança obtém. “Eu sempre via alguns meninos dançarem, mas sempre perto tinha uma garrafa de bebida e drogas. Junto a algumas entidades importantes estamos incentivando o free step dentro das escolas e não na porta dela e agora ganhamos mais um aliado, com a ajuda as Secretaria de Cultura vamos tirar ainda mais gente da rua e devolver dignidade”, ressaltou Edelson.

O Domingo no Cais foi de movimentação intensa o dia todo. Logo pela manhã uma etapa regional do mountan bike foi montada, com belo percurso às margens do Rio Vermelho em sete categorias de disputa. O ganhador da prova elite no festival é uma figura bastante carimbada das bicicletas no Brasil. Wallison Barbosa da Silva é de Tangará da Serra, e até o mês de junho era o líder do ranking brasileiro sub-23. Para o atleta, a prova realizada pela empresa Ciclo Sport conjunto ao setor de esportes do município é uma semente que dará bons frutos. “O esporte individual no Brasil num tem o mesmo espaço do futebol isso é fato. Mas a falta de eventos impossibilita o surgimento de novos talentos, hoje aqui assistindo pode ter uma criança que venha a ser um campeão” disse Wallison.

Ainda pela parte da manhã do dia 25, um campeonato de capoeira fechou as atividades. A arte marcial característica da cultura brasileira, obtém vários grupos em Rondonópolis. Com o envolvimento de crianças até adultos, a competição ajudou também para colocar a capoeira oficialmente no rol de importantes atividades esportivas da cidade. “Ainda por parte das pessoas não se têm uma definição clara da capoeira. Não somos só uma dança, praticamos arte marcial e necessitamos mesmo de competições e eventos para os nossos atletas”, frisou Edmilson Carias da Silva, que foi coordenador do torneio entre os grupos.

Ao fim da tarde do domingo ocorreu a finalização de mais uma etapa classificatória dos jogos de vôlei e futebol de areia, que terá fase final no próximo fim de semana. Quem estava no Cais pode ainda acompanhar o show do Trio MC3 que ocorreu no estacionamento do parque das águas no início da noite. Na Vila Operária simultaneamente ocorria a etapa do Break Dancing e no Monte Líbano provas de skate e patins. Na associação Atlética Banco do Brasil teve o truco, um dos jogos de cartas mais praticados no Brasil que também foi lembrado pelo Festival.

A secretária Susan Meire avaliou positivamente mais um dia intenso de atividades do festival e confirmou que este evento pode mesmo contribuir para o progresso das atividades esportivas no município. “Muitos dos responsáveis por cada modalidade a gente não tinha tanto entrosamento. Tenho certeza que a partir de agora teremos mais contato e vamos evoluir cada vez mais”, garantiu.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com