Gisa Barros se destaca na Câmara com postura firme, independente e em defesa da população

Vereadora mantém coerência, fiscaliza o Executivo e se posiciona contra o inchaço da máquina pública

João Batista destaca atuação de Daniel Monteiro: “O vereador mais técnico e atuante de Mato Grosso”

vereador Daniel Monteiro, que vem se destacando por uma postura independente, técnica e coerente, especialmente nas discussões sobre políticas públicas e responsabilidade fiscal.

Ativista João Batista exalta Antonio Joaquim como patrimônio da educação em MT: “Referência ética, técnica e humana”

Professor e defensor dos direitos da infância destaca atuação exemplar do conselheiro do TCE-MT, que articula investimento histórico de R$ 120 milhões em creches no estado

De acordo com o secretário Maurício Guimarães, Fifa não prevê sanções às cidades-sedes


Governo admite atraso, mas diz que Copa está garantida

Secretário da Copa, Maurício Guimarães: atrasos nas obras são administráveis
LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O ritmo lento de algumas das obras consideradas essenciais para que Cuiabá possa sediar a Copa do Mundo de 2014, apontado pelo último relatório físico-financeiro elaborado pelo Tribunal de Contas do estado (TCE), aumentou a apreensão da população e os comentários de que Cuiabá poderá perder a chance de sediar o Mundial.
O documento do TCE, que tem como referência a data de 30 de junho deste ano, aponta que as construções e intervenções urbanas previstas para o Mundial na Capital encontram-se em um ritmo aquém do esperado – principalmente no que se refere à construção dos dois Centros Oficias de Treinamento (COT) e do Fifa Fan Park e à obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Tais obras constam na Matriz de Responsabilidades assinada pelo Governo do Estado com a Federação Internacional de Futebol (Fifa).
Também estão previstos no documento a reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon, a construção da Arena Pantanal, o Corredor Mário Andreazza (duplicação da MT-444 e da ponte) e as obras previstas no entorno da arena (Córrego Oito de Abril, Pavimentação e Restauração de ruas do entorno, duplicação da Estrada da Guarita e construção da Trincheira Ciríaco Cândia).
"A Secopa reconhece os atrasos e temos um olhar ainda mais atento sobre essas obras porque temos um compromisso nacional"
Em entrevista ao MidiaNews, o secretário Extraordinário da Copa do Mundo (Secopa), Maurício Guimarães, reconheceu problemas no ritmo de execução das obras. 
“A Secopa reconhece os atrasos e temos um olhar ainda mais atento sobre essas obras porque temos um compromisso nacional. A Matriz de Responsabilidades não serve para avaliar o Estado, mas o Brasil. O Mundo está avaliando a capacidade do Brasil de sediar uma Copa do Mundo por meio da Matriz de Responsabilidades das cidades-sedes”, disse.
Ainda assim, ele reafirmou a entrega de todas as obras dentro do prazo anunciado pelo Governo do Estado e salientou que, com exceção da Arena Pantanal, a Fifa não definiu prazos para entrega das demais obras essenciais.
“Na Matriz de Responsabilidades não está escrito que tudo tem que estar pronto em dezembro. Está escrito que tem que estar tudo pronto para o evento. Lá [no documento] eu tenho data de entrega para todas as obras, mas não tenho uma data de corte, uma data limite. Tanto é que o VLT, na Matriz, está para ser finalizado em maio”, disse.
Segundo Guimarães, o prazo dado pela Federação para o término da Arena Pantanal para dezembro deste ano se trata de uma precaução da entidade, para não correr os mesmos riscos enfrentados quando da realização da Copa das Confederações, não de uma determinação de contrato.
“Por se tratar de uma obra grandiosa, ela quer ter tranquilidade para organizar o evento, fazer e acompanhar os eventos testes, e verificar o funcionamento dos equipamentos de Tecnologia de Informação”, completou.
Questionado se a não entrega de alguma obra prevista na Matriz de Responsabilidades poderia resultar em corte da cidade como sede do Mundial, Guimarães negou.
“Nunca se discutiu isso [corte da cidade] em âmbito Governo do Estado e Fifa. Se existe, eu desconheço. Não há documento assinado sobre isso. Temos um termo de compromisso sem sanção referente a isso [obras não concluídas]”, afirmou.
De acordo com o secretário, o risco de corte para qualquer sede “é permanente”, porque o evento é da Fifa e “ela tem a liberdade de tirar e ajustar o que ela quiser”.
"[...] esse evento é única e exclusivamente gerenciado pela Fifa. Se ela, inclusive, quiser tirar a Copa do Brasil, ela tira"
“Nós estamos cumprindo tudo o que nós nos comprometemos a fazer. Os contratos estão sendo executados, os cronogramas estão sendo cumpridos e a Fifa tem acompanhado tudo constantemente, então nós não vemos qualquer possibilidade [de perder a sede]. Mas esse evento é única e exclusivamente gerenciado pela Fifa. Se ela inclusive quiser tirar a Copa do Brasil, ela tira”, disse.
 Segundo Guimarães, ações para compensar os atrasos nas obras – tanto as de mobilidade e travessia urbana quando as da Matriz de Responsabilidades – já estão sendo tomadas pela Secopa.
“Em primeiro lugar, há um trabalho permanente de acompanhamento na obra, inclusive online, para que as devidas correções e ajustes sejam feitos ainda em canteiro. Além disso, estamos sempre definindo estratégias para identificar em que fases ou que etapas dessa obra podem ser antecipadas no cronograma ou auxiliar na recuperação do tempo que foi perdido com os problemas enfrentados no início da obra”, disse.
Obras da Matriz de Responsabilidades
Arena Pantanal
Atualmente orçada em R$ 537,7 milhões – dos quais R$ 420 milhões referem-se apenas à construção da parte física do Complexo Multiuso (estádio, área de lazer e área verde), sob responsabilidade da Construtora Mendes Júnior –, a Arena Pantanal tinha 80, 26% dos serviços concluídos até junho deste ano.
O contrato com a Mendes Júnior prevê a entrega da obra até 31 de outubro deste ano. Em seguida, terão início as instalações dos serviços de Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC) e dos assentos e mobiliários da arena, fazendo com que a obra esteja pronta para uso apenas em dezembro deste ano – prazo limite dado estabelecido pela Fifa.
Fifa Fan Park
Edson Rodrigues/Secopa
Arena Pantanal: obra estará pronta para uso em dezembro deste ano, diz Secopa
Com edital para elaboração do projeto já lançado, o local servirá como ponto de encontro para os torcedores que não forem ao estádio assistir aos jogos da Copa do Mundo. Além de telões para transmissão dos jogos do Mundial, haverá shows nacionais e internacionais e estandes dos patrocinadores da competição.
Em Cuiabá, o Fifa Fan Park será construído no Parque Senador Jonas Pinheiro, na região do Porto. Como será constituído basicamente de estruturas temporárias a serem montadas às vésperas do evento, a Secopa descarta qualquer possibilidade de atraso na preparação do local.
“A grade de shows já está fechada, toda a estrutura já foi aprovada pela Fifa e os contratos com os patrocinadores já estão sendo assinados. Já vamos iniciar o processo construtivo. Serão 90 dias de obras, é algo rápido”, disse Guimarães.
Atualmente, a Secopa está na fase de contratação da empresa que irá elaborar o projeto do local. Quando o projeto for concluído, um novo edital será lançado para contratação da empresa que irá executar a obra.
“É uma área livre que pode estar pronta a qualquer momento. Mas queremos adiantar. Como se trata de uma estrutura temporária, com a área pronta eu posso dar início às preparações para o Fifa Fan Fest, como a instalação dos banheiros, por exemplo”, afirmou o secretário.
Centros Oficiais de Treinamento (COTs)
COT da Barra do Pari
Orçado em R4 25,5 milhões e sob responsabilidade do Consórcio Barra do Pari, o Centro de Treinamento de Várzea Grande começou a ser construído em janeiro deste ano, mas avançou apenas 11,23% até junho deste ano, segundo o TCE – quando já deveria estar com mais de 68% da obra pronta.
Guimarães reconheceu o ritmo lento da obra – prevista no cronograma inicial para ser entregue em 10 de outubro deste ano – e explicou que imprevistos na fase inicial da obra complicaram a sua evolução dentro do que era esperado.
“Nós tivemos problemas no projeto de implantação. Por exemplo, até hoje eu não consegui colocar energia elétrica lá. Estamos trabalhando com gerador, porque a Rede Cemat não conseguiu levar energia elétrica para o canteiro. Apesar do processo construtivo estar aquém do desejado, ainda está dentro de um cronograma que permite ao governo ter tranquilidade de que ele estará pronto em dezembro deste ano, embora o COT tenha que estar pronto em junho de 2014”, disse.
Segundo o secretário, não há compromisso algum firmado com a Fifa para que os COTs estejam prontos ainda este ano, apenas a arena.
Edson Rodrigues/Secopa
COT Barra do Pari: sem energia elétrica, operários trabalham com auxílio de geradores
“A Fifa entende que sem COT ela faz Copa, sem arena, não. Tanto é que a Fifa nem monitora a construção dos COTs. Então, se eu tiver algum ‘delay’ na entrega, eu estou tranquilo. Apesar da avaliação do TCE demonstrar um atraso, que é verdade, nós temos controle da situação. Temos um plano que diz que a obra será entregue em dezembro e que se houver algum problema no prazo, ainda temos uma ‘gordura’ para queimar. Tanto neste como na UFMT”, disse.
COT da UFMT
Com apenas 4,27% dos trabalhos concluídos, o COT da UFMT também enfrentou problemas quando do início da obra, segundo a Secopa. Orçado em R$ 15,8 milhões, o Centro de Treinamento está sendo construídos pelas empresas Engeglobal e Três Irmãos e tem prazo de entrega previsto para 29 de dezembro deste ano.
“Na UFMT, nós também tivemos problemas no início da obra e no projeto, que não estavam previstos. Como ali fica numa espécie de bacia baixa do Córrego do Barbado, nós tivemos que mudar o projeto para incluir obras de drenagem, que não estavam previstas. Isso porque o projeto foi feito pelo próprio Departamento de Engenharia da UFMT, e não por uma empresa que não conhecia o local”, disse Guimarães.
Com o problema superado, a Secopa afirma que duas das quatro torres de 32 metros previstas no projeto já estão em construção e que a drenagem para colocação do gramado já está sendo feita no local.
“As estacas da arquibancada começam a ser executadas na próxima semana. Essa obra também está sob controle e prevista para dezembro, mas também com essa condição de termos um prazo para administrar um tempo a mais, caso haja necessidade”, disse.
Corredor Mário Andreazza
As obras ligadas ao Corredor Mário Andreazza fazem parte do plano B de locomoção entre o aeroporto, a Arena Pantanal e a rede hoteleira, além de facilitar o acesso ao Centro Oficial de Treinamento (COT) da Barra do Pari.
Uma das obras é a duplicação da Ponte Mário Andreazza, que já foi concluída pela empresa Atrativa Engenharia, e que tem 228 metros de extensão. Hoje, apenas trabalhos de reforço estão sendo executados na estrutura antiga. A obra custou R$ R$ 11,4 milhões.
A outra obra que compõe esse corredor é a duplicação da Rodovia Mário Andreazza (MT-444), que é uma das rotas de integração entre Cuiabá e Várzea Grande e entre a Capital e o interior do Estado, por meio do Trevo do Lagarto, sem ter necessidade de passar pela Cidade Industrial.
Edson Rodrigues/Secopa
Reforma e ampliação do aeroporto devem dobrar capacidade do terminal
Ao todo, a duplicação ocorre do Trevo do Lagarto (encontro das BRs 364, 163 e 070) até a Avenida Miguel Sutil, em um total de 9,4 km. A obra é executada pela empresa Agrimat Engenharia e está orçada em R$ 22 milhões.
Hoje, os trabalhos estão concentrados na pavimentação da via e na execução de serviços complementares, como calçadas e meio-fio.
“Essa obra completa será entregue em novembro”, disse o secretário da Copa.
Reforma e Ampliação do Aeroporto
Sob responsabilidade do Consórcio Marechal Rondon e orçado em R$ 77,2 milhões, a obra de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon deve ser vista dividida em duas fases, segundo Guimarães.
“Tem a fase de ampliação dos terminais de passageiros, que tem entrega prevista em dezembro, e a finalização total da obra, com estacionamentos e a reforma da ala em uso hoje, que será entregue em março. O aeroporto estará 100% concluído em março. Mas 85% da estrutura estará pronta em dezembro”, disse.
Segundo o relatório do TCE, a obra estava com 13% dos serviços concluídos em junho deste ano, quando o esperado era que mais de 43% da obra já estivesse pronta.
Entorno da Arena
Córrego Oito de Abril
A obra de reestruturação e revitalização do Córrego Mané Pinto/Avenida Oito de Abril está sendo executada pela Engeglobal Construções e tem por objetivo facilitar o acesso à Arena Pantanal.
Segundo o TCE, 7,32% da obra já foi executado, quando o esperado era que quase 89% dela estivesse pronta. A previsão inicial é de que a obra fosse concluída em julho passado. Com a demora para o início da obra, o prazo de entrega será aditado pela Secopa.
“Para nós, a obra está dentro do cronograma e sob domínio. Essa obra demorou para ser iniciada. Eu licitei a obra com projeto básico e quando contratei a empresa, ela teria que fazer o projeto executivo e executar a obra. Então eu tinha um prazo de execução desse projeto, que demorou um pouco mais. O prazo será aditado, com prazo máximo para dezembro deste ano”, disse.
Atualmente, segundo Guimarães, os pontilhões já estão quase todos concretados e já estão em execução também as obras drenagem e dos encaixes dos coletores-troncos na estação elevatória.
"Na Matriz de Responsabilidades, não está escrito que tudo tem que estar pronto em dezembro. Está escrito que tem que estar tudo pronto para o evento"
Pavimentação e restauração de diversas ruas do entorno

Antes previstas para o final do ano passado, as obras de pavimentação e restauração de ruas diversas no entorno da Arena Pantanal estão sendo executadas pela empresa Três Irmãos Engenharia e já deveriam ter sido concluída em maio deste ano, de acordo com o novo cronograma.
Dividida em dois lotes – dos quais o primeiro se refere apenas à pavimentação das vias e está com 19,74% dos serviços concluídos – os dois projetos estão em execução. Já o lote 2, de recuperação e melhoria das vias, está com 13,39% dos trabalhos prontos.
Atualmente, 15 das 35 vias previstas para serem recuperadas já foram pavimentadas, segundo a Secopa. Entre os bairros atendidos estão Cidade Alta, Jardim Cuiabá, Goiabeiras, Centro-Sul, Popular, Duque de Caxias, Barra do Pari e Jardim Santa Isabel.
Ao todo, as obras estão orçadas em aproximadamente R$ 13 milhões.
“Por estratégia e decisão nossas, estamos dilatando esses prazos de conclusão das obras. Nós estamos fazendo já o recapeamento, mas as obras de melhoria [lote 2] nós não temos muita pressa em função de que a acessibilidade deve ficar pronta para o evento. Eu vou aditar a entrega dele para mais perto do evento’, disse.
Já o lote 1, que se refere apenas à pavimentação de vias deverá ser entregue ainda este ano, antes do início das chuvas.
“A pavimentação eu preciso terminar agora, antes que as chuvas comecem. Ela está prevista para 19 de setembro, e esse eu vou cobrar o cumprimento do cronograma”, afirmou.
Trincheira Ciríaco Cândia
Conhecida como “trincheirinha”, a obra também teve problemas no contrato anterior e também já teve seu prazo reajustado para julho deste ano – mas ainda não foi entregue pelo Estado, o que deve ocorrer apenas após a entrega do Viaduto do Despraiado, que será inaugurado em 29 de agosto.
Edson Rodrigues/Secopa
Trincheira Ciríaco Cândia: obra depende de marginais da obra do Verdão para ser liberada
Agora sob responsabilidade da Métrica Construções, a obra de 459 segue para a reta final, passando pelo processo de pavimentação. Ao fim dessa etapa, serão iniciados os serviços de sinalização para adequação da pista ao sistema viário.
De acordo com o TCE, apenas 55% da obra está concluída. No entanto, o contrato analisado é apenas o último e desconsidera os serviços realizados pela empresa Ster Engenharia, quando era responsável pela obra.
“Essa obra está pronta e será inaugurada assim que as obras das marginais da Trincheira do Verdão forem finalizadas. Ela integra com a trincheira do Verdão, então assim que essa marginal estiver pronta, ela estará liberada para uso. Hoje ela não tem funcionalidade”, explicou Guimarães.
Estrada da Guarita
Compreendida entre a Avenida Ulisses Pompeu de Campos e a Passagem da Conceição, em Várzea Grande, a duplicação da via permitirá aos motoristas acessar o centro da cidade sem passar pela Avenida da FEB e o COT do Pari.
A obra deveria ter sido concluída em janeiro deste ano pela empresa Agrimat Engenharia, mas ainda se encontra na fase de pavimentação e de execução dos serviços complementares (calçada e meio-fio).
Orçada em R$ 23,8 milhões, a obra teve o prazo de conclusão aditado pelo Estado e tem entrega esperada para novembro deste ano.
Segundo Guimarães, a obra entra agora em uma segunda fase, no trecho onde foram feitas 176 desapropriações e que agora será necessário demolir os imóveis para dar continuidade à obra.
“Toda a parte que era livre na obra, do entroncamento da Mário Andreazza até a Passagem da Conceição, está praticamente pronta. Agora, a parte via até chegar à Ulisses Pompeo de Campos, é a parte que começam as demolições das desapropriações já feitas. Então 60% dela está pronta. As demolições não comprometem o andamento da obra”, disse.
Já as obras de duplicação, reforma e reforço da ponte sobre o Rio Pari, que completa a obra de duplicação da estrada da Guarita, passa por retoques finais no calçamento e meio-fio antes de ser entregue à população.
A obra custou R$ 2,9 milhões e foi executada pela empresa Atrativa Engenharia e tinha prazo de conclusão, já aditado, para fevereiro deste ano.
Edson Rodrigues/Secopa
Estrada da Guarita: obra irá ajudar a desafogar o trânsito durante o Mundial
VLT
Orçado em R$ 1,477 bilhão, a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos na Grande Cuiabá – bem como a construção de 12 obras de arte – está sendo realizada pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda. 
Ao todo, o projeto contempla a construção de 12 obras de arte, sendo três pontes – Porto (Rio Cuiabá) e Avenida Beira Rio (duas pontes sobre o Rio Coxipó) –; quatro trincheiras (Km Zero, Luiz Felipe, Trigo de Loureiro e Cristo Rei – este último projeto está sendo modificado para ser transformado em outra obra de mobilidade – e cinco viadutos (Aeroporto, Beira Rio, Sefaz, MT-040 e UFMT).
O novo modal será implantado em dois corredores estruturais do transporte coletivo e passará pelas avenidas João Ponce de Arruda e FEB (em Várzea Grande), e também pelas avenidas XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.
A obra consta na Matriz de Responsabilidades como a solução para a mobilidade urbana da Capital.
“O BRT estava na Matriz original e pedimos a mudança para o VLT e alteração do valor de R$ 423 milhões para R$ 1,477 bilhão. Além disso, nós incluímos aquelas 12 obras de arte, porque elas não existiam no projeto do BRT”, explicou o secretário.
Segundo o TCE, 35,48% dos trabalhos já foram concluídos. A obra tem entrega prevista para março de 2014.
“Para a Secopa, dentro dos cronogramas atualizados, nós entendemos que o prazo de entrega será cumprido”, disse.
De acordo com Guimarães, apenas uma obra de arte e dois projetos especiais faltam ser iniciadas pelo consórcio: o reforço do Canal da Prainha, a Trincheira da Trigo de Loureiro e o alargamento do Viaduto da Avenida do CPA (para encaixe com a trincheira), bem como construção de uma passagem de pedestres, que hoje não existe na via.
“O Centro de Manutenção e o Centro de Comando e Operação já está na fase de infraestrutura, preparado para receber os trilhos. Os trilhos do Centro de Manutenção já estão no Brasil. Eles são diferentes dos trilhos da via. São quase 10 km que serão instalados no pátio de manobra do trem”, disse.
Edson Rodrigues/Secopa
Trincheira do KM Zero: uma das obras de arte do VLT que estão sendo construídas em Várzea Grande
Segundo o secretário, as obras para construção dos três terminais de Integração (Coxipó, CPA e Porto) já estão em andamento.
“Nós estamos com a obra do terminal de Integração do Coxipó já em execução, estamos terminando a locação para dar início ao terminal do CPA e estamos finalizando com o Atacadão a liberação da obra para iniciar o Terminal de Integração do Porto”, afirmou.
A via permanente do VLT também já foi iniciada no Centro de Manutenção, na Avenida João Ponce de Arruda e na Avenida da FEB, em Várzea Grande.
“Estamos com outra frente de trabalho começando na Avenida do CPA e iremos abrir uma nova frente já na Avenida Fernando Correa na próxima semana para começar a rasgar a avenida e iniciar a implantação da via permanente”, disse.
MidiaNews

Ganhei a eleição, mas a oposição não me deixa trabalhar Walace reclama do denuncismo por parte dos adversários e até da Imprensa local


Wallace se diz alvo de perseguições na Câmara e por parte da Família Campos
DÉBORA SIQUEIRA
DA REDAÇÃO
O prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB), está em seu primeiro mandato e se equilibra para honrar os compromissos da gestão e fazer investimentos em uma cidade que, de industrial, tem apenas o apelido. 

Com dívida que beira meio bilhão de reais e menos de 15% da população pagando impostos, a saúde financeira da máquina administrativa segue na UTI. 

Nesta entrevista ao MidiaNews, o prefeito fala sobre as perseguições políticas sofridas com a oposição radical do vereador e coronel aposentado da PM  Pery Taborelli e parte da imprensa do outro lado do rio Cuiabá, que, segundo ele, tenta extorqui-lo.

Walace também acusa a família Campos de perseguição, principalmente depois que ele venceu, em 2012, a disputa com Lucimar Campos, esposa do senador Jayme Campos, cacique do DEM em Mato Grosso.

Sobre o episódio das 10 munições de calibre 32 encontradas pela Polícia Federal na sua bagagem, quando ele tentava embarcar no Aeroporto Marechal Rondon, o prefeito reafirmou que foi vítima de uma "armação".

Confira a seguir os principais trechos da entrevista de Wallace Guimarães:

MidiaNews – Prefeito, qual a avaliação do senhor nesses sete primeiros meses de sua gestão?

Thiago Bergamasco
"O ambiente das OSS em Várzea Grande está conturbado. Se Hospital Metropolitano fosse meu, eu faria gestão própria
Walace –
 Tivemos muitas dificuldades, porém, tivemos muitas conquistas. Pegamos a cidade com folha atrasada, férias atrasadas, uma cidade com malha viária destruída, com R$ 406 milhões em dívidas, uma cidade inadimplente sob todos os aspectos e trabalhando bastante, montamos um corpo técnico bastante dedicado, eficiente e estamos em busca de resultados mais promissores. Já conquistamos vários recursos, principalmente em nível do PAC 2, R$ 333 milhões para saneamento integrado para água e esgoto, essa conquista vai fazer com que Várzea Grande saia dos 14% de esgoto tratado para 60% a 65% de tratamento de água e universalizar água de qualidade para todo cidadão várzea-grandense.

Claro que conquistar no Ministério das Cidades não significa execução imediata, significa aprovação e projetos junto a Caixa Econômica Federal, a partir daí destravar os projetos para a execução dos projetos. Conquistamos aproximadamente R$ 7,1 milhões que vai promover a transformação de 18% de PSF (Programa Saúde da Família) para 70% a 75% no município de Várzea Grande. Já conquistamos duas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) e entrego agora em outubro e a outra iniciará ano que vem, no Cristo Rei. Pegamos a cidade com 15 mil crianças de 1 aos 3 anos fora dos centros municipais de educação infantil, conseguimos 13 creches e vamos minimizar essa situação, praticamente colocando 8 a 10 mil crianças dentro das creches. 
"O que está tentando prevalecer na cidade é um denuncismo vazio do coronel Taborelli, que é um vereador e hoje se confunde com coronel e trata o cidadão várzea-grandense com desrespeito. Na verdade, ele não trabalha, não faz um projeto, uma indicação e fica só denunciando"


MidiaNews – Que diagnóstico o senhor faz de Várzea Grande? O que acontece nessa cidade, que é a segunda maior do Estado, mas parece que esta estagnada no tempo, perdendo em dinamismo para Rondonópolis e Sinop, por exemplo. Esse abandono é fruto de quê?

Walace –
 Acho que faltou planejamento. Uma cidade que cresceu fruto de um crescimento desordenado, múltiplas invasões desorganizadas e que não teve uma gestão eficiente, competente com as ferramentas de planejamento estratégico que é fundamental para as transformações de uma cidade. Sem planejamento não acontece, acho que é praticamente isso.

MidiaNews – O senhor não acha que também passou pela corrupção e má vontade política?

Walace – 
Acho que não, é fácil falar em corrupção, prefiro dizer que faltou eficiência.

MidiaNews – Várzea Grande ainda é a cidade industrial ou apenas a cidade-dormitório de Cuiabá?

Walace –
 Dormitório de Cuiabá ela não é, mas considerar cidade industrial eu falaria o seguinte que Várzea Grande é uma cidade mais voltada para o comercio, com poucas indústrias, mas Várzea Grande vai ser ainda um polo industrial e comercial de Mato Grosso. 

MidiaNews - Quando?

Walace -
 A partir de agora.

MidiaNews - Como está a situação financeira da Prefeitura?

Walace –
 Há uma dívida muito grande, aproximadamente R$ 406 milhões em dívidas, porém uma receita muito aquém das demandas sociais.

MidiaNews – O senhor pretende combater isso elevando tributos como o IPTU. Se fala em até 1000% em alguns imóveis... Isso é verdade?

Walace –
 É que as pessoas às vezes preferem noticiar algumas inverdades. Pode até aumentar em 1000%, mas não na alíquota 0,5% a 1,5%, o que vai acontecer é que Várzea Grande desenvolveu, os imóveis valorizaram e não fizeram o novo cadastro. 

MidiaNews - Qual foi o último aumento do IPTU?

Walace –
 A cidade tem muito tempo que não é cadastrada novamente, então quando se faz a valoração da planta genérica é que fala que vai aumentar o IPTU. Quando um imóvel que custava R$ 10 o m², hoje ele custa R$ 250 o m² e se paga o IPTU em cima dos dez reais enquanto se deve pagar em cima do valor real do imóvel. Apenas 14% da população da cidade paga IPTU, isso significa que a arrecadação vai muito mal.

MidiaNews – Há críticas de que o senhor faz muita dispensa de licitação do que processo licitatório. Por que isso ocorre?

Walace –
 São denúncias vazias. Na verdade eu não fiz muitos emergenciais. Eu fiz os emergenciais necessários que a prerrogativa da lei me permite, eu entrei numa gestão em 1º de janeiro sem nenhum contrato vigente, sem nenhum contrato para trabalhar. Como eu ia colocar no dia 20 de fevereiro os alunos na escola, sem merenda escolar? Nenhum pregão eletrônico, por mais eficiente que seja, é realizado em menos de 60 dias. Eu fiz os emergenciais na merenda escolar. Agora, pela primeira vez na cidade de Várzea Grande que após os emergenciais fizemos pregão eletrônico. Fizemos o emergencial para a compra do combustível e em 30 dias fizemos o pregão eletrônico. A mesma pessoa que me criticou porque fiz o emergencial, me criticou porque fiz o pregão. São denuncismo apenas. 

MidiaNews – O denuncismo faz parte do modo de fazer política em Várzea Grande?

Walace –
 Faz parte de alguns veículos de Várzea Grande que trabalha no sentido de comprometer o prefeito e tentar a extorsão. Não vou citar nomes por uma questão de ética, mas não trabalho dessa forma. Não trabalho com verba de zelo, não pago por verba de proteção. A prefeitura paga por campanhas institucionais para ajudar a cidade. Não preciso pagar para proteger prefeito, sou transitório ali. Acaba meu mandato e entra outro ali.

"O denuncismo faz parte de alguns veículos de Várzea Grande, que trabalham no sentido de comprometer o prefeito e tentar a extorsão. Não vou citar nomes por uma questão de ética, mas não trabalho dessa forma. Não trabalho com verba de zelo, não pago por verba de proteção. A Prefeitura paga por campanhas institucionais para ajudar a cidade. Não preciso pagar para proteger prefeito, sou transitório ali"
MidiaNews – Quanto tempo o senhor acha que deve ser necessário para recuperar a cidade de Várzea Grande?

Walace –
 Várzea Grande é uma cidade extremamente procurada, está em boom de desenvolvimento. Chegou um shopping de R$ 200 milhões e já se fala em um novo shopping. Vários centros de distribuição estão chegando a cidade e a procura é cada vez maior, condomínios do Minha Casa, Minha Vida ao alto padrão.

MidiaNews – O senhor acha que esses investimentos são reflexos das obras da Copa?

Walace – 
Esta ajudando bastante, com certeza.

MidiaNews – O que o senhor acha do andamento das obras da Copa em Várzea Grande?

Walace –
 Estão bem avançadas, a única duvidazinha é o VLT.

MidiaNews – O senhor falou em cassar o alvará do Consórcio VLT, se a empresa não promovesse a recuperação das ruas utilizadas como desvios das obras. O senhor vai cumprir isso?

Walace –
 Eles estão trabalhando sem alvará há uns 15 dias, eles tinham alvará provisório. Nós não vamos fornecer enquanto não tomar uma providência em relação a cidade. Eles estão irregulares, nós estamos negociando com a Secopa o recapeamento do bairro da Manga e ali no Zero (Zero quilômetro). Nós estamos trabalhando para que venham recursos do Estado para a recuperação das vias. A prefeitura não tem recurso para isso, fizemos 32 km de recapeamento porque não é só bairro da Manga, a cidade inteira estava destruída. 

MidiaNews – O senhor responde a processo na Justiça por suposto "Caixa 2", movido pela sua ex-adversária Lucimar Campos (DEM). O senhor cometeu o crime?

Walace –
 Subjetivamente, eles acham que fiz uma campanha grande, pelo tanto que gastei. Mas todo mundo sabe que eu sou médico, uma pessoa simples, não tenho a fortuna que eles têm. Não podem comparar os meus gastos com os gastos deles. Meu gasto é muito menor do que o gasto deles, talvez, eles poderiam fazer uma auto avaliação da campanha deles com a minha. Minha campanha foi pé no chão, na rua, campanha aguerrida, com partidos aguerridos. Eles trabalharam achando que o nome deles ia perpetuar na história de Várzea Grande, infelizmente, para eles, sai vitorioso e isso eles não conseguem engolir. 

MidiaNews – O senhor acha que os Campos ainda não digeriram essa derrotada?

Walace –
 Com certeza não. Quando eu perdi a campanha para o Murilo por uma diferença de 500 votos, falei: Deixa o homem trabalhar. Agora, eu ganhei por quase 3.500 votos e eles não querem deixar o homem trabalhar. 

MidiaNews – Qual a diferença entre o senhor e a família Campos no que se refere a fazer política?

Walace – 
Eu faço politica com pé no chão, com simplicidade, pedindo votos nas casas das pessoas e procuro tratar todo mundo com respeito e com amor. 

MidiaNews – Em relação às 10 munições encontradas na sua bolsa, o senhor acha que foi um descuido ou algo intencional para prejudicá-lo?

Walace – 
Descuido não foi porque eu não possuo esse calibre, então não posso esquecer o que eu não tenho, para mim foi plantado na minha bolsa. 

MidiaNews – Quem teria interesse em denegrir a imagem do prefeito?

Walace – 
Aí é uma coisa complicada. Eu procuro tratar todo mundo bem, mas a gente não sabe o que se passa na cabeça das pessoas. A violência, às vezes vem, de onde não se espera, mas eu prefiro não ficar fazendo denúncia vazia, mas uma coisa posso dizer isso não foi feito para me proteger, mas para me expor. 

MidiaNews – O senhor disse que tem um revólver de calibre 38 em casa. O senhor sabe atirar? Para que mantém uma arma de casa? 
MidiaNews
"O grande desafio é melhorar a eficiência da arrecadação do município. É um município arrecada muito mal".


Walace – 
Eu moro em casa, tenho registro e como cidadão de bem acho que tenho que ter por uma questão pessoal dentro do meu domicílio. Eu sei que às vezes é até preocupante, mas prefiro não omitir o fato. A arma registrada e não é para usar aleatoriamente. 

MidiaNews – O senhor acha justo que a Câmara abra um processos de quebra de decoro contra o senhor, em razão desse episódio?

Walace –
 Isso não é a Câmara é uma pessoa. A maioria dos vereadores não tem esse pensamento, eles sabem minha maneira de tratar, de trabalhar, o tanto que sou pacífico. Tenho 51 anos de idade, sou médico da cidade com propósito de salvar vidas e não de destruir vidas e essas pessoas que fazem denuncismo são bem diferentes de mim. Procura na minha vida se algum dia tive alguma desavença acalorada com alguém. 

MidiaNews – Várzea Grande ainda é uma cidade de forte coronelismo?

Walace –
 Não acredito que seja não. Aqueles que queiram se intitular coronéis estão fadados ao insucesso. Várzea Grande é uma cidade boa de morar, de um povo ordeiro e pacífico e o que esta tentando se prevalecer na cidade é um denuncismo vazio do coronel Taborelli, que é um vereador e hoje se confunde às vezes como vereador e coronel e trata o cidadão várzea-grandense com desrespeito, porque na verdade não trabalha, não faz um projeto, uma indicação e fica só denunciando. Denunciando o quê? Um prefeito que fez 32 km de asfalto, de recapeamento. Mas construções não se fazem do dia para noite, se faz com tempo. 

MidiaNews – Essa onda de ‘denuncismo’ seriam resquícios da eleição ou uma forma de projeção política?

Walace –
 A Câmara Municipal pelo menos 20 vereadores foram solidários a mim, um ou dois, mas quem esta mesmo nessa proposta de denuncismo vazio é Taborelli que acha que vai prosperar politicamente com isso. É uma forma de tentar se projetar. 

MidiaNews – Em relação a 2014, o senhor defende que o governador Silval Barbosa termine o mandato ou dispute o Senado?

Walace –
 É uma decisão de foro íntimo do governador. Se ele sair ao senado há grandes chances da sua eleição, mas vejo que o Mato Grosso precisa muito dele é um momento de muita responsabilidade, com obras para ser executada como o MT Integrado e as obras da Copa do Mundo. Acho que o Silval fizer será de boa conduta, mas eu acredito que ele fica no mandato. 

MidiaNews – Como militante e prefeito eleito pelo PMDB, o senhor acha que o partido terá candidatura própria para sucessão de Silval ou deve fazer aliança? Se for coligar, com quem o senhor acha viável?

Walace -
 Se for um nome com vontade e visibilidade política, acho que todo partido deve concorrer, agora as coligações são sempre bem-vindas. O PMDB tem um arco de aliança forte e gostaria, claro, que permanecesse.

MidiaNews – A sua esposa Jaqueline será candidata?

Walace –
 Por ora não, mas Várzea Grande precisa de candidato, para federal a Jaqueline seria um nome, mas preciso muito dela na secretaria de saúde, temos uma responsabilidade muito grande com a população. Talvez se ela se ausentar traria dificuldades para mim. É uma pessoa preparada. 

MidiaNews – Como médico, o senhor defende as OSS (Organizações Sociais de Saúde)? 
MidiaNews

Walace –
 Sim, há  OSSexcelentes, mas o modelo está um pouco conturbado em Várzea Grande. Se o Hospital Metropolitano fosse meu, eu faria gestão própria.

Sessão destaca atuação do Centro Integrado de Operações Aéreas


Homenagem proposta pelo deputado Riva ressalta importância da vigilância aérea, resgate e socorro

AL/MT
Os sete anos de criação do Centro Integrado de Operações Aéreas - CIOPAER serão comemorados esta noite (8) em sessão Especial requerida pelo deputado José Riva (PSD). Criado em 19 de julho de 2006, o CIOPAER promove a gestão integrada dos meios e recursos aéreos disponíveis no âmbito do governo estadual e centraliza o controle, a operação e a manutenção das aeronaves públicas (helicópteros e aviões) empenhadas em atividade policial, patrulhamento ambiental, operações de socorro e defesa civil.

Ao justificar a homenagem, o deputado Riva disse que o centro integrado é hoje uma das principais ferramentas para garantir a segurança da comunidade, referência no uso das modernas tecnologias de vigilância aérea, repressão ao crime, resgate de vítimas e socorro emergencial aos necessitados.

“O CIOPAER integra e coordena várias funções desempenhadas pelas polícias e bombeiros, tornando a ação dos operadores de segurança pública mais dinâmica e compatível com as necessidades da coletividade mato-grossense”, afirmou Riva.

Memória - Em Mato Grosso esse importante trabalho ganhou asas no inicio da década de 80, quando foram realizados estudos para adoção do policiamento aerotransportado na Polícia Militar, época em que a Polícia Florestal realizou um trabalho-piloto com emprego de ultraleves na fiscalização ambiental de mananciais e recursos florestais.

Em 1997 o Governo do Estado decide adquirir uma aeronave de asa rotativa com recursos oriundos do Banco de Desenvolvimento Interamericano (BIRD). A aquisição foi concretizada com recursos da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEMA). Meses mais tarde chega a Cuiabá uma aeronave de fabricação Francesa, o Esquilo AS 350 B2, entregue à Polícia Militar de Mato Grosso em 1998.

A chegada da aeronave foi precedida pela capacitação da PMMT para operar o equipamento, a partir da criação de uma unidade especializada capaz de aproveitar todas as potencialidades desse tipo de equipamento. Em 12 de janeiro de 1998, o Comandante Geral da PM, Cel Dival Pinto Martins Correia, cria o Grupamento Aéreo de Radiopatrulhamento - GAR da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, com o objetivo de estruturar previamente a nova organização com tripulantes, pilotos, co-pilotos, mecânicos e outros profissionais especializados.

Em 24 de setembro de 1999, foi extinto o GAR e criado o Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo da PMMT (GRAer) com o propósito básico de “executar o apoio às operações terrestres da Polícia Militar, bem como atuar nas buscas e salvamentos de emergência”.

Já o Centro Integrado de Operações Aéreas - CIOPAER foi criado em 19 de julho de 2006, por meio do Decreto nº 7.896 do Chefe do Poder Executivo Estadual, ao dispor sobre a estrutura da então Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública - SEJUSP.

Entretanto, somente com a edição do Decreto Estadual nº 8304, de 17 de novembro de 2006 o governo regula as atividades do CIOPAER, tendo por premissa a modernização das atividades operacionais desenvolvidas pelos órgãos vinculados a estrutura da pasta da Segurança Pública.

A integração citada no nome do CIOPAER justifica-se pela congregação de esforços, num mesmo local, sob uma mesma direção, das atividades aerotransportadas desempenhadas pela Policia Militar, Policia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.

Atualmente, o Ciopaer conta com três helicópteros e quatro aviões e um efetivo de 73 servidores/militares, entre pilotos, tripulantes, mecânicos e serviço administrativo.

Empreiteiras não garantem conclusão de obras da Copa e se queixam de atrasos de pagamentos


 
Empresários responsáveis pelo conjunto de obras da Copa do Mundo em Cuiabá  admitem preocupação com o cumprimento dos prazos e também com a falta de pagamentos. As queixas têm sido constantes. Por isso,  uma nova fiscalização da Comissão Especial de Acompanhamento da Assembleia Legislativa deverá ser realizada nos próximos dias, a pedido do deputado José Riva (PSD).  A idéia, segundo ele, é identificar as causas de distorções que vem atrasando o andamento dos preparativos para a Copa 2014.
 
Riva alertou o presidente da Comissão e Líder do Governo, deputado J. Barreto (PR), sobre a necessidade de uma nova visita aos canteiros de obras e de uma reunião com o governador Silval Barbosa para analisar a questão. “Há muitas preocupações não em relação ao conjunto das obras, mas em questões pontuais que estão dificultando o andamento normal das obras” – frisou o parlamentar. 
 
Riva disse que a situação envolve todo o conjunto de obras do complexo  de mobilidade urbana, como também da construção da Arena Pantanal, dos centros de treinamento, do VLT e do aeroporto. “São obras importantíssimas, um legado de melhorias para a população que precisa ser assegurado” - afirmou Riva.
 
O parlamentar destacou que o Governo do Estado está procurando fazer sua parte, mas em função da greve do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) "e de outros fatores", houve um prejuízo no andamento dos trabalhos. “Nenhum empresário consegue trabalhar sem a regularidade dos recursos para pagamento dos trabalhadores e outros compromissos” – assinalou, destacando a necessidade de urgência na busca de uma solução. 
 
A Comissão de Acompanhamento das obras da Copa foi criada em 2011 a partir de um projeto de resolução apresentado pelo deputado Hermínio J.Barreto (PR) em co-autoria com os deputados José Riva (PSD) e Sebastião Rezende (PR) e tem caráter permanente até a conclusão dos trabalhos que preparam a Capitalk e Várzea Grande para a Copa de 2014.
 
Segundo o deputado Barreto, que preside a comissão, as metas vem sendo cumpridas através das visitas periódicas, do acompanhamento das licitações e do andamento das obras, além de elaborar relatórios e encaminhar sugestões, estudos e propostas de aperfeiçoamento dos trabalhos. A composição atual tem, além do presidente J. Barreto (PR), o deputado Baiano Filho (PMDB) como vice-presidente, Emanuel Pinheiro (PR), Luiz Marinho (PTB) e Airton Português (PSD) como membros titulares.  
 
Em seu ultimo relatório, o Tribunal de Contas do Estado mensurou que  das 29 obras fiscalizadas, apenas seis foram concluídas. Nas demais, uma apenas está dentro do cronograma. Há nove que apresentam atraso de até 60 dias, sete apresentaram atraso entre 60 e 180 dias, e quatro apresentam atraso superior a 180 dias. De acordo com o relatório da auditoria do TCE, em cinco contratos, as obras estão bastante atrasadas e não têm demonstrado melhoria no ritmo de execução. Entre elas estão a construção da trincheira Jurumirim, do Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari e a implantação dos corredores para o VLT.

De acordo com o Relatório Técnico Extraordinário, até o final de junho desse ano foram executados 42,57% dos contratos em andamento, restando 57,43 a executar. Excluindo a implantação do VLT, o andamento geral das obras fica em 55,19% - contra 51,06% apontado no mês anterior.

CONFUSÃO A VISTA Oposição articula movimentos para pressionar votação de 4 vetos do transporte

Oposição articula movimentos para pressionar votação de 4 vetos do transporte

 Na sessão ordinária desta quinta-feira (08), vários vereadores se posicionaram na tribuna da Câmara Municipal de Cuiabá sobre os vetos do Executivo a quatro projetos para melhorias no transporte público da Capital, aprovados por unanimidade no dia 27 de junho deste ano. Allan Kardec (PT) reafirmou que sua posição é pela derrubada de todos os vetos, porque o prefeito não ouviu a população para tomar sua decisão que foi favorável somente aos empresários do transporte.
 
 
Ele adiantou que está preparado para contrapor, de forma técnica, os argumentos usados pelo prefeito para barrar os projetos de leis aprovados, inclusive, por sua base aliada. “Quero fazer aqui nesta tribuna, uma defesa técnica sobre os vetos para discutirmos aqui nesta Casa de Leis as contrarrazões dos vetos”, disse Allan que espera a participação massiva dos estudantes, das entidades sindicais e sociais para participarem da sessão na próxima terça-feira (13), assim como ocorreu na ocasião da aprovação dos projetos em junho.
 
 
O vereador Allan Kardec integra, como representante da Câmara de Cuiabá, a comissão de auditoria técnica criada para analisar minuciosamente todos os itens da planilha tarifária usada para aumentar o preço da passagem em dezembro de 2012 e também para averiguar a qualidade dos serviços oferecidos. No mês de março, ele denunciou várias irregularidades na planilha, como salários de cobradores que já não existiam mais nos ônibus e também gastos com café da manhã, uniformes e cestas básicas dos funcionários das empresas. Por isso, encaminhou a planilha ao Ministério Público e agora integra a comissão que estuda o assunto.
 
 
Dessa forma, Allan ressalta que tem em mãos dados técnicos para contrapor as alegações do Executivo usadas ao vetar os projetos. Disse que vai se posicionar sobre os argumentos usados para vetar todos os projetos: da volta dos cobradores, do pagamento em dinheiro e também do passe livre irrestrito para os estudantes e extensão dos benefícios aos estudantes de pós-graduação. “Não é nenhuma honra ou mérito do prefeito manter o passe livre estudantil que existe em Cuiabá há vários anos. Não é ele quem paga e sim a população que sequer foi consultada antes de ele vetar os projetos”, pontuou Allan após um vereador ter elogiado o Executivo por não ter cortado o benefício ao assumir a prefeitura em janeiro deste ano.
 
 
Limpeza de córregos
 
Preocupado com a situação de centenas de famílias que moram em áreas próximas a córregos que transbordam todos os anos durante as chuvas e invadem as residências, o vereador Allan Kardec voltou a cobrar que a prefeitura de Cuiabá execute a limpeza prometida, mas não realizada. “Não foi feita limpeza nos córregos da Capital até o momento. Faltam dois meses para começar as chuvas e tudo continua como está. Pelo menos no Córrego do Machado que corta vários bairros Coxipó, como o Coophema e re gião, essa limpeza ainda não foi realizada”.
 
 
Lembrou que após as últimas chuvas que alagaram dezenas de moradias, o então secretário de Serviços Urbanos, Rogério Varanda prometeu executar a limpeza após as chuvas e isso não vem acontecendo. O vereador espera que o atual secretário da pasta, José Roberto Stopa providencie a limpeza dos córregos antes que voltem as chuvas evitando mais transtornos e prejuízos para os moradores dessas áreas.

DOR NO BOLS Vereadores de Cuiabá protestam contra redução de VI e fecharão gabinetes

Vereadores de Cuiabá protestam contra redução de VI e fecharão gabinetes

 Os vereadores de Cuiabá protestaram na sessão desta quinta-feira contra a decisão judicial que determinou a redução da verba indenizatória dos parlamentares. A decisão da desembargadora Maria Erotildes reduziu de R$ 25 mil para apenas R$ 2 mil os valores destinados as atividades parlamentares.
 
 
Um dos mais exaltados foi o vereador Chico 2000 (PR). “Recebi solicitação para realizar três sessões itinerantes em diferentes bairros da nossa capital, mas não tive condições. Nós temos que cumprir nosso papel, que é fiscalizar, exercer a função externamente, não podemos ficar somente nos gabinetes, trabalhando internamente”, afirmou o vereador.
 
 
O parlamentar ainda questionou os membros do Ministério Público por usufruírem da Verba Indenizatória, inclusive para auxílio biblioteca. “Porque eles precisam deste beneficio, se o acervo jurídico encontra-se totalmente gratuito na internet?”, questionou o vereador.
 
 
“O Ministério Público fiscaliza todos os órgãos públicos, mas quem o fiscaliza? Será que eles vão exercer a nossa função? Vão fiscalizar os buracos nas ruas, iluminação pública, realizar indicações para o Poder Executivo?”, indagou Chico 2000.
 
 
Todos os órgãos públicos recebem um valor considerável de VI para realizar a as atividades designadas, Governador, Prefeito, Secretarias.
 
 
Em protesto contra a decisão da desembargadora o vereador Julio Pinheiro (PTB), afirmou que não vai abrir seu gabinete nesta segunda-feira (12). Outros vereadores que protestaram foram Júlio Pinheiro (PTB), Mário Nadaf (PV), Dilemário Alencar (PTB), Wilson Kero Kero (PRP), Renivaldo Nascimento (PDT).
 
 
Já o presidente da Casa, João Emanuel ressaltou que o recurso impetrado pela Câmara para reverter a decisão liminar da juíza, ainda está parado no Tribunal de Justiça. “Os vereadores utilizaram a tribuna para questionar o porque de todos os Poderes possuírem verba indenizatória, como auxílio para alimentação, moradia, biblioteca, e até auxílio terno em alguns casos. Todos tem o direito de se manifestar, e se os vereadores optarem por não abrir seus gabinetes é porque não possuem condições de indenizar os gastos do gabinete, e então, acharam melhor fechar os gabinetes. Mas, a Câmara continua trabalhando e está aberta a todos”, destacou Emanuel.