Da Redação - Victor Cabral
http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Secopa_nao_veio_substituir_Prefeituras_de_Cuiaba_e_VG_afirma_secretario&id=259657
Foto: Victor Cabral / Olhar Direto
O governo do Estado, por meio da Secopa, tem realizado obras para a Copa de 2014 em Cuiabá e Várzea Grande. O secretário adjunto de Infraestrutura da Secopa, Marcelo de Oliveira, ressalta que as benfeitorias ficarão como legado para cidade. “A Secopa não veio para substituir as Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, mas veio para fazer as obras de matriz de responsabilidade para a Copa”, enfatizou o secretário adjunto.
Marcelo de Oliveira destacou que o cronograma das obras está sendo seguido. Como exemplo ele citou a construção da Arena Pantanal, com 45% dos serviços concluídos. Segundo o secretário adjunto de Infraestrutura, todas as empresas vencedoras das licitações têm prazos para entregar as obras.
“Todo dia eu tiro fotos das obras para depois prestar contas. As empresas têm que cumprir o cronograma apresentado na licitação. Todas as obras estão dentro do prazo”, afirmou Marcelo Oliveira.
Além dessas intervenções em andamento na Avenida Miguel Sutil e construção da Arena Pantanal, Mário Andrezza outros serviços estão sendo realizados ou vão estão próximas de iniciar na cidade, como por exemplo, obras de drenagem, colocação de guias e sarjetas, recapeamento, iluminação e implantação de sinalização.
Novas Obras para a Copa de 2014
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) publicou no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (30) o edital de licitação para construção de um viaduto de 153 metros, no entroncamento da Avenida da Feb com a Avenida. Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande.
A obra inclui recuperação da via no entroncamento da Rodovia Mário Andreazza até a entrada do bairro Cristo Rei, totalizando 2,9 quilômetros de extensão. O prazo de conclusão é de 360 dias, a contar da emissão da ordem de serviço.
Para a construção do viaduto da Dom Orlando Chaves está previsto um investimento de cerca de R$ 17 milhões. Esta é a última obra de travessia urbana que aguardava lançamento de edital, de acordo com a assessoria de imprensa da Secopa.
Travessias Urbanas
Ainda de acordo com Marcelo, as obras de travessia incluem os trechos urbanos de três rodovias federais, as BRs 364 – 163 e 070. Elas passam pela as avenidas Miguel Sutil, Fernando Correa da Costa e FEB.
Mais uma obra de trincheira na Avenida Miguel Sutil será realizada, no bairro Verdão, que custará R$ 19 milhões e ficará pronta em um ano. Nos próximos 90 dias o trânsito ficará bloqueado por completo entre a rotatória do bairro Cidade Alta e a rotatória do bairro Verdão, totalizando 560 metros de extensão.
Este será o primeiro trecho da construção da trincheira e após a conclusão desta etapa, a interdição ocorrerá entre as imediações da entrada do bairro Santa Isabel até a rotatória do bairro Verdão.
Parceria com Dnit
O investimento é uma parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) com o governo do Estado de Mato Grosso, um total de R$ 165 milhões. “O governo de Mato Grosso entrou com a contraprartida no valor de R$ 33 milhões, 20% do valor investido pelo governo federal”, detalhou Marcelo de Oliveira.
O governo estadual entrou com a contrapartida em forma de desapropriação, projeto, interferência e gerenciamento de fiscalização, como explicou o secretário adjunto de Infraestrutura da Secretaria da Copa. “A despesa não é pouca. O governador Silval Barbosa conseguiu tirar a contrapartida da Miguel Sutil por conta desses itens”, pontuou Marcelo de Oliveira.
VLT Cuiabá e Várzea Grande
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) é o maior projeto de mobilidade urbana para Copa do Mundo em Cuiabá e Várzea Grande. O vencedor terá que implantar o modal no canteiro central nos itinerários CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, percorrendo 22,2 quilômetros e as obras devem ficar prontas no primeiro trimestre de 2014.
As licitantes com notas inferiores ao primeiro colocado no processo licitatório do VLT não entrarem com pedido de recurso até sexta-feira (01/06), será decretado oficialmente o Consórcio VLT Cuiabá como vencedor da licitação.
Caso algum grupo entre com o recurso o prazo será estendido para mais cinco dias úteis para a apresentação das contrarrazões. O menor valor apresentado para a instalação do modal foi de R$ 1 bilhão, 477 milhões, 617 mil, 277 reais e 15 centavos, proposto pelo VLT Cuiabá.
Obras de escavação para construção de trincheiras em andamento
A trincheira mais cara é a Jurumirim/Dante de Oliveira, trevo de entrada do Jardim Leblon, no valor de R$ 39.345.540,47. A empreiteira responsável é o Consórcio Sobelltar-Secopa. A obra tem 915 metros, mas com melhorias no trecho entre a Rua Bela Vista (Jardim Leblon) e a entrada da Av. Marechal Deodoro, dão um total de 2,4 quilômetros e devem ficar prontas até outubro de 2013.
Com investimento de R$ 23.374.107,80, as obras de Santa Rosa, nas proximidades do mercado Hiper Modelo e mercado Big Lar, estão sendo feitas pela empreiteira Ster Engenharia Ltda. A extensão é de 520 metros, mas com as melhorias no trecho entre o Centro de Eventos do Pantanal e a Rua General Ramiro de Noronha, são 2,48 quilômetros e devem ficar prontas em abril de 2013.
No Verdão, são 460 metros de extensão e adequações no trecho entre a Rua Gal. Ramiro de Noronha e a Rodovia Mário Andreazza, somando 2,32 quilômetros. As obras de R$ 19.968.950,54, também realizadas pela Ster Engenharia Ltda, devem ser entregues em março do ano que vem.
Na Mário Andreazza, no fim da Rodovia Mário Andreazza, entrando na Avenida Miguel Sutil, as trincheiras atingem 379,35 metros. O valor cobrado pela empreiteira Ster Engenharia Ltda foi de R$ 5.238.811,52.







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Foto: Victor Cabral / Olhar Direto

O governo do Estado, por meio da Secopa, tem realizado obras para a Copa de 2014 em Cuiabá e Várzea Grande. O secretário adjunto de Infraestrutura da Secopa, Marcelo de Oliveira, ressalta que as benfeitorias ficarão como legado para cidade. “A Secopa não veio para substituir as Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, mas veio para fazer as obras de matriz de responsabilidade para a Copa”, enfatizou o secretário adjunto.
Marcelo de Oliveira destacou que o cronograma das obras está sendo seguido. Como exemplo ele citou a construção da Arena Pantanal, com 45% dos serviços concluídos. Segundo o secretário adjunto de Infraestrutura, todas as empresas vencedoras das licitações têm prazos para entregar as obras.
“Todo dia eu tiro fotos das obras para depois prestar contas. As empresas têm que cumprir o cronograma apresentado na licitação. Todas as obras estão dentro do prazo”, afirmou Marcelo Oliveira.
Além dessas intervenções em andamento na Avenida Miguel Sutil e construção da Arena Pantanal, Mário Andrezza outros serviços estão sendo realizados ou vão estão próximas de iniciar na cidade, como por exemplo, obras de drenagem, colocação de guias e sarjetas, recapeamento, iluminação e implantação de sinalização.
Novas Obras para a Copa de 2014
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) publicou no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (30) o edital de licitação para construção de um viaduto de 153 metros, no entroncamento da Avenida da Feb com a Avenida. Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande.
A obra inclui recuperação da via no entroncamento da Rodovia Mário Andreazza até a entrada do bairro Cristo Rei, totalizando 2,9 quilômetros de extensão. O prazo de conclusão é de 360 dias, a contar da emissão da ordem de serviço.
Para a construção do viaduto da Dom Orlando Chaves está previsto um investimento de cerca de R$ 17 milhões. Esta é a última obra de travessia urbana que aguardava lançamento de edital, de acordo com a assessoria de imprensa da Secopa.
Travessias Urbanas
Ainda de acordo com Marcelo, as obras de travessia incluem os trechos urbanos de três rodovias federais, as BRs 364 – 163 e 070. Elas passam pela as avenidas Miguel Sutil, Fernando Correa da Costa e FEB.
Mais uma obra de trincheira na Avenida Miguel Sutil será realizada, no bairro Verdão, que custará R$ 19 milhões e ficará pronta em um ano. Nos próximos 90 dias o trânsito ficará bloqueado por completo entre a rotatória do bairro Cidade Alta e a rotatória do bairro Verdão, totalizando 560 metros de extensão.
Este será o primeiro trecho da construção da trincheira e após a conclusão desta etapa, a interdição ocorrerá entre as imediações da entrada do bairro Santa Isabel até a rotatória do bairro Verdão.
Parceria com Dnit
O investimento é uma parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) com o governo do Estado de Mato Grosso, um total de R$ 165 milhões. “O governo de Mato Grosso entrou com a contraprartida no valor de R$ 33 milhões, 20% do valor investido pelo governo federal”, detalhou Marcelo de Oliveira.
O governo estadual entrou com a contrapartida em forma de desapropriação, projeto, interferência e gerenciamento de fiscalização, como explicou o secretário adjunto de Infraestrutura da Secretaria da Copa. “A despesa não é pouca. O governador Silval Barbosa conseguiu tirar a contrapartida da Miguel Sutil por conta desses itens”, pontuou Marcelo de Oliveira.
VLT Cuiabá e Várzea Grande
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) é o maior projeto de mobilidade urbana para Copa do Mundo em Cuiabá e Várzea Grande. O vencedor terá que implantar o modal no canteiro central nos itinerários CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, percorrendo 22,2 quilômetros e as obras devem ficar prontas no primeiro trimestre de 2014.
As licitantes com notas inferiores ao primeiro colocado no processo licitatório do VLT não entrarem com pedido de recurso até sexta-feira (01/06), será decretado oficialmente o Consórcio VLT Cuiabá como vencedor da licitação.
Caso algum grupo entre com o recurso o prazo será estendido para mais cinco dias úteis para a apresentação das contrarrazões. O menor valor apresentado para a instalação do modal foi de R$ 1 bilhão, 477 milhões, 617 mil, 277 reais e 15 centavos, proposto pelo VLT Cuiabá.
Obras de escavação para construção de trincheiras em andamento
A trincheira mais cara é a Jurumirim/Dante de Oliveira, trevo de entrada do Jardim Leblon, no valor de R$ 39.345.540,47. A empreiteira responsável é o Consórcio Sobelltar-Secopa. A obra tem 915 metros, mas com melhorias no trecho entre a Rua Bela Vista (Jardim Leblon) e a entrada da Av. Marechal Deodoro, dão um total de 2,4 quilômetros e devem ficar prontas até outubro de 2013.
Com investimento de R$ 23.374.107,80, as obras de Santa Rosa, nas proximidades do mercado Hiper Modelo e mercado Big Lar, estão sendo feitas pela empreiteira Ster Engenharia Ltda. A extensão é de 520 metros, mas com as melhorias no trecho entre o Centro de Eventos do Pantanal e a Rua General Ramiro de Noronha, são 2,48 quilômetros e devem ficar prontas em abril de 2013.
No Verdão, são 460 metros de extensão e adequações no trecho entre a Rua Gal. Ramiro de Noronha e a Rodovia Mário Andreazza, somando 2,32 quilômetros. As obras de R$ 19.968.950,54, também realizadas pela Ster Engenharia Ltda, devem ser entregues em março do ano que vem.
Na Mário Andreazza, no fim da Rodovia Mário Andreazza, entrando na Avenida Miguel Sutil, as trincheiras atingem 379,35 metros. O valor cobrado pela empreiteira Ster Engenharia Ltda foi de R$ 5.238.811,52.

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